Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa


 Robert Francis Prevost, papa Leão XIII - Gente de Opinião
Robert Francis Prevost, papa Leão XIII

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabedoria se manifestou”, resumiu dom Roque Paloshi, arcebispo de Porto Velho sobre a eleição do, agora, papa Leão XIII.

Desde que assumiu a arquidiocese portovelhense em 2015 foi a primeira vez que, na condição de arcebispo, dom Roque acompanhou a eleição de um papa. Em 2013, quando Francisco foi eleito, dom Roque era bispo em Roraima.

A escolha, pelos cardeais, de um norte-americano, surpreendeu até mesmo os vaticanólogos, o que ele resumiu com a frase “a imprensa errou” nas previsões, lembrando que Leão XIV já tem conhecimento bom da Cúria.

“Quando cardeal Robert Prevost dirigia um setor vital para o Vaticano: era presidente do Dicastério que ajuda o Santo Padre no exercício de seu poder supremo, pleno e imediato”.

O discurso do novo papa mostrou, conforme Dom Roque, que a igreja vai caminhar alicerçada em processo longo, e não temo que ele mude a centralidade que vem sendo levada pelo Bispo de Roma”.

Já o fato de ser escolhido – outra vez – um papa com forte trabalho missionário em áreas difíceis no Peru, “mostra a importância que isso pode representar para a Igreja latino-americana”, frisou o arcebispo.

Como padre, inicialmente e depois bispo, Robert Francis Prevost trabalhou na diocese de Piura durante 2 anos e mais 8 anos na arquidioceses de Trujillo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

Em 3 páginas de seu livro “Na beira do barranco” o humaitaense de Uruapiara Raimundo Neves de Almeida (*1) usa o espaço para contar narrativas de cabo

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

BARCELONA VENCE Na abertura do rondoniense de futebol, o Barcelona (PVh) venceu sábado por 2x0 o União Cacoalense e somou três pontos no Aglair Tonell

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

Até recentemente, e com certeza persistindo em comunidades mais distantes dos centros urbanos, costumes praticamente ancestrais  de nossos caboclos co

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026,  a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)