Segunda-feira, 17 de março de 2025 - 07h45

RONDÔNIA
1914 – O decreto 1.063, do Estado do Amazonas, define os limites do Termo Judiciário de Porto Velho.
1921 – Chega a Porto Velho o tenente Tristão Cavalcante Neto, da Força Pública/AM, novo comandante do contingente militar.
1951 – Com grande apoio financeiro dos seringalistas, a Associação Comercial de Guajará-Mirim terá uma sede moderna.
1976 – O DNER proíbe o tráfego de veículos acima de 4 toneladas na rodovia BR-319, para poder preservar o asfalto.
1987 – Funcionários estaduais anunciam greve geral dois dias depois da posse do governador Jerônimo Santana, o primeiro eleito de Rondônia.
1990 – As Polícias Militar e Civil farão uma grande operação de combate ao crime na linha C-75 (garimpo Bom Futuro), em Ariquemes.
HOJE É
Dia Mundial do Sono. Dia Internacional da Marinha. Dia Internacional do Marítimo.
Católicos celebram São Patrício, São João Sarkander, Santa Gertrudes de Nivellis,
BRASIL
1885 – Fundada a cidade de Aracaju, capital de Sergipe. 1945 — Nasce Elis Regina (+ 1982) a “Pimentinha”, maior sucesso “O bêbado e a equilibrista”. 2014- A Polícia Federal deflagra operação “Petrolão” na Petrobras.
MUNDO
1999 — O Comitê Olímpico Internacional, exclui seis de seus membros, acusados de corrupção. 624 — Liderados por Maomé, os muçulmanos de Medina derrotam os coraixitas de Meca.
TRAIÇÃO NA POLÍTICA (VII)
Voltando a 1982. O PMDB também tinha problemas. Desde 1976 a liderança do “cacique” Jerônimo Santana vinha sendo questionada, especialmente por um grupo de vereadores de Porto Velho.
Naquele ano os vereadores Cloter Mota, Paulo Struthos e Abelardo Castro lançaram uma chapa paralela e se reelegeram, enquanto dos candidatos apoiados por Santana só um conseguiu a vaga. Na escolha do novo diretório, Jerônimo perderia.
Dias antes da convenção peemedebista de 1982 um personagem muito conhecido por aqui entrou em ação. Era comum, especialmente nos finais das tardes de sábado com um lote de laudas nas mãos, querendo mandar, pelo telex.
Era Mário Bohemundo Braga, que se se apresentava como “amigo” de Ulysses Guimarães e outros grandes caciques do PMDB, aos quais dizia mandar denúncias contra “a turma do Jerônimo”, através do telex dos Correios.
Mário Braga acusava Jerônimo e tê-lo agredido e causado escoriações durante a convenção do PMDB, mas eram poucos os que davam atenção às denúncias contra o Dr. Bengala.
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)