Sexta-feira, 5 de agosto de 2022 - 06h05

HOJE É
Dia Nacional da Farmácia, Dia Nacional da Saúde, Dia da Fundação do Exército da Salvação.
Católicos celebram Nossa Senhora das Neves, Santo Antônio Maria Zaccaria
RONDÔNIA
1983 – Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira eleva à categoria de municípios os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras, gerando uma crise institucional entre Executivo e Legislativo.
BRASIL
1585 – Criação da Província da Paraíba (e da cidade de João Pessoa). 1872- Nasce Osvaldo Cruz, cientista que atuou na construção da ferrovia Madei8ra-Mamoré ((m. 1927). 1922 – Levante dos 18 do Forte de Copacabana. 1924 — Início da Revolta Paulista de 1924, que culmina na criação da Coluna Prestes.
MUNDO
1182 — Nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, depois São Francisco de Assis (m. 1226). 1687 - O físico britânico Isaac Newton publica a obra princípios matemáticos da filosofia natural, com suas leis. 1946 — O biquíni começa a ser vendido depois de estrear num desfile de ao ar livre na piscina Molitor (Paris).
FOTO DO DIA
1982 – Primeira eleição estadual em Rondônia, que deixou de ser Território no ano anterior. Afora em Porto Velho e Guajará-Mirim, que continuavam com prefeitos nomeados, nos outros 11 (Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Costa Marques, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Jaru, Vilhena e Colorado do Oeste) seriam eleitos prefeitos, mas a campanha era feita de maneira bem primária, como na foto do carro dos candidatos Jotão (prefeito) e Valdemar Camata (vice), ambos do PDS, em Ji-Paraná, tudo bem, e muito, diferente de como acontece atualmente. Em Ji-Paraná o empresário Roberto Jotão Geraldo e o radialista Valdemar Camata, com 6.369 votos, foram eleitos.
ERREI: foi o juiz eleitoral Renato Mimesis quem presidiu o plebiscito de emancipação de Rolim de Moura, e não o juiz Salatiel Soares.
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA
Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE
O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS
Os times do grupo A do campeonato rondoniense de futebol 2026, cuja competição começa dia 17 de janeiro, têm bons atrativos para tornar a disputa mais

Até poucos anos a Arler, Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa. Na foto posse de uma das diretorias da en
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)