Segunda-feira, 28 de julho de 2025 - 07h45

RONDÔNIA
1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista, dirigida pela professora Tevelinda Guapindaia.
1915 – O prefeito Guapindaia Brejense inaugura a capela do cemitério dos Inocentes.
1946 – Agenda do governador Joaquim Rondon em Guajará-Mirim: Reorganização do hospital, compra de um monomotor para o aeroclube de Porto Velho, instalar um restaurante popular. Na volta ele visita Fortaleza do Abunã.
1951 – Pela 1ª vez uma equipe da guarnição do EB sediada no Território vai participar da Olimpíada Regional Militar, em Manaus mês que vem.
1967 – O melhor conjunto musical da Amazônia, “Os Bárbaros” (AC), faz duas apresentações em Porto Velho.
1981 – O governo do Território inicia um programa de melhoria no atendimento ao público pelo servidor público. O lema é “Ele paga nosso salário e deve ter melhor atendimento”.
1988 – Enquanto cresce o nome de Chiquilito Erse (PFL) para disputar a prefeitura da capital, o PMDB tem uma briga interna. Em Ji-Paraná o nome mais forte é do ex-deputado José Bianco.
HOJE É
Dia do Agricultor. Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Dia Mundial da Conservação da Natureza.
Católicos celebram São Vitor I, São Nazário e São Celso – mártires,
BRASIL
1938 – Morre Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (n. 1898), morre em tiroteio em Angicos (SE). 1823 — Guerra de Independência do Brasil: Portugueses se rendem no Maranhão. 1919 – Epitácio Pessoa (1865/1942) assume a Presidência da República.
MUNDO
1750 – Morre Johann Sebastian Bach (n. 1685), compositor, obras: Missa em Si menor, Paixão segundo São Mateus etc.
FOTO DO DIA
PAIXÃO PELA AMAZÔNIA
Em outubro de 1980 o padre francês Geraldo Verdier tomou posse como bispo da diocese de Guajará-Mirim. “Sou um bispo sem padres”, foi como se apresentou na reunião da CNBB. Eram só 4 para toda a fronteira com a Bolívia.
É comum na Amazônia, quando se quer conhecer uma região recorrer-se a obras com assinatura de religiosos. Na diocese de Porto Velho, a sugestão é “Os Desbravadores”, assinado pelo padre Vitor Hugo.
Na região da diocese de Guajará-Mirim, cuja igreja-matriz é dedicada à Nossa Senhora do Seringueiro, é o livro “Paixão pela Amazônia – Diocese de Guajará-Mirim: uma igreja missionária”, assinado pelo bispo D. Geraldo Verdier.
A diocese, cuja sede é em Guajará, abrange os rios Guaporé e Mamoré, e tributários, desde Nova Mamoré até Cabixi. Não há barco ou linha aérea, regular entre as duas cidades. Por estrada são mais de 700 KM, e quase um dia de estrada.
Dom Geraldo João Paulo Roger Verdier (1937/2017), religioso francês, sucedeu D. Francisco Xavier Rey como bispo daquela região.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo
Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA
Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS
Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026
Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)