Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 13/02


MESMO DISCURSO
Não entendi ou entendi mesmo? Foi essa a minha posição quando assisti entrevista da senhora ministra presidente do STF, do sr. presidente da Câmara Federal e do sr. presidente da OAB nacional, para os quais a votação agora de legislação mais dura contra o crime, por parte de quem está devendo isso à Nação, o Congresso Nacional, pode representar se estar agindo sob emoção. É o discurso de sempre: não agir sob emoção. Bolas, mas quando foi no caso da atriz global aí ninguém se lembrou disso.

 

GABEIRA

Cada dia mais eu me vejo inclinado entender que o deputado carioca Fenando Gabeira é uma voz consciente. Na entrevista desta segunda-feira sobre a questão da votação de medidas mais duras contra o crime ele foi claro e perguntou até quando vai se ficar esperando, já que, como ele disse, a cada semana a Nação é sacudida por mais um crime violento. E mais discursos defendendo não se decidir nada sob emoção. Enquanto isso....

 

PROPOSTA

Segundo o jornalista José Carlos Sá (coluna Banzeiros), "Até agora a melhor proposta sobre a alteração da redução da maioridade penal foi publicada na coluna do Cláudio Humberto: "emancipação de menores infratores, de ofício. Assim como a lei já prevê a emancipação de menores outorgada pelos pais, tutores e juízes, é preciso autorizar o magistrado a determinar, de ofício, a emancipação do menor criminoso, de acordo com a gravidade da infração". É bom lembrar do mineiro Pedro Aleixo, autor daquela frase "Eu não tenho medo da Lei. Mas do guarda da esquina que vai aplicá-la".

 

TRÂNSITO

Será que é verdade? Pelo que ouvi numa rodada de bate-papo, não cabe à Polícia Militar a fiscalização do trânsito. "Eles só estão aí para multar", ouvi. Não dá para entender. Alguém me explica?

 

PIRATARIA

Entro numa loja no centro velho da cidade para comprar um dvd. O atendente diz o preço e para minha surpresa, dentro da própria loja, sem nem baixar a voz, ele sugere que eu posso pagar apenas 10 reais. "Eu copio para o senhor". E quando eu digo que não aceito a pirataria ele parece assustado: "O senhor é o primeiro que não quer".

 

ESCOLA

A Escola do Legislativo continua funcionando normalmente com vários cursos em andamento, três deles iniciados nesta segunda-feira.

 

CARNAVAL

Olha rapaziada: calma na bebida, calma para usar a camisinha e calma nos outros excessos sempre cometidos quando a diversão é liberada. Sim: estou me referindo inclusive ao período de carnaval que está começando.

 

CARRETAS

Muitos comerciantes podem até nem gostar, mas a prefeitura pretende mesmo colocar em ação a decisão de proibir que veículos acima de três quartos circulem pelas ruas centrais no chamado "horário comercial". Interessante que a medida, pelo que sei, foi decidida quando era prefeito Chiquilito Erse. Se for verdade, por que não foi colocada em vigor?

 

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
jotalucio@bol.com.br
nmarielle@terra.com.br

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O país foi herdado de modo tão esculhambado

O país foi herdado de modo tão esculhambado

Uma evangélica assume um Ministério – pronto, o mundo desaba, ninguém considera seu currículo

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

Há algumas colunas anteriores escrevi que o então candidato Jair Bolsonaro tinha problemas muitos, e que não eram apenas os adversários. Citei que um

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

Nos dois artigos anteriores comentei sobre o fato da nossa História estar concentrada em três nomes – Rondon, Aluízio Ferreira e Jorge Teixeira, com

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA

ECONOMIAO PT e aliados anunciaram que não irão à posse do Bolsonaro. Pelo menos vamos economizar por três lados: 1) sem eles o erário vai patrocinar m