Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 11/05/11


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Até quando aquela vala aberta na Jorge Teixeira com a Duque de Caxias vai continuar “asfaltada” com barro?

 

CAMPANHA

Que tal imitar? Em alguns Estadoshá uma campanha para pressionar a queda do preço dos combustíveis. O condutor estaciona o carro, pede para botar 50 centavos e exige a nota fiscal. Que tal fazer por aqui?

 

MULTA

Olhaí uma coisa que interessa: “No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Perde os pontos, mas não paga nada.”

 

ESTACIONAMENTO

Mais de 10 ruas, algumas de tráfego mais que pesado como a Pinheiro Machado, estão com partes de suas laterais ocupadas com estacionamento de veículos para vender. O mesmo acontece com outras vias, como a Getúlio Vargas, onde oficinas de motos e lojas de venda desses veículos colocam seus equipamentos na rua, e dane-se você que paga IPVA e não tem onde estacionar.

 

PRÊMIO

O acadêmico Raimundo Neves de Almeida, da ACLER, recebe neste sábado, 14, às 10 horas, em Humaitá, o prêmio pelo primeiro lugar em concurso realizado por entidades culturais de Humaitá. Seu trabalho foi envolvendo o Seringal Paraíso, imortalizado no livro "A Selva" de autoria de Ferreira de Castro.

 

PASSAPORTES

Resolvido o problema dos passaportes dos filhos e netos do senhor Luiz Inácio. O Itamaraty decidiu que eles estão regulares, apesar do passaporte diplomático ser apenas para quem está em missão oficial do governo brasileiro no exterior. E a Constituição (e “eles” ligam para a dita cuja?) diz que “todos são iguais perante a lei”.

 

LITERATURA

A Academia de Letras de Rondônia, que comemora de 6 a10 de junho seu 25º ano de existência, vai promover no dia 7, no Mercado Cultural, uma coletiva de autógrafos de autores locais, com livros para a venda.

 

CONFIRMADOS

O secretário de cultura do Amazonas, Robério Braga, que coordenou o trabalho de recuperação do patrimônio histórico-cultural de Manaus e o professor Carlos Alberto, da UFAC, especialista em História Oral, estão confirmados para participar da semana de aniversário da ACLER.

 

PROCON

Para que serve o PROCON? A pergunta me foi endereçada e eu passo adiante. Pelo que sei, inclusive no caso de uma pessoa que foi ali reclamar porque uma empresa recebeu o dinheiro mas não entregou o serviço, o PROCON “não serve para nada”. Sem gastar muita tinta, por favor, respondam em cinto linhas: Para que serve o Procon?

 

DATAS DE RONDÔNIA

De 11 a14 de maio

Dia 11 – Em 1981 – Realizada a primeira sessão do tribunal de júri na Comarca de Vilhena. Presidida pelo juiz Paulo Carneiro (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)

Dia 11 – Em 1987 – Instalada a Junta de Conciliação e Julgamento do TRT em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)

Dia 11 – Em 1988 – Lei estadual 198 cria o município de Machadinho do Oeste, desmembrado de Ariquemes (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)

Dia 12 – Em 1897 – Nasce o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro administrador brasileiro da ferrovia Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território Federal do Guaporé e primeiro deputado federal pelo Território (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 14 – Em 1950- Os radiotécnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa direcionada a ser uma emissora de rádio e dão-lhe o nome deRádio Caiary (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 14 – Em 1985 – O governador Jorge Teixeira é substituído pelo ex-deputado estadual Ângelo Angelin, também nomeado e que governaria até 15 de março de 1987 quando tomou posse o primeiro governador eleito (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)

Dia 14 – Em 1985 – Criada a Faculdades Integradas de Cacoal (mais tarde União das Escolas Superiores de Cacoal – Unesc), a primeira faculdade do interior do Estado (Lourdes Kemper, Cacoal, Sua História e Sua Gente)

 

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque [email protected]

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)