Terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 06h00

RONDÔNIA: Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno, à margem da rodovia BR-364 e 550 quilômetros de Porto Velho, foi oficialmente instalado como município do Território de Rondônia, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho.
COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rio. Católicos lembram Santa Ana Maria Sala. Santo André Dung-Lac. São Crisólogo e São Colmano.
FATOS: 1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses. 1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, ou “Lei da Indução”. 1859- O cientista inglês Charles Darwin publica o livro A Origem das Espécies, em que descreve sua teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural. 1874 — Nasce Charles Miller, considerado “pai” do futebol e do rugby no Brasil 1963 — Acusado pela morte do presidente JFK, Lee Harvey Oswald, é morto dentro da prisão, por Jack Ruby, que fuzilou na frente de dezenas de agentes do FBI. 1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de "Lucy", no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia. 1991 - Morre Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano. 2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.
FOTO DO DIA: Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno ganhou sua passagem à condição de município, localizado à margem da BR-364. Ali, tudo começou na passagem da Missão Rondon, em 1909, quando interligou Cuiabá (MT) a Porto Velho. Candido Rondon nomeou “Rio Pimenta a um curso d’água que corta a cidade, homenagem a Francisco Antônio Pimenta Bueno. Elevado à condição de Município por meio da Lei Federal n.º 6.448, artigo 47 de 11 de outubro de 1977, sua emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data da instalação, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho como prefeito. Na foto a prefeitura pimentense.
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador
A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos
Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)