Quinta-feira, 8 de maio de 2025 - 15h21

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabedoria se manifestou”, resumiu dom Roque Paloshi, arcebispo de Porto Velho sobre a eleição do, agora, papa Leão XIII.
Desde que assumiu a arquidiocese portovelhense em 2015 foi a primeira vez que, na condição de arcebispo, dom Roque acompanhou a eleição de um papa. Em 2013, quando Francisco foi eleito, dom Roque era bispo em Roraima.
A escolha, pelos cardeais, de um norte-americano, surpreendeu até mesmo os vaticanólogos, o que ele resumiu com a frase “a imprensa errou” nas previsões, lembrando que Leão XIV já tem conhecimento bom da Cúria.
“Quando cardeal Robert Prevost dirigia um setor vital para o Vaticano: era presidente do Dicastério que ajuda o Santo Padre no exercício de seu poder supremo, pleno e imediato”.
O discurso do novo papa mostrou, conforme Dom Roque, que a igreja vai caminhar alicerçada em processo longo, e não temo que ele mude a centralidade que vem sendo levada pelo Bispo de Roma”.
Já o fato de ser escolhido – outra vez – um papa com forte trabalho missionário em áreas difíceis no Peru, “mostra a importância que isso pode representar para a Igreja latino-americana”, frisou o arcebispo.
Como padre, inicialmente e depois bispo, Robert Francis Prevost trabalhou na diocese de Piura durante 2 anos e mais 8 anos na arquidioceses de Trujillo.
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa
EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador
A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)