Porto Velho (RO) domingo, 5 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 29/03/08



HISTÓRIA

Nesta segunda-feira, 31, quem viveu aquele momento vai lembrar que há 45 anos aconteceu a derrubada do presidente João Goulart. O fato gerou um efeito dominó na América Latina. O nome do episódio se transformou num processo de múltipla escolha (se você ainda não optou por um faça seu lance): "revolução", "movimento militar", "quartelada", "golpe" e "redentora", como a chamavam os seus maiores admiradores e epíteto usado quando os redatores do semanário Pasquim queriam referir-se ao fato.

MENTIRA

Na época até circulou uma piada, dizendo que a data oficial doe vento não foi 1º de abril porque é uma data historicamente ligada a mentira.

COSTUME

Nos últimos tempos, desde quando se banalizou as figuras de ministros e de Ministérios, já não me assusta quando um desses, e muitas vezes até o presidente da República, vem a público negar algum fato. Aí acende a luz amarela e eu não tenho a menor dúvida de que se "ele" ou "ela" diz "não", eu devo entender que "sim".

ALIÁS

Será que algum brasileiro (incluído o presidente Lula, que os nomeia) sabe recitar os nomes dos Ministérios e seus respectivos titulares?

DENGUE

Ninguém se surpreenda se a dengue aparecer, e com força mesmo, mais do que já anda por essas bandas. Sem qualquer ação realmente preventiva de parte das nossas autoridades (?!) e com a falta de cuidados da população, não é bom descartar rios de lágrimas.

IMPRENSA

A reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa em Caracas vem sofrendo realização de parte do Governo venezuelano que organizou um encontro paralelo no qual alguns dos participantes mais ativos são jornalistas cubanos (Cuba, é bom lembrar, é um país no qual há apenas uma voz, a do Governo).

ALIÁS 2

Recentemente o Brasil abriu mão de importante vaga num organismo internacional, Comissão de Direitos Humanos. Sabem quem ocupou a dita cuja,? Um nome indicado pelo Governo cubano. Parece piada de humor negro.

LOURO BOSTA

Comerciantes e usuários do Mercado Central estão preocupados com a anunciada reforma e a obrigação de serem alocados num barracão construído em frente ao prédio atual: É que o madeirame do improvisado é daquele tipo "louro bosta". Tem gente querendo convidar o prefeito e seus assessores para tomar café nas novas instalações, inalando aquele odor fétido.

 

CONTA GOTAS  29/03/08 - Gente de OpiniãoTRÂNSITO

Olha-eu-aqui-travéis, como diria o Zé Carlos Sá: Pelo que andei sabendo os policiais do trânsito não podem multar ninguém em Porto Velho por falta de um convênio Prefeitura/PM. E haja infração num trânsito a cada dia mais e mais complicado.

Inté outro dia se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

Em 1969, com dois municípios, houve eleição no Território, para as Câmaras, no caso de Porto Velho, que escolheria, mais de 40 anos depois da última e

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 2019 – Falece em Porto Velho, aos 87 anos, o historiador, jornalista,  professor, e Doutor Honoris-Causa/UNIR Abnael Machado de Lima, fundador e de

04 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

04 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada c

03 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

03 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1962 – Milton Lima toma posse como governador do Território, é o 14º desde quando foi  criado o Território em 1943. COMEMORA-SE: Dia do Ministério