Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação


Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação - Gente de Opinião

A manifestação unificada foi aprovada em assembleias com professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e do Instituto  Federal de Rondônia – IFRO.

Será nesta quarta-feira, na praça das Três Caixas d´Àgua a partir das 16 horas, no centro da capital, Porto Velho.

Até a hora da manifestação haverá exposição de produção acadêmica, panfletagem e pit stop nas ruas.

O anúncio de bloqueio de recursos anunciado pelo Ministério da Educação impacta gravemente as atividades nos campi, inclusive o pagamento de despesas inadiáveis como luz, água, limpeza e segurança.

Na UNIR, a perspectiva é de que o orçamento disponível só cubra despesas obrigatórias até julho nas oito unidades do estado.


Segundo a reitoria, o corte prevê “cerca de R$ 13 milhões a menos para despesas contratuais e obrigatórias, como energia, água, limpeza, vigilância e auxílios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), entre outras”.

Em Nota, o IFRO informou que o corte “atinge e limita o funcionamento das suas 11 Unidades e seus 143 Polos de EaD, com prejuízo à oferta de educação pública, gratuita e de qualidade. O bloqueio corresponde a mais de 13,5 milhões de reais, o que equivale a 37% do orçamento de custeio previsto para o ano de 2019”.


Participam da manifestação unificada contra o desmonte da educação sindicatos e movimentos sociais que também vão protestar contra a reforma da Previdência.

Estão programados atos em vários municípios do estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Uns lutam, outros não ajudam e ainda atrapalham

Uns lutam, outros não ajudam e ainda atrapalham

Se alguém viu algum parlamentar de Rondônia no ato unificado em defesa da educação, me diga que corrijo a crítica.As ruas do centro da capital foram t

Virei colecionadora de gente sensata

Virei colecionadora de gente sensata

Uma vez fui fazer reportagem num clube de tiro e tentei acertar um pato de madeira.

Supremo banquete e luxo, uma farra gastronômica

Supremo banquete e luxo, uma farra gastronômica

Exploda-se!Foi o que o STF decidiu sobre questionamentos do Ministério Público e críticas pela ostentação na compra de comida e bebida para servir a c

Universidades Federais: Defensoria Pública da União entra com ação contra cortes

Universidades Federais: Defensoria Pública da União entra com ação contra cortes

A Defensoria Pública da União (DPU) protocolou, nesta sexta-feira (3/5), uma ação civil pública contra o Ministério da Educação (MEC) pelo corte de ve