Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

‘BATIDA’ COM AVISO PRÉVIO


Lúcio Albuquerque
[email protected]

Seriam risíveis, se não fossem trágicas e prejudiciais à sociedade, declarações de figurões em situações diversas, como foi o caso da semana passada, conforme ouvi no noticiário da Rádio Jovem Pan, de que o prefeito paulistano reclamou da falta de aviso por parte do Denarc/SP que fez uma ação para prender traficantes em uma região, já conhecida mundialmente por cracolândia, da cidade de São Paulo.

Para justificar sua crítica à ação na cracolândia paulistana o prefeito alegou que a ação do Denarc/SP ia de encontro ao programa desenvolvido pela prefeitura para atender viciados – programa que tira dinheiro municipal para pagar uma espécie de “bolsa-vício” e, enquanto faz a festa de traficantes, tira dinheiro da saúde, da educação e de outros assuntos essenciais pelos quais o cidadão paga e não recebe o serviço do governo municipal que prefere sustentar e incentivar o vício e seus tentáculos.

Pelo que entendi o raciocínio do risível protesto do prefeito de São Paulo é o mesmo que já ouvi outras vezes, de pessoas investidas em cargos que às remetem à condição de autoridades, mas que deixam dúvidas sobre se realmente agem como dizem.

E acabou me remetendo – a tal exigência do prefeito paulistano de que o Denarc dê publicidade antes de agir contra traficantes – a dois fatos que acontecera e em ambos eu estava presente, em Manaus.

Eu era repórter-policial do jornal A Notícia e o delegado do 2º Distrito (bairros de Educandos, Santa Luzia e mais dois), nos chamou – eu e o Luiz Otávio de A Crítica, para anunciar que na noite do dia seguinte faria uma grande blitz na região onde havia sinais claros de ocorrências. O Luiz virou para ele e questionou: “Doutor, se o senhor autorizar a matéria, amanhã não haverá um infrator nas ruas”. O homem garantiu que não, que podia ser noticiado. À noite foi a mais calma da região, reconhecidamente, àquela altura, a mais violenta da cidade. Nem briga de bêbado aconteceu.

De outra feita eu já morava aqui e estava em Manaus, na redação de a Crítica. O editor me fez um pedido: “Lúcio, o Romeu Tuma vai dar uma entrevista sobre o narcotráfico em Rondônia. É teu Estado, vai lá e cobre prá gente”. Entrevista no Palácio Rio Negro, ainda sede do Governo amazonense.

Dr. Tuma começou a falar, disse que a Polícia Federal faria no mês seguinte uma grande operação contra o narcotráfico em Rondônia. Um colega perguntou se aquela informação poderia ser publicada e o Dr. Tuma disse que sim. Aí eu perguntei se ele sabia que quando se quer pegar uma galinha não se grita “Xô!”. Ele disse que sim e perguntou: “Por quê”.

E eu: “Doutor, porque se essa notícia sair, mês que vem o senhor é capaz de só pegar bagrinho”. Quem se lembra da operação da PF no início da década de 1990 em Rondônia deve saber dos resultados.

MATEMÁTICA RUIM

Na edição de 4, 5 e 6 de janeiro o jornal Diário da Amazônia publicou uma página inteira sobre o aniversário de instalação do Estado. E já no primeiro parágrafo algumas incongruências: citar que já no século XVI bandeirantes estiveram na região sul de Rondônia, através da Província de Mato Grosso foi, pelo menos uma confusão. O Século XVI referiu-se ao período 1500/1599 e nem o que se conhece por “bandeirantes” existia. No final da semana andei lendo que Porto Velho estava comemorando seu centenário. O centenário da criação será no mês de outubro e o da instalação do município só em 2015. A matemática anda ruinzinha em uma parte da turma que se arvora a escrever.

Inté outro dia, se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia da Arma de Infantaria do Exército, a “Rainha da Armas”. Dia do Telegrafista. Dia Nacional do Cigano. Dia Nacional do Milho. Dia Naciona

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica. Dia da Juventude Constitucionalista (SP). Dia da Tartaruga. Católicos lembram São J

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia do Abraço. Dia do Apicultor. Dia internacional da Biodiversidade BIológica. Católicos lembram Sana Rita de Cássia, Santa Júlia. Santa Q

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia da Língua Nacional. Dia Nacional do Profissional de Letras. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Des