Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 01/01


RE-GOVERNO
Talvez alguém me acuse de estar criando neologismo. É apenas um mesmo governo outra vez. Cá entre nós o sr. Ivo Cassol retoma a estrada. Só espero que, agora, haja mais investimentos em infraestrutura para o fortalecimento real da economia e do próprio Estado.
 
FRASE
Do ex-governador Osvaldo Piana: "Agora está mais fácil governar Rondônia porque temos energia abundante. No meu tempo não havia e isso causava muitos problemas"
 
REGISTRO
O fato de eu ter cedido a um amigo o material com que se registrou o 1° jantar realizado pela maçonaria em Rondônia (4.7.1909) e ter sido o material publicado em sites e na imprensa fez com que eu recebesse mais de 20 e-mail destcando isso.
 
CENTENÁRIO
Pois é! Este ano que começa Porto velho vai poder comemorar seu primeiro centenário. Tá certo que não há muita concordância com relação à data, mas o primeiro registro realmente histórico é o de 4 de julho de 1907 pelos construtores da Madeira-Mamoré. Daí que se espera haja alguma programação e que a data não seja novamente esquecida.
 
CONFUSÃO
Falar em história esquecida tem aquela conversa de dois ex-alunos da Escola Agrotécnica Capitão Sílvio Faria, em Ji-Paraná em que um pergunta ao outro quem foi o patrono da escola em que se graduaram. E um ddeles explica que ..."foi um tenente que morreu afogado e depois foi promovido a capitão...". Tudo errado: quem morreu afogado foi o tenente Brasil, que não foi promovido post-mortem. Sílvio Faria foi quem coordenou a ocupação fundiária de Rondônia.
 
ESTADO
E nesta quinta-feira, 4, o Estado fará 25 anos de implantação. A programação anunciada é tão pífia que melhor seria nem houvesse nada. Mas entre nós, onde a História é apenas a eventual, vale só lamentar.
 
RECLAMAÇÃO
Para passageiros de ônibus que andei ouvindo há fiscalização demais do Devop (ou será de outro órgão do Governo?). Na rodoviária de Vilhena e, a 12 quilômetros, na divisa, para quem ruma a Cuiabá. Ninguém acha errado haver fiscalização, mas que tal não pecar pelo excesso?
 
CURSOS
A Escola do Legislativo está confirmada com vários cursos iniciando na próxima segunda-feira, dia 9. Interessados devem procurar a Escola, em Porto Velho, na Afonso pena 386.
 
EM TEMPO
A Escola não solicita número de título de eleitor de nenhuma pessoa que se candidate a fazer seus cursos. Ao contrário do que foi noticiado recentemente e que, pela informação obtida, é uma briga entre um jornal e um presidente de Câmara do interior.
 
Inté outro dia, se Deus quiser!

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

06 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

06 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1872 – Chega a Santo Antonio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré. Em 1946 – O governador Joaq

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

Em 1969, com dois municípios, houve eleição no Território, para as Câmaras, no caso de Porto Velho, que escolheria, mais de 40 anos depois da última e

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 2019 – Falece em Porto Velho, aos 87 anos, o historiador, jornalista,  professor, e Doutor Honoris-Causa/UNIR Abnael Machado de Lima, fundador e de

04 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

04 de julho. BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada c