Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 28/11/2010


   

DIFERENÇA

Se você viaja de ônibus de Guajará a Porto Velho, certamente vai ser revistado, apalpado, tudo em busca sabe lá de que. Não sou contra a fiscalização, os policiais são corteses, mas aqui há um não emprego do artigo da Constituição Federal que apregoa: “todos são iguais perante a Lei”. É que não revistam os carros nem caminhões. “Não temos pessoal”, explicou o que parecia o chefe da operação, um cidadão com colete da Polícia federal e bandeira do Acre no ombro. Nada contra o Acre, mas por que a bandeira do Acre e não a do Brasil, haja vista ser ele (pelo menos pelo colete), um servidor de órgão federal e não de estadual.

 

DICA

Segundo o blog do Cláudio Humberto, na última sexta-feira, deu a dica aos bandidos cariocas sobre a operação mista que seria deflagrada teria sido, no mínimo, o próprio governador do Rio de Janeiro: “O governador Sergio Cabral não se conteve e revelou, logo no “Jornal Nacional”, quarta à noite, o que era um “segredo militar”: a entrada da Marinha na guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro. O anúncio de Cabral acabou com o efeito surpresa.”

 

LEMBRANDO

Isso lembra uma discussão que tive com um importante (àquela altura) figurão da Polícia Federal quando ele em coletiva à Imprensa anunciou que na semana seguinte a PF iria iniciar uma grande operação em Rondônia, se não me engano, a “Excentric”. E eu reclamei que se ele anunciava o alvo (pelo menos que eu supunha ser alvo) fugiria. Agora, segundo o Cláudio Humberto, o governador carioca gritou “chô” antes de entrar no galinheiro.

 
INCENTIVO
 
O festival da legislação brasileira para beneficiar segementos da sociedade, ao invés de beneficiar o todo, acaba gerando efeito contrário. É tanta cota que o cidadão comum (que paga a conta), e não beneficiário delas, vai acabar se arrependendo de ter nascido de outra cor. Soube que um juiz, se não me engano no Acre, tomou posição clara contra esse festival de discriminação oficial e tornou pública decisão lembrando que a Constituição estabelece a igualdade sem distinção de raça, sexo, religião.
 

ESPELHO

Um espelho do que está acontecendo com a saúde no Estado por ser visto em Guajará-Mirim, onde a situação é de revolta. Depois de receber muita promessa, o prefeito apoiou e acabou ficando “pendurado no pincel”. O caos também acontece nas unidades estaduais e na maioria dos municípios rondonienses.

 

AMBULANCIOTERAPIA

Apesar dos anúncios, das verbas que seriam de Porto Velho (compensações das usinas) e que oficialmente foram para o hospital de Cacoal, continua, cada vez mais em moda, o tratamento da “ambulancioterapia”: A fila é cada dia maior de veículos com doentes, misturando doentes infecciosos com outros que precisam apenas de tratamento simples, e que chegam de lote. Lembra até aquela frase dos garimpeiros que chegavam “bamburrados”, gastavam tudo e aí anunciavam que iam em busca de mais: “Aonde eu peguei esse tem muito mais”.

 

ESTRAGANDO

Tantos anúncios de investimento na produção e o que tem de manga estragando neste Estado é brincadeira. Para qualquer lado que você vire, depara com as frutas apodrecendo, quando poderiam render vários subprodutos e deixar dinheiro nas mãos de muitas famílias humildes que deixariam de viver da esmola oficial para ter um modo digno de ganhar dinheiro.

 

NADA DE NOVO

Ouvi de vários professores da UNIR que a recondução do atual reitor não vai dar em nada, em termos de melhora de qualidade da nossa universidade. De nenhum ouvi qualquer referência de esperança positiva. Fiquei preocupado, porque esperava outracoisa.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(26 A 30 DE NOVEMBRO)

 

Dia 26 – Em 1975 – Instalada, pelo governador Humberto da Silva Guedes, a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia. Na mesma data é declarada extinta a Guarda Territorial criada em fevereiro de 1944 (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 28 – Em 1907 – Pelo decreto 6.752 a firma norte-americana The Madeira-Mamoré Railway Company é autorizada a operar no Brasil (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 30 – Em 1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira, construído no Século XVIII, passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 30 – Em 1949 – O rádiotécnico Humberto Amorim inaugura o primeiro sistema eletrônico de comunicação, o serviço de alto falante A Voz da Cidade, em Porto Velho (Lúcio Albuquerque, Um século da Imprensa em Rondônia)

Dia 30 – Em 1967 – O coronel de Exército José Campdelli toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 30 – Em 1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim é realizada a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO).

  

 Lúcio Albuquerque

[email protected]   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

ESPORTE NA PAUTA - COPA DO BRASIL

ESPORTE NA PAUTA - COPA DO BRASIL

Disputada em jogos de ida e volt, a 6ª fase da Copa do Brasil começa só em agosto e  as partidas serão: Palmeiras x Fortaleza, Vasco x Fluminense, Int

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)