Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA 16 de março de 2025 – BOM DIA!


DIA NA HISTÓRIA 16 de março de 2025 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Em Guajará-Mirim (MT) policiais mato-grossenses invadem a casa de um comerciante sírio e o fuzilam. 

1983 – O MP confirma: os matadores do advogado Agenor Carvalho irão ao Tribunal do Juri.

1983 - O deputado federal Isaac Newton cobrou ao DNPM a instalação de uma delegacia em Porto Velho, citando que além da cassiterita, há outros minerais na região que justificam o órgão.

1984 – Muito elogiado o primeiro treino de tiro real das alunas a sargento do contingente feminino pioneiro da PM-RO.

1991 – A prioridade inicial do governador Osvaldo Piana é pagar 2 meses de salários atrasados, “herança” de seu antecessor.   

HOJE É

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Dia Nacional do Ouvidor. Dia da Liberdade de Informação. 

Católicos celebram São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Santo Hilário e São Taciano, 

BRASIL

1957 — Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais – incluindo a EFMM. 1990 — A ministra Zélia Cardoso de Melo anuncia o confisco das cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros.

MUNDO

1872 — O Wanderers F.C. vence a 1ª Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o 1º foguete propelido a combustível líquido do mundo. 1998 — O papa João Paulo II pede desculpas pelo silêncio de católicos romanos durante o Holocausto

FATO DO DIA

TRAIÇÃO NA POLÍTICA (VI)

Logo depois do “Jantar dos Senadores”, o governador Jorge Teixeira teria proposto que Antônio Morimoto disputasse a Assembleia, e que “ele”, Teixeira, o faria presidente da Constituinte, o que não teria sido aceito.

Morimoto tentou aprovar na convenção do PDS, a formação de uma segunda chapa ao Senado com ele na “cabeça”, mas nem foi considerada. 

Segundo o jornalista Rosinaldo Machado (*), circulou em Porto Velho a informação de que Morimoto iria à convenção com apoiadores dispostos a tumultuar o evento. 

1990: Morimoto em novo embate. Ele presidia um dos partidos que apoiavam o senador Olavo Pires ao governo, e pretendia ganhar a vaga de candidato ao Senado.

Numa convenção conturbada Olavo optou pelo empresário Chagas Neto. Ao fim da reunião outro tumulto: a ata sumiu, sendo encontrada, supostamente, na casa de um amigo de Morimoto.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/nossa-historia-em-fotografia-morimoto-tentou-anular-convencao-do-pds-em-82

Morimoto na convenção do PDS. F. Rosinaldo Machado

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)