Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 22 DE NOVEMBRO!


BOM DIA 22 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: O governador Humberto Guedes instala nesta data, em 1977, o município de Ji-Paraná, novo nome da localidade que antes foi chamada de Urupá, Presidente Pena e Vila Rondônia. Devido à  forma de coração de uma ilha em frente à Ji, também é conhecida por “Cidade Coração”. O primeiro prefeito, nomeado, foi o funcionário público Walter Bartolo. 

COMEMORA-SE: Dia Internacional do Músico. Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. Católicos lembram Santa Cecília, padroeira dos músicos. 

FATOS: 1497 – O explorador português Vasco Da Gama torna-se o primeiro europeu a navegar pelo Cabo da Boa Esperança. 1910 – Liderados pelo marinheiro João Candido, que a partir daí passou a ser chamado “Almirante Negro”, marinheiros a bordo dos navios de guerra Minas Gerais, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente, iniciando o movimento conhecido como Revolta da Chibata.  1928 – É realizada a primeira apresentação pública de Bolero, a mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel. 1956 – Início dos XVI Jogos Olímpicos em Melboune, na Austrália, onde o triplista Ademar Ferreira da Silva ganharia o bicampeonato da prova e até hoje o único nacional com duas medalhas de ouro no Atletismo. 1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda. 1963 – O presidente John F. Kennedy, é assassinado em Dallas, no Texas, enquanto percorria as ruas da cidade em carro aberto, um crime nunca esclarecido. 1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.

FOTO DO DIA: Um negro que fez muito contra o racismo no Brasil e que é quase nada lembrado: João Candido, marinheiro, liderou a Revolta da Chibata e que foi pela imprensa cognominado “Almirante Negro”. Em 22 de novembro de 1910 explodia a Revolta da Chibata. Marinheiros tomaram os navios de guerra mais poderosos do Brasil e apontaram os canhões para o Rio de Janeiro. Os revoltosos avisaram: ou o governo abolia os castigos corporais na Marinha, incluindo as chicotadas, ou eles destruiriam a capital da República, movimento que chegaria ao fim poucos dias depois, várias exigência dos rebeldes, mas a seguir o governo, no entanto, logo partiria para as medidas de retaliação determinadas pelo presidente Hermes da Fonseca, que havia assumido a chefia do governo uma semana antes da rebelião. João Candido e seus companheiros foram presos, sofreram muito, mas acabou a punição de chibatadas na Marinha brasileira.

UTILIDADE PÚBLICA: Pessoas que tenham familiares com covid, devem separar em saco de plástico, identificado com fita vermelha, o lixo familiar, bem amarrado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

RONDÔNIA: – Em 1942 – O 2º tenente reformado da Marinha, Emiliano de Melo Sampaio, instala em Porto Velho a Agência da Capitania dos Portos à Rua Barã

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia do Lavador de Carros. Dia do Manobrista de Carro. Ano Novo – para os sérvios orto

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE JANEIRO! RONDÔNIA

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE JANEIRO! RONDÔNIA

1873 – O Imperador D. Pedro II assina o decreto 5.024 abrindo a todas as Nações o tráfego no Rio Madeira.Em 1961 - O presidente JK inaugura em Cuiabá

O DIA NA HISTÓRIA - BOM  DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE JANEIRO! RONDÔNIA

Em 1945 – O Ministério da Guerra cria com sede em Porto Velho a  2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de auxiliar na abertura de uma est