Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - 'Caridade com dinheiro alheio'


 

Leia no "pé" da coluna
o comentário "Caridade com dinheiro alheio"

 

CONBRASCOM

O Brasil vai estar reunido em 2010 em Porto Velho, através das Assessorias de comunicação dos órgãos do Judiciário. Será o Conbrascom, cuja última edição aconteceu em novembro em Florianópolis, dias antes da destruição que vem acontecendo devido às chuvas. Em 2009 o Conbrascom será em São Luiz (MA) e no ano seguinte aqui entre nós.

 

BURACOS

No asfalto recém-feito na BR-364, entre o 5º BEC e a Unir, já começam a surgir buracos. Será que não inventam um asfalto que resista a algumas chuvas?

 

PARADAS

Na banca do Luiz, em que tomo café todo sábado e domingo, no mercado central, ouvi que uma das razões das obras da prefeitura estarem paralisadas, seria falta de pessoal, em razão de muitos trabalhadores terem migrado para empresas envolvidas com a construção das hidrelétricas? Será, ou será apenas uma desculpa?

 

PRÊMIO

CONTA GOTAS - 'Caridade com dinheiro alheio' - Gente de OpiniãoPresidente Marcos Grutzmacher, do Sinjor, confirmando para a próxima sexta-feira, dia 5, a entrega do prêmio Sinjor de Jornalismo. Como das vezes anteriores, o braço-direito da programação é o jornalista Miro.

 

 

CARIDADE COM DINHEIRO ALHEIO

Logo que cheguei aqui, vão mais de 30 anos, ouvi a história da discussão que tiveram a esposa do então governador e um médico muito conceituado – que depois foi para o Ceará. É que a senhora, no afã de fazer caridade no atendimento a uma criança ela pressionou o médico a "furar a fila" de pacientes no hospital São José, hoje policlínica da Polícia Militar.

Irritado, o médico disse que não atenderia. "É muito fácil fazer caridade com o tempo, o trabalho, e o dinheiro dos outros", respondeu ele, para irritação da senhora.

Todas as vezes que vejo essas campanhas, movidas à base da emoção pura – não estou dizendo que ajudar aos outros não seja necessário, é bom que fique bem claro isso – eu lembro daquele fato.

Ainda agora mesmo, no caso de Santa Catarina, aqui em casa já arrumamos algumas coisas para mandar para lá, como, certamente, muitas outras famílias estejam fazendo por aqui.

Agora, vejamos o outro lado da história: A Record anuncia uma campanha, uma empresa telefônica anuncia outra, a Bandeirantes, mais uma, e por aí afora. Agora, vamos falar francamente: Já pensaram se a empresa telefônica, ao invés de mandar mensagem pedindo a contribuição, deduzisse, de cada conta de seus clientes (sem lhes repassar o valor), apenas um real por conta?.

Ou as TVs fizessem o mesmo, tirando, por exemplo, 2% do faturamento mensal e direcionassem para os flagelados (êpa! Flagelado é no Nordeste, mas lá também deve haver flagelados)?.

Ou, ao invés de entrar em campo com uma faixa pedindo doações, o Fluminense (e certamente outros clubes da Chave A do futebol brasileiro) conseguissem que a CBF destinasse 5% do que fatura por mês para as vítimas?

É aquela história: Ajudar aos outros é bom, satisfaz pessoal e espiritualmente, mas todas as vezes que vejo o "Criança Esperança", por exemplo, eu fico pensando: Que tal se a Rede Globo desse aí 2% do faturamento para ajudar quem necessita?

Porque, do contrário, é fazer caridade e aparecer bem na foto, com o dinheiro dos outros.

Inté outro dia, se Deus quiser! (E continuem ajudando quem precisa, inclusive os "catarina". 

Lúcio Albuquerque
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

02 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

02 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio, então no Estado de Mato Grosso, desde 1943 inserido ao Território Federal do Guaporé, em 1945 pass

01 de julho – Seja bem-vindo, Julho, e que nos tragas a chama da Liberdade! RONDÔNIA

01 de julho – Seja bem-vindo, Julho, e que nos tragas a chama da Liberdade! RONDÔNIA

1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited, arrendando por 60 anos a exploração da ferr

Igreja e Semasf, com apoio de voluntários, ajudam a reduzir a fome, todos os dias, na Sagrada Família em Porto Velho

Igreja e Semasf, com apoio de voluntários, ajudam a reduzir a fome, todos os dias, na Sagrada Família em Porto Velho

Uns dizem que nunca pediram nada a ninguém. Alguns admitem ter até vergonha de estarem na fila do almoço. A maioria garante que estavam trabalhando, c

30 de junho – BOM DIA! RONDÔNIA

30 de junho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1931 – A direção estrangeira da Madeira-Mamoré suspende suas atividades e o trem deixa de ter viagens normais no trecho Porto Velho a Guajará-Mirim