Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 30/12/13



Lúcio Albuquerque

[email protected]


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Aliás, duas perguntas: Por que o MPF não acaba com a cobrança de pedágio por índios? Para onde vai o dinheiro arrecadado nesses pedágios?

TRÊS FATOS DE 2013

Kelly Silva, de Ariquemes, citando ser leitora dessas mal traçadas linhas, pergunta: “Lúcio, que três fatos você achou mais bacana em 2013?”. Vou tentar responder: 1) Terem encontrado um argentino humilde – Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco; 2) A alegria daquela garota de família islâmica que, mesmo abatida com vários tiros pelo simples fato de insistir em estudar, permanece firme no desejo dela; 3) A expressão das atletas da seleção feminina de handebol, campeãs do mundo, cantando o Hino Nacional

SERÁ?

Sobre a crise com índios em Humaitá: Um cacique Tenharim e um representante da Funai procuraram o comandante do 54º Batalhão para que a integridade física dos índios fosse garantida. “O Exército recebeu os índios como receberia qualquer pessoa”, declarou o oficial, conforme o noticiário. Mas, será mesmo que se fosse outra a situação o 54º BIS daria o abrigo?

FUNAI

Ah! A FUNAI. Sua nota é característica. “....são reprováveis a prática de ameaças, de violência física e moral contra indígenas e contra servidores públicos, e a depredação do patrimônio público”. E quando são os índios que fazem tudo isso, inclusive invadindo e depredando órgãos públicos? Aí fica tudo no mesmo. Já está em tempo de cobrar de indígenas que eles paguem impostos como todos nós, afora quem opte por viver na selva. Índio com caminhonete, bebendo em boteco, de onde tiram dinheiro?

ESPORTE

Conheço pessoas que afirmam que UFC seja um “esporte”. Tenho dito que esporte não pode ser aquilo que ao final deixa praticantes sangrando, e cuja aparente finalidade seja literalmente destroçar o contendor – daí que também eu tenha motivos para achar que boxe também não seja esporte – e dar essa denominação aos espetáculos de barbarismo é outro desfavor que se faz a qualquer boa formação. É cinismo.

CUIDADO!

A manchete num dos sites da capital trouxe uma notícia aplaudível: “PM flagra assalto ao sair do trabalho e, sozinho, prende quatro”. Bom, em países onde o tratamento aos que desrespeitam a lei é diferente, por exemplo nos EUA, o policial certamente receberia uma medalha. Aqui corre o risco dos eternos “defensores dos direitos humanos” querem execrar o policial.
 

DO MEU (e do seu) BOLSO

Maria Rodrigues, de Rolim de Moura, manda nota destacando notícia de que a presidente da República ganha 19 mil e um pouco mais. E dona Maria quer saber se ela paga todas suas despesas. Bom, não sou expert no assunto, até porque não sou de esquadrinhar a vida dos outros, mas tenho certeza que não. Comida, serviçais  (aqui cito os que a atendem em sua residência e não deputados e senadores sempre ávidos a apoiar o que qualquer presidente faça) água, luz, telefone, taxa de lixo, isso aí com certeza não sai dos 19 mil e poucos de salário. Quem paga isso aí somos nós, dona Maria.

HANDEBOL

Reinaldo Soares, morador de Itacoatiara, no Amazonas, mandou perguntar quais dois países não europeus ganharam os mundiais femininos do esporte. É fácil: a Coréia do Sul e, este mês de dezembro, o Brasil.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Ta bom: Prá não dizer que não desejei feliz 2014, FELIZ 2014 PROCEIS E PRÁ NÓIS, UAI!!!

(a mineiração da frase é homenagem ao jornalista Cleuber Pereira, meu amigo de muitos anos e cujo time de coração, o “Atrético” trouxe sua medalinha, de bronze, de Marrocos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia do Gari. Dia Internacional da Luz. Dia Internacional da Convivência em Paz.Católicos lembram Santa Engrácia de Saragoça. Santo Ubaldo B

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia Internacional das Família. Dia do Assistente Social. Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. Dia Internacional do Serviço

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia do Seguro e do Segurador. Católicos lembram Santa Corona. São Miguel Garicots. São Matias (sucedeu a Judas Escariotes)RONDÔNIA1950  - O

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia da Abolição da Escravatura. Dia da Fraternidade Brasileira. Dia Nacional do Chefe de Cozinha. Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de