Porto Velho (RO) sábado, 11 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA-GOTAS - Homenagem a Rondon



Até alguns anos passados o 5 de maio era uma data muito comemoradas em Rondônia, mas, talvez pela chegada de muitos imigrantes, sem qualquer vínculo com a região, ou porque os sucessivos governos fazem de tudo para que o cidadão rondoniense esqueça suas raízes, o certo é que a data, do nascimento do patrono do estado, Candido Mariano da Silva Rondon, vem sendo relegada ao fundo do baú - e daquele baú que abriga o que não se quer ver mais.

A coluna de hoje vai em homenagem ao trabalho desenvolvido por Rondon, apesar do meu entendimento de que se deve discutir, ainda, não a obra, mas o homem Rondon.A coluna, na realidade, é uma cronologia da vida do maior Explorador do Século XX:

5 de maio de 1865 - Nasce em Mimoso (MT), Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, Patrono das Comunicações e de Rondônia.

1890 – Rondon, aluno da Escola Militar, bacharel em Ciências Físicas e Naturais. Promovido a tenente.

1892 – Casa com D. Francisca Xavier (teve sete filhos). É nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso, designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás.

1900 - Rondon lidera a interligação da fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Depois de 6 anos, e 1.746 Km de linhas construídas, liga Cuiabá, Corumbá, Bela Vista, Porto Mourinho, Forte Coimbra e Cáceres ao restante do País.

1906 - Encontra as ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, maior relíquia histórica de RO.

1907 - Major do Corpo de Engenheiros Militares, Rondon é nomeado pelo presidente Afonso Pena chefe da comissão da Linha Telegráfica Estratégica (Cuiabá/ Santo Antonio do Madeira). É a "Comissão Rondon", de 1907 a 1915, em três expedições.

- 1ª – Setembro/novembro/1907, reconhece 1.781 km de Cuiabá ao rio Juruena.
- 2ª - (1908) A mais numerosa, com 127 membros. Termina no rio denominado 12 de Outubro (data do fim da expedição), tendo reconhecido 1.653 km entre o rio Juruena e a Serra do Norte.

- 3ª - Com 42 homens, (maio a dezembro de 1909) da serra do Norte ao rio Madeira. Chega a 25 de dezembro, atravessando toda a área atual de Rondônia

1908 – Rondon é promovido a tenente-coronel, por méritos.

1914 – Rondon acompanha o ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt numa viagem pelos sertões do oeste brasileiro.

1915 – Inaugurada a estação de S. Antônio do Madeira. Conclui a missão de implantação da Linha Telegráfica, instalando 32 estações nos 1.497 Km da linha principal e nos 763 Km dos ramais de Cáceres a Cuiabá, de Parecis a Barra dos Bugres e de Santo Antônio e Guajará-Mirim.

1915 – O cientista Roquete Pinto, em palestra no Rio de Janeiro, propõe que se cheme Rondônia às terras por onde passou a Missão Rondon.

1919 - Já General de Brigada, Rondon é nomeado Diretor de Engenharia do Exército, cargo que ocupou até 1924.

1930 – Preso no Rio Grande do Sul pelos  revolucionários liderados por Getúlio Vargas, ele pede reforma do Exército.

De julho de 1934 a julho de 1938 – Rondon preside missão diplomática que lhe fora confiada pelo Governo do Brasil, mediando e arbitrando o conflito que se estabelecera entre o Peru e a Colômbia pela posse porto de Letícia. Ao encerrar sua missão, tendo estabelecido um acordo de paz, estava quase cego.

5 de maio de 1955 – No dia em que comemorava 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro concedido pelo Congresso Nacional.

1956 – O velho Marechal torna-se, por Lei aprovada pelo Congresso Nacional, em 17 de fevereiro de 1956, o patrono do Território Federal do Guaporé, que passa a se chamar Território Federal de Rondônia.

1957 - Foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo Explorer's Club, de New York.

1958 – Rondon morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 19 de janeiro de 1958.

1963 – Rondon é constituído, conforme o Decreto nº 51.960, Patrono da Arma de Comunicações.

Fonte: Rondônia, de Roquete Pinto e Site http://www.colegiosaofrancisco.com.br

Lúcio Albuquerque

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 10 de julho – BOM DIA! COMEMORA-SE

O DIA NA HISTÓRIA - 10 de julho – BOM DIA! COMEMORA-SE

Dia da Pizza no Brasil. Dia Mundial da Saúde Ocular. Dia Mundial da Lei. Dia do Católicos lembram Santo Antônio Percierskij, 110 Mártires da China, Sa

O DIA NA HISTÓRIA - 09 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

O DIA NA HISTÓRIA - 09 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

1910 - O sanitarista Osvaldo Cruz chega a Porto Velho acompanhado do médico Belisário Pena. Eles vão fazer o levantamento sanitário da construção da E

Igreja, Semasf, doadores e voluntários. a corrente do bem contra a fome na Sagrada Família

Igreja, Semasf, doadores e voluntários. a corrente do bem contra a fome na Sagrada Família

Localizada no Bairro Embratel, ao lado do Campo do Treze,  há quase 4 meses, todos os dias, a partir das 10 horas, começa a se formar uma fila, faça c

08 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

08 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1982 – O presidente João Figueiredo assina a Lei criando a Universidade Federal de Rondônia. COMEMORA-SE: Dia do Panificador. Dia Nacional da Ciênc