Quarta-feira, 19 de março de 2025 - 07h37
RONDÔNIA
1922 – A Assembleia Legislativa (AM) invalida a eleição do intendente (vereador) Esron Menezes como presidente da Intendência de Porto Velho, mantendo no cargo o titular Aristides Coelho.
1954 – A importação de borracha estrangeira pelo Brasil, e a suspensão de incentivos à produção na Amazônia, são duros golpes aos seringais da região.
1976 – O 5º BEC confirmou o início do asfaltamento da BR-364 do trecho Porto Velho/Candeias (20 KM) ainda este ano
1987 – A homenagem aos que contribuíram com o Estado, apadrinhando prédios do governo, foi cobrada pelo jornalista João Tavares em sua coluna “Cantinho de Bate Papo”.
1991 – O Banco do Estado, Beron, retorna à linha de incentivo ao produtor agrícola, anunciou, em sua posse, o presidente do Beron Paulo Saldanha
HOJE É
Dia do Carpinteiro e do Marceneiro. Dia do Artesão.
Católicos celebram São José,
BRASIL
1534 – Nasce o jesuíta José de Anchieta (+ 1597), missionário fundador da cidade de São Paulo, desde 2014 santo católico. 1870 – Em Milão (ITA), a estreia mundial da ópera O Guarani, do brasileiro Carlos Gomes. 1964 - Mais de 500 mil pessoas participam da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, contra o presidente João Goulart e o comunismo.
MUNDO
1870 – Pelo documento “Quemadmodum Deus” o papa Pio IX proclama São José padroeiro da Igreja universal. 1895 – Os irmãos Auguste e Louis Lumière gravam seu 1º filme com o cinematógrafo que inventaram
FATO DO DIA
OS MORTOS DA EFMM
Várias lendas, algumas com a finalidade de atender interesses não explicados, cercam a história da Madeira-Mamoré, como um mantra: “cada dormente é um homem morto em sua construção”. Foi o que chamou minha atenção na conversa de neto meu com um colega e fora dita por um professor.
Não precisei ir longe. Eu sabia que era um número absurdo. Afinal a estrada toda está em volta de 330 KM, e a distância de um dormente para o outro é em torno de 90 centímetros, a frase parecia mais que absurda. O professor doutor Dante Fonseca historiador, sugeriu:
“Dá uma olhada no “A Ferrovia do Diabo”. O autor, jornalista Manoel Rodrigues Ferreira, compara o número de trabalhadores importados” – ele cita perto de 22 mil, e terem sido de 1.552 os óbitos cotando como fonte relatórios da EFMM. Ele cita que o número de óbitos possa ter chegado a 4 vezes mais.
Isso se considerados os que morreram em trânsito desde seus países de origem, muito distante da lenda. (F. Barracões da EFMM à margem do Rio Madeira)
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