Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 09/05


CARIMBO
Um dos motivos de muita gente em órgão público defender a construção das usinas são os royalties. Da mesma forma essa PEC  da transposição. aliás, sobre o assunto, é bom os envolvidos analisarem bem para depois não reclamarem.Nos dois casos a grana de um e outro lado já deveria vir carimbada, proibindo-se, por exemplo, contratação de pessoal não essencial e direcionada apenas a obras de infraestrutura.
 
ALIÁS
Uma parte delas deveria vir para epssoal, sim, mas para fazer crescer um pouco o salário dos professores.
 
COLHER TORTA
Noite de terça-feira o Amazon Sat apresentando um programa sobre a construção das pontes sobre o Rio Madeira (em Porto Velho) e no Rio Negro (Manaus). Um dos debatedores, do Ibama amazonense, diz ser necessário que representantes da comunidade de Humaitá sejam chamados para um debate sobre a obra no Madeira. O superintendente do DNITT rondoniense explicou: o debate já teve e os representantes de Humaiotá aprovaram a idéia. O técnico manauara meteu a colher onde não era chamado e levou o pito no ar. 
 
ELOGIO
O secretário de Finanças do Estado, José Genaro, elogiando o Tribunal de Contas por ter agilizado procedimentos que irão permitir a Rondônia reaver perto de 45 milhões de reais de compensação previdenciária.
 
CURSO
Começa nesta quinta-feira e vai até a sexta o curso de Iniciação ao Jornalismo Legislativo, realizado pela Escola do Legislativo numa parceria com o programa Interlegis. Turma única, manhã e tarde.
 
RETA FINAL
Para os candidatos ao concurso do TCE-RO esta semana é fase de reta final em direção às provas que serão aplicadas no dia 20, só em Porto Velho mas com inscritos de todo o país.
 
TRÂNSITO
Continuam a ser vistos os policiais do trânsito. Mas só multando e, o que seria mais importante, não procurando ordenar o setor. Segundo andei sabendo porque não existe um convênio entre Prefeitura e Detran. Pois é: por causa d eumd etalhe burocrata o nosso trânsito vai de mal a pior.
 
FALAR NISSO...
Por que os policiais do trânsito sumiram das proximidades das escolas? E por que na frente de alguns condomínios há aquelas barreiras que alguns chamam de "chapéu de baiano", mas que alguns nominam por "tartaruguinhas"? E por que há tanta placa de "proibido estacionar" ou de "estacionamento reservado" em frente até mesmo a escritóriso particulares? Aliás, onde botam o dinheiro que arrecadam da gente? 
 
Fonte: Lúcio albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa

EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a  Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)