Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Prefeito e vereadores que censuraram livros são processados e podem perder os cargos



O caso bizarro aconteceu em Ariquemes, município de Rondônia, distante cerca de 200 quilômetros da Capital. Como primeiro ato executivo, o prefeito Thiago Flores recebeu e encaminhou à Câmara de Vereadores, que aprovou, requerimento para suprimir páginas de livros didáticos com questões sobre diversidade familiar.

A atitude medieval gerou polêmica, foi repercutida pelo Brasil 247 e provocou um debate nacional.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) publicou, na página oficial do Facebook, um texto de repúdio contra a censura imposta pelo prefeito e vereadores.

Desde agosto de 2016 escolas municipais não utilizam os livros enviados pelo Ministério da Educação.

Para o Ministério Público, “os réus praticaram improbidade administrativa, ato de censura ilegal e estimularam a homofobia, afrontando os princípios constitucionais de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceito e discriminação.”

O prefeito recusou a proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o uso dos livros didáticos sem que uma comissão de vereadores decidisse quais páginas seriam rasgadas dos livros.
Sem boa vontade, restou ao MPF e MP/RO processar o prefeito e sete vereadores que “usaram argumentos inverídicos e homofóbicos” para embasar a censura.

Na Ação, consta que Thiago Flores “aproveitou para promover-se pessoalmente e explorar a discussão politicamente, criando para isso uma enquete virtual e popular na Internet.

A enquete não esclarecia nem mostrava os conteúdos dos livros, tampouco apontava os motivos sobre a escolha deles pela escola e pelos professores. Os votantes internautas sequer conheciam exatamente o conteúdo dos livros.”

O Ministério Público, destaca que a enquete “transformou-se em um debate superficial, agressivo, discriminatório e injurioso contra a comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) estimulado pelo próprio poder público”.

São réus na ação, o prefeito e os vereadores Amalec da Costa, Pedro Basílio de Souza Júnior, Joel Martins de Oliveira, Carla Gonçalves Redano, Vanilton Sebastião Nunes da Cruz, Loureci Vieira do Araújo e Natanael Emerson Pereira da Lima.

Se condenados, podem perder o cargo e pagar indenização de R$ 2 milhões por danos morais sofridos pelo Município, pela União e pela própria sociedade “por terem causado prejuízos aos alunos e também à comunidade LGBTT.”

A insana atitude de censura virou tema de marchinha do bloco Pirarucu do Madeira, um dos primeiros a desfilar no carnaval de Porto Velho.

Considerado o bloco mais democrático por não comercializar abadás e reunir foliões de todas as idades e correntes ideológicas, o Pirarucu conquistou apoio ao protesto.

Em meia hora, o público já havia decorado a marchinha do advogado Antônio Tavernard.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)