Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DOIS LEIGOS NO PORTAL DO JUBILEU (I)


DOIS LEIGOS NO PORTAL DO JUBILEU (I)  - Gente de Opinião

Dentre padres e bispos cujas efígies estão nos dois lados da Porta Santa, inaugurado dia 5 passado, na principal porta de acesso à catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, estão dois leigos, já falecidos.

Do lado esquerdo está o Beleza, que poucos fiéis antigos da catedral s]ao capazes de lembrar o nome de batismo. Do lado direito, a ex-catequista dona Jovelina Barros de Araújo, organizadora do museu da catedral.

Dona Joelina - Gente de Opinião
Dona Joelina

DONA JOELINA

Do lado direito do portal, está dona Joelina Barros de Araújo, amazonense, nascida em 1934, mas chegando a Porto Velho em 1951. O primeiro lugar que seu irmão levou para conhecer foi a catedral.

Em entrevista ao jornalista Zé Catraca (*), dona Joelina lembrou: “O padre Ângelo Cerri estava fazendo a pintura da cúpula, as “Oito Bem Aventuranças”. Depois de vários anos trabalhando como catequista, ele foi contratada como funcionária da Diocese.

Quando o padre João Carlos criou o Museu da Catedral, dona Joelina ficou como responsável pelo local, sendo comum receber visitantes e historiadores em busca de informações sobre o principal templo católico da cidade, e seus personagens.

Em 2023, quando faleceu, a Arquidiocese deu uma nota pública sobre o fato e postou: “Gratidão imensa a esta mulher simples e sábia, atenta as necessidades da Igreja. Nós que a conhecemos muito de perto, sabemos do grande amor devotado a Virgem Maria Auxiliadora e a São Francisco de Assis. Hoje, fazemos esta memória agradecida da vida missão de dona Joelina Barros, como o apóstolo Paulo, ‘combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé’, faz a sua Páscoa e recebe o abraço da Trindade Santa”.

(*) (https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/joelina-barros-de-araujo-a-filha-de-maria)

AMANHÃ: DOIS LEIGOS NO PORTAL DO JUBILEU (II)

BELEZA, O SINEIRO

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 23 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 23 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – Lançada campanha popular para adquirir um quadro do superintendente Joaquim Augusto Tanajura, obra do artista plástico Porciúncula de M

O DIA NA HISTÓRIA 22 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O professor e músico Raul Andrade abre inscrições para um curso de música, em PVh, cujos alunos, depois, irão compor a “corporação musi

O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 21 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA21 – 1920 – O Ypiranga Sport Club realiza concorrência para adquirir material de construção para erigir o muro do “Stadium Paulo Saldanha”.

O DIA NA HISTÓRIA 20 de junho de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 20 de junho de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) abre representação em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldei

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)