Domingo, 30 de novembro de 2008 - 19h43
Leia no "pé" da coluna
o comentário "Caridade com dinheiro alheio"
CONBRASCOM
O Brasil vai estar reunido em 2010 em Porto Velho, através das Assessorias de comunicação dos órgãos do Judiciário. Será o Conbrascom, cuja última edição aconteceu em novembro em Florianópolis, dias antes da destruição que vem acontecendo devido às chuvas. Em 2009 o Conbrascom será em São Luiz (MA) e no ano seguinte aqui entre nós.
BURACOS
No asfalto recém-feito na BR-364, entre o 5º BEC e a Unir, já começam a surgir buracos. Será que não inventam um asfalto que resista a algumas chuvas?
PARADAS
Na banca do Luiz, em que tomo café todo sábado e domingo, no mercado central, ouvi que uma das razões das obras da prefeitura estarem paralisadas, seria falta de pessoal, em razão de muitos trabalhadores terem migrado para empresas envolvidas com a construção das hidrelétricas? Será, ou será apenas uma desculpa?
PRÊMIO
Presidente Marcos Grutzmacher, do Sinjor, confirmando para a próxima sexta-feira, dia 5, a entrega do prêmio Sinjor de Jornalismo. Como das vezes anteriores, o braço-direito da programação é o jornalista Miro.
CARIDADE COM DINHEIRO ALHEIO
Logo que cheguei aqui, vão mais de 30 anos, ouvi a história da discussão que tiveram a esposa do então governador e um médico muito conceituado que depois foi para o Ceará. É que a senhora, no afã de fazer caridade no atendimento a uma criança ela pressionou o médico a "furar a fila" de pacientes no hospital São José, hoje policlínica da Polícia Militar.
Irritado, o médico disse que não atenderia. "É muito fácil fazer caridade com o tempo, o trabalho, e o dinheiro dos outros", respondeu ele, para irritação da senhora.
Todas as vezes que vejo essas campanhas, movidas à base da emoção pura não estou dizendo que ajudar aos outros não seja necessário, é bom que fique bem claro isso eu lembro daquele fato.
Ainda agora mesmo, no caso de Santa Catarina, aqui em casa já arrumamos algumas coisas para mandar para lá, como, certamente, muitas outras famílias estejam fazendo por aqui.
Agora, vejamos o outro lado da história: A Record anuncia uma campanha, uma empresa telefônica anuncia outra, a Bandeirantes, mais uma, e por aí afora. Agora, vamos falar francamente: Já pensaram se a empresa telefônica, ao invés de mandar mensagem pedindo a contribuição, deduzisse, de cada conta de seus clientes (sem lhes repassar o valor), apenas um real por conta?.
Ou as TVs fizessem o mesmo, tirando, por exemplo, 2% do faturamento mensal e direcionassem para os flagelados (êpa! Flagelado é no Nordeste, mas lá também deve haver flagelados)?.
Ou, ao invés de entrar em campo com uma faixa pedindo doações, o Fluminense (e certamente outros clubes da Chave A do futebol brasileiro) conseguissem que a CBF destinasse 5% do que fatura por mês para as vítimas?
É aquela história: Ajudar aos outros é bom, satisfaz pessoal e espiritualmente, mas todas as vezes que vejo o "Criança Esperança", por exemplo, eu fico pensando: Que tal se a Rede Globo desse aí 2% do faturamento para ajudar quem necessita?
Porque, do contrário, é fazer caridade e aparecer bem na foto, com o dinheiro dos outros.
Inté outro dia, se Deus quiser! (E continuem ajudando quem precisa, inclusive os "catarina".
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa
EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)