Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 24/05/12


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Qualquer fala de Cachoeira seria perigosaMárcio Thomaz Bastos,defensor do bicheiro que permaneceu calado na CPI, conforme o site claudiohumberto.com.br. Por que, e para quem, ex-ministro?

 

SITE

Estou em fase de montagem com o site culturarondoniense.com.br. Visite, já dá para ter uma noção da proposta. Comente e ajude a divulgar a nossa cultura. Caso vc se interesse pela literatura local, acesse que há um link específico.

 

SEU BENU

Pois é, “seu” Benu agora está em plena ativa. Só que contratado só pelo culturarondoniense.com.br. Quem quiser saber do que o semi-centenário pensa sobre a Imprensa, é só acessar o culturarondoniense.com.br.

 

FLUMINENSE

Novamente na fila. Tudo bem, sou tricolor desde garoto e não vai ser só por isso que vou virar casaca. Entendo que alguns tenham opções diversas, mas ser Fluminense é uma questão que combina bom gosto com inteligência acima da média.

 

E A COMIDA?

Presidente Dilma segue o que seu consultor Luiz Inácio fez. As montadoras reclamam que não estão faturando alto? Penaliza o contribuinte e reduz os impostos do setor. Ágoras, com relação ao essencial: comida, medicamentos, roupas, isso não preocupa, porque continuamos com preços lá em cima.

 

ESCRITORES

Membros das Academias de Letras de Rondônia e de Guajará-Mirim, e de entidades representativas de escritores de quatro cidades da Bolívia decidiram, durante o II Encontro Cultural da Fronteira, no sábado, dia 19, iniciar estudos para criar um ente que congregue os intelectuais dos dois lados. O “bater o martelo” vai acontecer dia 20 de agosto, durante o aniversário da Academia Guajaramirense de Letras.

 

III ENCONTRO

E o III Encontro já tem uma sede pré-definida, a cidade de Riberalta, na Bolívia. Também dia 20 de agosto estará definida a sede.

 

AVANÇO

Tai, creio já ter sido um avanço a decisão dos deputados estaduais em cassar um de seus membros. Fui funcionário daquela Casa desde dias antes da posse dos primeiros deputados e acompanhei várias crises. Agora, pelo menos, puniram. Se voltarmos um pouco na história, até quem já esteve na alça de mira votou pela cassação, segundo li.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(24 a 31 de maio)

24 – 1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história)

Dia 24 – Em 1983 – Publicada a primeira previsão orçamentária dos Tribunais (de Justiça e de Contas) e do Ministério Público (Jornal Alto Madeira).

Dia 27 – Em 1983 – Criado a 31 de janeiro de 1983, o Tribunal de Contas do Estado começa a funcionar (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Eia 29 – Em 1998 – O primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)

Dia 31 – Em 1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antonio do Rio Madeira (Revista Ji-Paraná e suas histórias)

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)