Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Chantagem, chantageador, chantagista....



Lúcio Albuquerque - Repórter
Membro da Academia de Letras de Rondônia
e da Academia Guajaramirense de Letras

Um comentarista da Rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira cedo, disse com todas as letras que o PR (supõe este repórter tratar-se do Partido da República) está chantageando a presidente Dilma Roussef no caso da indicação do ministro dos Transportes, e concluiu a análise dizendo estar na hora da presidente dar um murro na mesa e acabar com essa história.

Fernando Henrique deixou o Governo com 24 ministros ou assessores considerados como tais. Lula passou para 38. A maneira de distribuir os principais nacos do Poder, e não só a partir de 2002, é sempre justificada pelo discurso que na base pode aplicar a máxima da Oração de São Francisco, .... é dando que se recebe, uso absurdo e irresponsável de uma das mais belas orações cristãs.

Para quem acompanha o noticiário político não é muito difícil estender a todos os outros a colocação feita, no caso, especificamente ao PR, e é bom que se entenda não ser de agora, é prática comum em Brasília, e de Brasília.

Bom, para quem não entende, ou faz de conta que não entende, a maneira como, de forma lamentável, é dividido o nicho maior gestor da República – pecado que, aliás, não é de agora, mas que vem sendo cometido desde quando o PT assumiu o Governo.

A palavra “chantagem” usada pelo comentarista da Jovem Pan reflete apenas o que uma grande parcela da população pensa quando se ouvem declarações de líderes de facções que no Brasil são chamadas por partidos políticos, na busca de empregos – e isso não só na chamada base aliada mas, também, no PT em relação ao Governo.

O resultado disso é que a meritocracia e a capacidade técnica, efetivamente necessárias e que deveriam ser os principais pressupostos para assunção às funções decisivas no interesse da Nação, são colocadas de lado e substituídas pelo compadrismo e pelo fisiologismo em detrimento do interesse público.

Na busca de reocupar o ministério dos Transportes o PR sinaliza com outra forma de pressão: a indicação do humorista Tiririca, deputado federal por São Paulo (*), para tirar votos do ungido de Lula, o ex-ministro da Educação (!!!!????) Fernando Hadad na disputa da prefeitura paulistana.

Ora, e por que intitulei Chantagem, chantageador, chantagista.... a este comentário? É que lembrei de outro fato, quando membro da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, um grupo de deputados convocou-me para uma reunião e a queixa era o que eles diziam estarem sendo chantageados por um veículo de comunicação local.

Como eu tinha, e tenho, com vários daquele grupo de deputados uma amizade pessoal, coloquei a coisa de maneira curta e grossa:

- Só há chantagista porque há chantageador. A chantagem é apenas um produto. E sabem quem seja o chantageador no caso? Vocês que pagam.

A conversa parou por aí. É o caso agora: e a saída talvez seja a proposta do comentarista da Jovem Pan. A presidente dar um murro na mesa e honrar os milhões de votos que recebeu.

Mas, para isso, ela vai ter de encarar também seu mentor. Aí.....

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)