Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA 16 de março de 2025 – BOM DIA!


DIA NA HISTÓRIA 16 de março de 2025 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Em Guajará-Mirim (MT) policiais mato-grossenses invadem a casa de um comerciante sírio e o fuzilam. 

1983 – O MP confirma: os matadores do advogado Agenor Carvalho irão ao Tribunal do Juri.

1983 - O deputado federal Isaac Newton cobrou ao DNPM a instalação de uma delegacia em Porto Velho, citando que além da cassiterita, há outros minerais na região que justificam o órgão.

1984 – Muito elogiado o primeiro treino de tiro real das alunas a sargento do contingente feminino pioneiro da PM-RO.

1991 – A prioridade inicial do governador Osvaldo Piana é pagar 2 meses de salários atrasados, “herança” de seu antecessor.   

HOJE É

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Dia Nacional do Ouvidor. Dia da Liberdade de Informação. 

Católicos celebram São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Santo Hilário e São Taciano, 

BRASIL

1957 — Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais – incluindo a EFMM. 1990 — A ministra Zélia Cardoso de Melo anuncia o confisco das cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros.

MUNDO

1872 — O Wanderers F.C. vence a 1ª Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o 1º foguete propelido a combustível líquido do mundo. 1998 — O papa João Paulo II pede desculpas pelo silêncio de católicos romanos durante o Holocausto

FATO DO DIA

TRAIÇÃO NA POLÍTICA (VI)

Logo depois do “Jantar dos Senadores”, o governador Jorge Teixeira teria proposto que Antônio Morimoto disputasse a Assembleia, e que “ele”, Teixeira, o faria presidente da Constituinte, o que não teria sido aceito.

Morimoto tentou aprovar na convenção do PDS, a formação de uma segunda chapa ao Senado com ele na “cabeça”, mas nem foi considerada. 

Segundo o jornalista Rosinaldo Machado (*), circulou em Porto Velho a informação de que Morimoto iria à convenção com apoiadores dispostos a tumultuar o evento. 

1990: Morimoto em novo embate. Ele presidia um dos partidos que apoiavam o senador Olavo Pires ao governo, e pretendia ganhar a vaga de candidato ao Senado.

Numa convenção conturbada Olavo optou pelo empresário Chagas Neto. Ao fim da reunião outro tumulto: a ata sumiu, sendo encontrada, supostamente, na casa de um amigo de Morimoto.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/nossa-historia-em-fotografia-morimoto-tentou-anular-convencao-do-pds-em-82

Morimoto na convenção do PDS. F. Rosinaldo Machado

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

Em 3 páginas de seu livro “Na beira do barranco” o humaitaense de Uruapiara Raimundo Neves de Almeida (*1) usa o espaço para contar narrativas de cabo

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

BARCELONA VENCE Na abertura do rondoniense de futebol, o Barcelona (PVh) venceu sábado por 2x0 o União Cacoalense e somou três pontos no Aglair Tonell

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

Até recentemente, e com certeza persistindo em comunidades mais distantes dos centros urbanos, costumes praticamente ancestrais  de nossos caboclos co

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026,  a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)