Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Exposição no aeroporto lembra primeiro jantar maçônico em RO


Até este sábado, 30 de dezembro, a Maçonaria vai manter em exposição no aeroporto do Belmont, em Porto Velho, o registro da primeira grande atividade maçônica que aconteceu em Rondônia em 1909, fato noticiado pelo jornal The Porto Velho Times, cuja página 2, onde o fato foi registrado, está exposto transformada num grande baner ao lado de uma estátua de um pedreiro.

O jornal The Porto Velho Times, inteiramente redigido em inglês - língua falada então pelos construtores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vem trazendo a informação sobre o primeiro banquete anual maçônico", realizado no Campo 11 da ferrovia, relacionando também o roteiro das atividades e as personalidades presentes.

O exemplar foi cedido aos autores da idéia pelo pesquisador Lúcio Albuquerque e nele também pode ser observado que a data da edição, 4 de julho, tem registrado o ano de 1609, certamente um erro do gráfico na composição (àquela altura composição manual), porque o ano era 1909.

O material tem chamado muito a atenção de viajantes e de pessoas inteessadas em conhecer a História local. Na quarta-feira estiveram ali os historiadores Francisco Matias e Esron Menezes (este recebedor de homenagem da Maçonaria pelos 50 anos de participação ativa na entidade).
 
Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O país foi herdado de modo tão esculhambado

O país foi herdado de modo tão esculhambado

Uma evangélica assume um Ministério – pronto, o mundo desaba, ninguém considera seu currículo

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

Há algumas colunas anteriores escrevi que o então candidato Jair Bolsonaro tinha problemas muitos, e que não eram apenas os adversários. Citei que um

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

Nos dois artigos anteriores comentei sobre o fato da nossa História estar concentrada em três nomes – Rondon, Aluízio Ferreira e Jorge Teixeira, com

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA

ECONOMIAO PT e aliados anunciaram que não irão à posse do Bolsonaro. Pelo menos vamos economizar por três lados: 1) sem eles o erário vai patrocinar m