Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 27 DE ABRIL!


BOM DIA 27 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Empregada Doméstica. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia Mundial do Design Gráfico. Dia do Engraxate  (Uma profissão praticamente extinta  no país).

Católicos lembram São Simeão, segundo papa. Santa Zita de Lucca. São Rafael Arnáiz Barón.  Beato Tiago Alberione.


BRASIL

1910 – Nasce Ranieri  Mazzilli, presidiu o país 2 vezes: de 25/8 a 7/9/1961 (renúncia de Jânio Quadros à posse de João Goulart), e de 2 a 15.4.1964 (fuga de Jango e posse de Castelo Branco). 1940 - Inaugurado o estádio “Paulo Machado de Carvalho”, o Pacaembu, em São Paulo. 

MUNDO

711 — Começa a invasão da Espanha por muçulmanos. 1521 – Morre Fernão de Magalhães que fez a 1ª viagem de circum-navegação ao globo. 1945 — Guerrilheiros italianos capturam o ditador Benito Mussolini quando tentava fugir. 2014 — “Dia dos 4 papas”: Os Papas João XXIII e João Paulo II foram canonizados pelo Papa Francisco, que contou com a concelebração do Papa Emérito Bento XVI.


FOTO DO DIA

Na porta do escritório do seu marido Magnus Magalhães (e), à época presidente da Companhia de Mineração de Rondônia, a então vereadora (1983/1986) Raquel Cândido fala com manifestantes de uma área invadida em Porto Velho. Deputada federal por duas vezes – 1987/91 e 1991/94 foi um dos parlamentares que escreveram a Constituição de 1988 e em 1992 votou pela cassação do presidente Fernando Collor. Em 1994 foi cassada, e prometeu nunca mais retornar a Rondônia. Depois de perder o mandato estabeleceu residência em Brasília. De pé, na porta, o advogado Juscelino Moraes de Amaral, àquela altura assessor da presidência da CMR.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a  Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)