Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 12/10


Na parafernália de análises feitas logo após proclamado o resultado da eleição para deputado estadual entre nós, começaram as especulações sobre o poder de mando, ou não, que o reeleito governador Ivo Cassol terá na Assembléia Legislativa, ainda mais porque já se apresentou como interlocutor do Governo na discussão da próxima Mesa Diretora o senhor Miguel Senna, do grupo que costuma se chamar da cozinha do governador e tendo em mãos um mandato, já que o ex-secretário estadual da Saúde foi eleito dia 1º de outubro.

Mas pode não ser bom especular muito: os novos deputados – à exceção de cinco, 19 estão chegando a ALE-RO pela primeira vez, podem estar trazendo com eles não apenas o noviciado no parlamento estadual mas, também, uma visão bem clara do que aconteceu recentemente e o preço que pagaram mais de 80% dos atuais ocupantes das cadeiras do plenário. E não falo apenas do preço eleitoral, é preciso deixar isso bem claro.

Dizer qual foi o lado que pecou mais na disputa entre Legislativo e Executivo é fora do meu estilo, mas certamente quem perdeu mais é fácil apontar: fomos nós, o Estado porque, quando dois segmentos da importância deles entram em choque quem leva desvantagem mesmo é o cidadão e a sociedade.


VOTO
O site www.votoseguro.com/alertaprofessores merece ser visto especialmente neste momento em que se discute a denúncia feita pelo jornalista Roberto Kupê sobre as urnas eletrônicas e sua alegada inviolabilidade. Até que ponto realmente se pode confiar num sistema que com certeza tem alguém com sua senha?

CONSELHO
O administrador René Lobo é candidato à presidência do Conselho Regional de Administração AC/RO. Dentre suas metas René quer que o CRA-AC/RO esteja mais presente em defesa dos interesses da categoria, inclusive discutindo a formação dos novos profissionais.

PADROEIRA
Neste dia 12 é não só o Dia das Crianças, mas também o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Domingo é dia do Professor. Na situação atual, quando a criança está sem ações reais a seu favor, que o professor está ganhando cada vez menos e trabalhando cada vez mais, só mesmo rezando para Nossa Senhora conseguir o milagre de fazer com que o professor e acriança deixem de ser apenas peças de discursos e fonte de inspiração para novas promessas que, a seguir, não são cumpridas.

OPÇÂO
Anote aí: www.canalro.com, site local ainda em fase de implantação. Ao contrário dos outros a notícia ali não é prioridade. No www.canalro.com a prioridade é a prestação de serviços. Seu comentário pode ir para redacao@canalro.com

TRABALHO
Logo depois de encerrada a contagem dos votos a vereadora Ana da Oito, de Nova Mamoré, e 1ª suplente de deputado estadual de sua coligação, já anunciou a continuação normal do seu trabalho. Com mais de 5 mil e 300 votos, Ana – da Oito – Dermani quer usar esses votos como uma forma de diálogo visando beneficiar a região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

PROGRAMA
O historiador e analista político Francisco Matias agora está responsável pelo programa Hora do Povo, na Rádio Rondônia, 12 horas.

PREÇO
Por que uma capa de processo na Ciretran fica em mais de 8 reais? Na quantidade que é feita e na falta de qualquer lay-out mais trabalhoso certamente qualquer gráfica faira por menos de 10% do que é cobrado daqueles que precisam de qualquer documento das repartições do trânsito. Alguém pode me explicar por que aquelas capas custam mais que o olho da cara? 

PLACAS
A cidade está cheia de placas de fundo vermelho anunciando mais uma obra para você e com a assinatura da prefeitura. Em frente ao prédio-sede da municipalidade são duas. Que tal explicar se está sobrando dinheiro ou se era apenas com intenção eleitoreira?

TRÂNSITO
Admito: já estou ficando chato de tanto cobrar das autoridades responsáveis (será que elas sabem disso?) que haja uma ação para melhorar a segurança, a circulação, o escoamento e a educação de quem usa via pública, mesmo de quem anda à pé. Mas é impossível calar com tanta aberração do usuário e falta de ação dos que são pagos para gerenciar o sistema.

NA TV
O canal do Amazon Sat está apresentando até sábado programas direto de Porto Velho, mostrando a cultura, a história e outros aspectos locais. A partir das 12h00. Vale a pena você dar atenção para o trabalho apresentado pela jornalista Tatiana Sobreira com apoio das jornalistas locais Taísa Arruda e Wagna Vieira e a equipe técnica. 

PERGUNTE À LEI
Em estudante pergunta por qual razão dele, que pretendia disputar uma vaga num concurso público onde teria função não decisória sobre a vida de ninguém, se exigiu que tivesse pelo menos o ensino médio. E porque de um presidente, senador, governador, prefeito, deputado, vereador, que vão decidir sobre nossas vidas não se exige isso? Olha, amigo, se eu disser o que penso vão me acusar de discriminador e outras baboseiras típicas. Faça o seguinte: pergunte aos homens que fazem as leis, deputados, senadores etc.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Fonte: Lúcio Albuquerque - jotalucio@bol.com.br


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

TSUNAMI OU MUDANÇA PARA VALER?

TSUNAMI OU MUDANÇA PARA VALER?

Os políticos precisarão se adaptar a esta nova fase ou irão sendo encostados

 Escritor acha que eleição de Bolsonaro mostrou inconformismo social

Escritor acha que eleição de Bolsonaro mostrou inconformismo social

"O eleitor está mudando, a política vai ter que mudar, a corrupção vai diminuir"

ACLER HOMENAGEIA MARISE CASTIEL -100 ANOS DE NASCIMENTO

ACLER HOMENAGEIA MARISE CASTIEL -100 ANOS DE NASCIMENTO

O centenário de nascimento da professora Marise Magalhães Costa Castiel, será lembrado nesta segunda-feira em sessão solene pela Academia de Letras de

GANHAR FOI O DESAFIO MENOR DE BOLSONARO  - Por Lúcio Albuquerque

GANHAR FOI O DESAFIO MENOR DE BOLSONARO - Por Lúcio Albuquerque

 Lúcio OpinaGANHAR FOI O DESAFIO MENOR DE BOLSONAROLúcio Albuquerque, repórterjlucioalbuquerque@gmail.comGanhar a eleição presidencial pode ter sido o