Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 21 DE JULHO! - O DIA NA HISTÓRIA


BOM DIA 21 DE JULHO! - O DIA NA HISTÓRIA - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1913 – Inaugurada a igreja de Santo Antônio, no então município de Santo Antônio, desde 1945 um bairro de Porto Velho.

1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei 5.839 estabelecendo competências dos governadores dos Territórios Federais.

1943 – Pelo decreto-lei 5.839 o Território do Guaporé fica com quatro municípios: Lábrea (devolvido ao Amazonas em 1944), Santo Antônio (incorporado como bairro a Porto Velho em1945), Guajará-Mirim e Porto Velho 

COMEMORA-SE: Dia dos Mortos da Marinha Brasileira (data em que na II Guerra Mundial a Corveta Camaquã desapareceu no Atlântico). Dia Nacional do Garimpeiro. Dia do Dançarino de Salão. 

Católicos lembram São Ezequiel, São Lourenço de Brindise, Santo Aurélio e São Gabriel. 

FATOS

356 a.C. — Incêndio destrói oTemplo de Ártemis em Éfeso, uma das 7 maravilhas do mundo. 1571 – Morre Martim Afonso de Sousa, comandante da 1ª expedição enviada ao Brasil pelo rei de Portugal. 1902- Fundação do Iº time de futebol do Rio de Janeiro, o  Fluminense Footbal Club. 1917- Os Alemães lançam as primeiras bombas de gás na Primeira Guerra Mundial. 1954- É lançado o I livro da trilogia Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel.  1983- É registrada na Antártica a menor temperatura até essa data, de -89,2.  1997- É lançado o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro da série.

FOTO DO DIA

Logo depois da instalação do município, em 1915, Porto Velho ganhava seu primeiro jornal inteiramente em português, “O Município” – em Santo Antônio, então município de Mato Grosso, já circulara o “Extremo Norte” em 1913. Entre 1915 e 1920 vários jornais apareceram e desapareceram, um deles o Alto Madeira, que funcionou de 1917 a 2017. No ano de 1916 surgiu o jornal “O PUN!”, que se identificava como “Semanario independente, comercial e humorístico”, acrescentando “orgam de propaganda da caza Irmãos Rosa” (grafia da época) que, em seu número 1 pedia que os leitores não se assustassem com os dois textos inseridos na “cabeça” da página, pedindo que o leitor fosse justo e imparcial, nem que se amofinasse com os textos. “O Pun!” teve circulação pequena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)