Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 23 DE NOVEMBRO!


BOM DIA 23 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Vilhena, a “Cidade Clima da Amazônia”, torna-se o quinto município do Território de Rondônia, instalado pelo governador Humberto Guedes que nomeou seu prefeito o morador Renato Coutinho. Em 1977 – Em Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, é instalada a TV-Vilhena, tendo como diretor João Castilho.

COMEMORA-SE: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Dia do Engenheiro Eletricista. Dia Mundial de Ação de Graças. Católicos lembram São Clemente I, São Columbano e Santa Felicidade.

FATOS:   1891 — Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca. 1903 — Olinto De Pretto apresenta o ensaio "Hipótese do éter na vida do universo". Estudiosos di zem queo ensaio foi incorporado por Albert Einstein para criação da Teoria da relatividade. 1913 — Fundação da Universidade Federal de Itajubá, a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país. 1933 - Nasceu João Clemente Jorge Trinta, mais conhecido como Joãosinho Trinta, que modernizou as escolas de samba cariocas. 1935 - Teve início a Intentona Comunista, tentativa fracassada de golpe para tirar o presidente Getúlio Vargas do poder. 1982 – Morre Adoniran Barbosa compositor, autor de clássicos como “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e outras, eternizadas pelo grupo musical “Demônios da  Garoa”.

FOTO DO DIA: Vilhena, 4ª feira, 23 de novembro. O mais distante distrito de Porto Velho neste dia estava sendo desmembrado da capital, passando (Vilhena) a sediar o sexto município rondoniense, com o governador Humberto Guedes dando posse ao seu primeiro prefeito, o morador Renato Coutinho dos Santos (de branco na foto). Conhecida por “Cidade Clima”, porta de entrada para o Estado pela rodovia BR-364, na divisa com Mato Grosso,  Vilhena era a sede de um aeroporto de apoio ao tráfego aéreo na região, comandado pelo sargento Aymoré. Ali está situada a primeira casa construída pela Missão Rondon e de sua área territorial foram desmembrados mais seis municípios – Chupinguaia, Corumbiara, Cabixi, Cerejeiras, Colorado e Pimenteiras.

UTILIDADE PÚBLICA: Pessoas que tenham familiares com covid, devem separar em saco de plástico, identificado com fita vermelha, o lixo familiar, bem amarrado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO!

RONDÔNIAEm 1958 – Morre o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do Estado de Rondônia e da arma das Comunicações do Exército.COMEMORA-SEDi

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 18 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia da Penitência, Internacional do Riso, da Universidade, do Esteticista e da Manicure. Católicos lembram Confissão de São Pedro, Santa Ma

O DIA 17 DE JANEIRO NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO! RONDÔNIA

O DIA 17 DE JANEIRO NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO! RONDÔNIA

Em 2009 – Falece em Porto Velho, aos 94 anos, o professor, historiador, escritor e jornalista Esron Penha de Menezes, fundador da Academia de Letras d

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia do Cortador de Cana-de-Açúcar. Católicos lembram São M\rcelo I, Santa Priscila e São José Vaz.FATOS1120 — Realizado o Conselho de Nablu