Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 24/07/11


Nesta segunda feira, dia 25 às 20h30, no Teatro Um do Sesc (Esplanada), com ingresso valendo 2 kg de alimentos não perecíveis, a peça “Cordel do Amor Sem Fim”, da Cia. de Teatro Cores na Rotunda (AP), dará sequência à programação iniciada sexta-feira passada da “Mostra SESC de Artes”.

 

LITERATURA

O livro sobre a vida do Capitão Alípio, figura que se tornou uma referência em Guajará-Mirim e região de fronteira, trabalho biográfico do escritor Hugo Evangelista, teve sua apresentação ao público daquela cidade na última sexta-feira, e na próxima sexta, 22, será em Porto Velho. No mesmo dia, só que a 700 quilômetros de distância, em Vilhena, o escritor e professor Emanoel Gomes da Silva, membro da Academia Vilhenense de Letras, estará mostrando ao público sua nova obra, agora contendo apenas histórias infantis.

 

ALÔ DETRAN

Um veículo plotado com a marca do DETRAN por muito pouco – mais perícia dos motoristas próximos e de um motoqueiro – deixou de provocar violento acidente na Pinheiro Machado,semana passada. O veículo NCJ 9001 com a marca do DETRAN, estava estacionado naquela via, entre a Júlio de Castilho e a Campos Sales. Aí seu condutor arrancou para a esquerda e só não provocando batidas porque os outros se safaram. Êi! DETRAN! Que tal dar bom exemplo?

 

AUMENTA

O número de moradores de rua em Porto Velho. Que tal dar uma geral para saber do currículo de cada um?

 

ANJOS DA MADRUGADA

Será no próximo sábado, dia 30, no pátio da igreja Santa Beatriz, no bairro Costa e Silva, a volta das apresentações do conjunto de música de seresta mais conhecido de Porto Velho, o “Anjos da Madrugada”. Informações pelo telefone 3221 1319.

 

DEPOIMENTO

E alguém esperava que o dirigente do DNITT abrisse mesmo a boca naquele depoimento ao Senado? Vai ver que se ele contar direitinho certamente vai alcançar gente de dentro do Senado e outros pontos cardeais em Brasília, vai daí...

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(22 a 28 de julho)

Dia 22 – em 1961 – O seringueiro Gabriel registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de religião (Montezuma Cruz, em www.gentedeopiniao.com.br ). Historicamente falando, o seringueiro Gabriel saiu dos seringais e registrou a religião no cartório em 22/7/1961 (em Porto Velho).

Dia 24 – Em 1947 – O governador Joaquim Vivente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 24 – Em 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município (Revista Ji-Paraná e suas histórias).

Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 25 – Em 1961 – Criada, pelo Decreto 51.024, a Rebio/Ji-Paraná – Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).

Dia 26 – Em 1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 26 – Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 26 – Em 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera a seguir a revolta e dali foge, indo morar na fazenda do seringalista Américo Casara, no Rio Guaporé (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).

Dia 27 – Em 1979 – O técnico agrícola Francisco Ferreira Moreira é nomeado 1ª administrador do distrito de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

Dia 28 – Em 1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista do município, tendo como professora a senhorita Tevelina Guapindaia (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque [email protected]

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Onze pessoas morreram em Porto Velho vítimas da gripe espanhola, conforme registro do serviço de Saúde.1943 – Instalada, em Porto Velho

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista

O DIA NA HISTÓRIA 15 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 15 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

O DIA NA HISTÓRIA 14 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 14 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne. Já a Superintendência (Prefeitur

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)