Sexta-feira, 18 de julho de 2025 - 07h36
RONDÔNIA
1943 – Falta “carne verde” em Porto Velho e alguns moradores abate seus porcos, mas a quantidade é insuficiente, devido a demanda.
1946 – CR$ 785mil e 600, a primeira parte dos recursos para construção em Porto Velho da casa do governador, um hotel e administração da Madeira-Mamoré, foram liberados pelo governo federal.
1950 – No Conselho Federal de Educação, muitos elogios ao governo do Território quando o professor Enos Eduardo Lins apresenta o projeto de criação do curso Normal Regional, mais tarde “Carmela Dutra”.
1956 – Confirmado convênio da Fundação Sesp com Rondônia, no valor de CR$ 1 milhão, para instalar o sistema de distribuição de água na cidade. (AM)
1982 – Após aceita sua renúncia, pelo papa João Paulo II, o bispo da diocese de Porto Velho, D. João Batista Costa, segue para Ariquemes, onde vai continuar como um “simples padre”.
1984 – Para D. José Martins da Silva, arcebispo de Porto Velho, o governo do Estado faz “propaganda enganosa”, ao anunciar que há terras disponíveis e o colono, ao chegar, não encontra apoio.
1990 – O desembargador Lourival Marques, presidente do TRE, mandou recolher tudo que relacione o candidato a governador Olavo Pires com o tráfico, divulgado por seus adversários.
HOJE É
Dia Internacional de Nelson Mandela. Dia Nacional do Trovador. Dia Mundial da Escuta.
Católicos celebram São Francisco Solano,
BRASIL
1841 — D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil. 1980 — Fim da TV Tupi, a 1ª emissora latino-americana de TV. 1909 – Inter 10x0 Grêmio, no 1º clássico Grenal da história.
MUNDO
1870 — O Concílio Vaticano I decreta o dogma da infalibilidade papal.
1976 – A romena Nádia Comaneci recebe a 1ª nota 10 da história da ginástica olímpica.
FOTO DO DIA
MATIAS, O PROFESSOR
Domingo fui procurado por uma estudante em busca de informação sobre a obra do professor e historiador Francisco Matias, falecido em 2021 aos 69 anos. Dei-lhe uma lista de livros dele, mas destaquei o “Pioneiros”, o mais conhecido.
Mas há um outro, de grande importância para a historiografia rondoniense, o “Tratado de Petrópolis”, que, a julgar pela explicação do jornalista Carlinhos Araújo, o livro está em fase de revisão para impressão.
Tratado de Petrópolis foi o acordo pelo qual a Bolívia cedeu ao Brasil terras daquele país, que originaram o Acre e, em contrapartida, o Brasil construiu a ferrovia Madeira-Mamoré dando origem a Rondônia.
Graduado em História, o Matias tinha como qualquer um de nós, seus pecados, um deles o desapego às coisas materiais, o que incluía também sua desatenção com a própria saúde o que é quase uma regra dentre nós que fazemos da arte de escrever um modo de vida.
Um costume era, todas as manhãs, Matias entrava num grupo onde encarava vários professores ao mesmo tempo. Sobre eles, dizia o mestre: “Esses caras não têm ideias. Só repetem o que seus mentores mandam”
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JULHO
RONDÔNIA1919 – Protestos em Vila Murtinho, contra o fechamento da estação de telégrafo, e as queixas maiores s]ao de comerciantes bolivianos que usa
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JULHO
RONDÔNIA1942 – Um mês antes do Brasil declarar guerra ao “eixo”, todos os reservistas das classes de 1939 a 1941, residentes em Guajará-Mirim e Porto
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JULHO
RONDÔNIA1924 – Nasce no município de Santo Antônio (MT), desde 1945 um bairro de Porto Velh,) o futuro deputado federal Áureo Bringel de Mello, autor
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JULHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325
RONDÔNIA1944 – Comandada pelo capitão Ênio Pinheiro, chega a PVh a 2ª Cia. Rodoviária Independente, para abrir uma rodovia até Vilhena.1954 – Só homen