Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa


Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa - Gente de Opinião

Faleceu na noite de ontem, dia 2 de outubro, o escritor Cláudio Batista Feitosa, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número 26, cujo patrono é o ex-governador e poeta Joaquim de Araújo Lima. Cláudio Batista Feitosa era amazonense natural de Porto Velho, nascido a 12 de agosto de 1933 e durante muito tempo atuou como Leiloeiro Público Oficial da Junta Comercial. Foi membro ativo do Lions Flube.

TRABALHOS

Foram de sua autoria o Hino do Município de Porto Velho (1983), homologado pela Câmara Municipal de Porto Velho; a Canção da Brigada Príncipe da Beira (17ªBrigada de Infantaria de Selva) com sede em Porto Velho (1982), homologada pela Portaria nº 63 de 14/09/1982 da Chefia/E.M.E.; as Canções da Base Aérea de Porto Velho (1986) e da Polícia Militar de Rondônia (1994), assim como o Brasão do Grande Oriente Estadual de Rondônia –GOER e a Medalha Identificadora de membro da Academia de Letras de Rondônia.

Dentre suas obras encontra-se o que ele considerava ser um “anedotário” de Porto Velho sob o título “O Bloco da Cobra” e o “O Bote da Boiuna, Primeiro e Último”, seguindo-se outras obras como “O Enterro do Balbino”, a coautoria dos livros Porto Velho Em Prosa E Verso e de Escritos De Rondônia e, ainda,  “Gente De Rondônia-Personagens Da Nossa História”. 

Outros livros foram “Gente Da Gente”, e, ainda, o que seria sua última obra, o romance “Camarão Verde”, ambientado na garimpagem das selvas do Abunã, ganhou a medalha de ouro de uma entidade nacional em 2011. A comenda, que  premiou o “Livro de Ouro de 2010” foi conferida pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro.

FAMÍLIA

Cláudio Batista Feitosa era casado com a guajaramirense Sílvia Carvajal Feitosa e tinha  os seguintes filhos: Ricardo (Eng.Eletricista), Sérgio (Geólogo), Sílvio (Arquiteto) e Cláudia (Médica).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Com participação de mais de 50 pessoas, e transmissão ao vivo no facebook do site rondoniadagente.com.br, o Sindicato de Jornalistas de Rondônia, Sinj

Três fatos no comentário

Três fatos no comentário

         APOIO AO PAPA - A Rádio Caiari, creio que toda rede católica de rádio esteja fazendo o mesmo, está com uma campanha de apoio ao papa Francisc

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

A Orquestra "Villa \|lobos" de Porto Velho, com apoio do Sicoob, inicia hoje, às 10 horas, com apresentação  especial a crianças e funcionários do hos

Há dois anos o melhor historiador e a melhor escola de jornalismo fecharam as portas

Há dois anos o melhor historiador e a melhor escola de jornalismo fecharam as portas

RONDÔNIA PERDE SEU MAIOR HISTORIADOR –o Alto Madeira deixa de circularUma história de amor por Rondônia foi encerrada, mais de 100 anos depois de com