Porto Velho (RO) sábado, 19 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 12/10


Na parafernália de análises feitas logo após proclamado o resultado da eleição para deputado estadual entre nós, começaram as especulações sobre o poder de mando, ou não, que o reeleito governador Ivo Cassol terá na Assembléia Legislativa, ainda mais porque já se apresentou como interlocutor do Governo na discussão da próxima Mesa Diretora o senhor Miguel Senna, do grupo que costuma se chamar da cozinha do governador e tendo em mãos um mandato, já que o ex-secretário estadual da Saúde foi eleito dia 1º de outubro.

Mas pode não ser bom especular muito: os novos deputados – à exceção de cinco, 19 estão chegando a ALE-RO pela primeira vez, podem estar trazendo com eles não apenas o noviciado no parlamento estadual mas, também, uma visão bem clara do que aconteceu recentemente e o preço que pagaram mais de 80% dos atuais ocupantes das cadeiras do plenário. E não falo apenas do preço eleitoral, é preciso deixar isso bem claro.

Dizer qual foi o lado que pecou mais na disputa entre Legislativo e Executivo é fora do meu estilo, mas certamente quem perdeu mais é fácil apontar: fomos nós, o Estado porque, quando dois segmentos da importância deles entram em choque quem leva desvantagem mesmo é o cidadão e a sociedade.


VOTO
O site www.votoseguro.com/alertaprofessores merece ser visto especialmente neste momento em que se discute a denúncia feita pelo jornalista Roberto Kupê sobre as urnas eletrônicas e sua alegada inviolabilidade. Até que ponto realmente se pode confiar num sistema que com certeza tem alguém com sua senha?

CONSELHO
O administrador René Lobo é candidato à presidência do Conselho Regional de Administração AC/RO. Dentre suas metas René quer que o CRA-AC/RO esteja mais presente em defesa dos interesses da categoria, inclusive discutindo a formação dos novos profissionais.

PADROEIRA
Neste dia 12 é não só o Dia das Crianças, mas também o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Domingo é dia do Professor. Na situação atual, quando a criança está sem ações reais a seu favor, que o professor está ganhando cada vez menos e trabalhando cada vez mais, só mesmo rezando para Nossa Senhora conseguir o milagre de fazer com que o professor e acriança deixem de ser apenas peças de discursos e fonte de inspiração para novas promessas que, a seguir, não são cumpridas.

OPÇÂO
Anote aí: www.canalro.com, site local ainda em fase de implantação. Ao contrário dos outros a notícia ali não é prioridade. No www.canalro.com a prioridade é a prestação de serviços. Seu comentário pode ir para redacao@canalro.com

TRABALHO
Logo depois de encerrada a contagem dos votos a vereadora Ana da Oito, de Nova Mamoré, e 1ª suplente de deputado estadual de sua coligação, já anunciou a continuação normal do seu trabalho. Com mais de 5 mil e 300 votos, Ana – da Oito – Dermani quer usar esses votos como uma forma de diálogo visando beneficiar a região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

PROGRAMA
O historiador e analista político Francisco Matias agora está responsável pelo programa Hora do Povo, na Rádio Rondônia, 12 horas.

PREÇO
Por que uma capa de processo na Ciretran fica em mais de 8 reais? Na quantidade que é feita e na falta de qualquer lay-out mais trabalhoso certamente qualquer gráfica faira por menos de 10% do que é cobrado daqueles que precisam de qualquer documento das repartições do trânsito. Alguém pode me explicar por que aquelas capas custam mais que o olho da cara? 

PLACAS
A cidade está cheia de placas de fundo vermelho anunciando mais uma obra para você e com a assinatura da prefeitura. Em frente ao prédio-sede da municipalidade são duas. Que tal explicar se está sobrando dinheiro ou se era apenas com intenção eleitoreira?

TRÂNSITO
Admito: já estou ficando chato de tanto cobrar das autoridades responsáveis (será que elas sabem disso?) que haja uma ação para melhorar a segurança, a circulação, o escoamento e a educação de quem usa via pública, mesmo de quem anda à pé. Mas é impossível calar com tanta aberração do usuário e falta de ação dos que são pagos para gerenciar o sistema.

NA TV
O canal do Amazon Sat está apresentando até sábado programas direto de Porto Velho, mostrando a cultura, a história e outros aspectos locais. A partir das 12h00. Vale a pena você dar atenção para o trabalho apresentado pela jornalista Tatiana Sobreira com apoio das jornalistas locais Taísa Arruda e Wagna Vieira e a equipe técnica. 

PERGUNTE À LEI
Em estudante pergunta por qual razão dele, que pretendia disputar uma vaga num concurso público onde teria função não decisória sobre a vida de ninguém, se exigiu que tivesse pelo menos o ensino médio. E porque de um presidente, senador, governador, prefeito, deputado, vereador, que vão decidir sobre nossas vidas não se exige isso? Olha, amigo, se eu disser o que penso vão me acusar de discriminador e outras baboseiras típicas. Faça o seguinte: pergunte aos homens que fazem as leis, deputados, senadores etc.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Fonte: Lúcio Albuquerque - jotalucio@bol.com.br


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Com participação de mais de 50 pessoas, e transmissão ao vivo no facebook do site rondoniadagente.com.br, o Sindicato de Jornalistas de Rondônia, Sinj

Três fatos no comentário

Três fatos no comentário

         APOIO AO PAPA - A Rádio Caiari, creio que toda rede católica de rádio esteja fazendo o mesmo, está com uma campanha de apoio ao papa Francisc

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

A Orquestra "Villa \|lobos" de Porto Velho, com apoio do Sicoob, inicia hoje, às 10 horas, com apresentação  especial a crianças e funcionários do hos

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Faleceu na noite de ontem, dia 2 de outubro, o escritor Cláudio Batista Feitosa, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número