Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA-GOTAS 06/09/08


 

Leia no pé da coluna o comentário "Raposa tomando conta do galinheiro"

 

IBAMA

Propondo uma nova filosofia de relacionamento com os gestores públicos e a sociedade, mas sem se afastar do que diz a Lei, já está atuando o novo superintendente do Ibama, Leozildo Benjamin. Sua filosofia é simples: "A Lei é para ser cumprida, mas isso não impede que, sem fugir dela, se use o bom senso".

 

INDEPENDÊNCIA

Pois é: Há 136 anos D. Pedro dava o Grito da Independência. Caluniado historicamente, hoje, reabilitado, o imperador-garanhão poderia, ao contrário de José Bonifácio, ser chamado de "Pai da Pátria", e não por suas aventuras amorosas.

 

EFMM

Pelo visto está sendo retomada a obra da área da estação da EFMM. Espera-se que novos impedimentos não sejam colocados para atrapalhar a recuperação do local.

 

APAGÃO

As Caixas d'Água, símbolo do município, estão às escuras: a iluminação daquelas peças históricas foi para o espaço e, alguns ambulantes já estão se instalando nas laterais da praça. Qualquer dia vão estar com suas barracas dentro da dita cuja, é só esperar.

 

AMONTOAMENTO

A decisão do governador Ivo Cassol de construir um Centro Administrativo é boa. Mas os servidores, que foram deslocados dos prédios (caindo aos pedaços) da Esplanada e amontoados em barracões (como da Seplan), estão reclamando da falta de condições mínimas de trabalho. E, pelo que andei ouvindo, está havendo dificuldades para comprar, por administração direta, o material para a obra.

 

RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO

Há um ditado lá pelo interior do Amazonas que diz "Raposa tomando conta do galinheiro", quando se quer designar uma pessoa para uma função à qual ela já teria tomado posição contrária.

Segundo o jornal Estadão do Norte, edição desta quinta-feira, 4 de setembro, arrumaram uma sinecura (veja o P.S.) para o suplente de senador acreano Siba Machado. Agora ele é membro do Conselho Administrativo do Consórcio Energia Sustentável que vai construir e operar a hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.

"Nada mal, meu caro Watson", diria Sherlock Holmes. O senhor Siba vai ter uma reunião mensal e ganhar 11 mil reais por mês, certamente com direito a diárias, passagens e outras mordomias. E, no tempo que restar, de tão exaustiva reunião mensal, ele vai se dedicar a seu Mestrado, tudo, claro, pago por nós, contribuintes.

Quem me chamou a atenção para o fato foi uma colega jornalista que perguntou de chofre: "Lúcio, esse cara aí não é aquele que ficava discursando contra a obra, quando estava senador?" – ele perdeu a vaga quando a senhora Marina da Silva (lembram dela?) saiu do Ministério do Meio Ambiente.

Para evitar dar cometer injustiça, fui consultar um técnico, este, bem afeito às questões das usinas, que me confirmou ter sido o senhor Sibá Machado um dos ativos adeptos de ações contrárias às usinas. Ouvi por aí que é apenas uma questão de bairrismo, "se fosse no Acre ele seria a favor", garantiu outra figura.

Por tudo isso, entendo que o Governo Federal deu, com essa nomeação, mais uma demonstração de desprezo a Rondônia e, também, à falta de ação real de parte dos que detém mandatos eletivos, porque, pelo visto, nenhuma posição com relação à indicação desse senhor. E também não vejo nada de parte das chamadas "lideranças empresariais" ou "da sociedade civil".

Não tenho nada contra ninguém que tenha nascido em outras terras, mas quando vejo essas coisas, como aconteceu nas CPIs da Pistolagem, e outras, não posso calar, porque estaria traindo a terra que me acolheu, como me parece estar sendo feito agora por quem deveria falar mas que, por filiação partidária ou outros fatores, prefere ficar calado e fazer  de conta que estão "engolindo o sapo".

Inté outro dia, se Deus quiser!

P.S.

(Sinecura - aqui a palavra empregada no sentido com que o Pasquim identificava os que, na época da dita dura, ganhavam empregos sem explicações, apenas por apadrinhamento)

Lúcio Albuquerque
[email protected]

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

02 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

02 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1912 – Instalação do município de Santo Antonio, então no Estado de Mato Grosso, desde 1943 inserido ao Território Federal do Guaporé, em 1945 pass

01 de julho – Seja bem-vindo, Julho, e que nos tragas a chama da Liberdade! RONDÔNIA

01 de julho – Seja bem-vindo, Julho, e que nos tragas a chama da Liberdade! RONDÔNIA

1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited, arrendando por 60 anos a exploração da ferr

Igreja e Semasf, com apoio de voluntários, ajudam a reduzir a fome, todos os dias, na Sagrada Família em Porto Velho

Igreja e Semasf, com apoio de voluntários, ajudam a reduzir a fome, todos os dias, na Sagrada Família em Porto Velho

Uns dizem que nunca pediram nada a ninguém. Alguns admitem ter até vergonha de estarem na fila do almoço. A maioria garante que estavam trabalhando, c

30 de junho – BOM DIA! RONDÔNIA

30 de junho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1931 – A direção estrangeira da Madeira-Mamoré suspende suas atividades e o trem deixa de ter viagens normais no trecho Porto Velho a Guajará-Mirim