Terça-feira, 8 de outubro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos


Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos - Gente de Opinião

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gratuita, a programação acontece em Porto Velho, no Audicine do Sesc Esplanada, na Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria. Na quarta-feira, 13de março, às 19h, ocorrerá a cerimônia de abertura e a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, cineasta homenageado nesta edição. A agenda de exibições segue até dia 15, sexta-feira.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes de cineastas escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. As sessões foramorganizadas em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

O evento é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com o Ministério da Cultura e tem produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo realizado em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Em Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia(UNIR), por meio do Departamento de Comunicação(DACOM), é responsável pela produção local da atividade em parceria com o Sesc Rondônia e apoio técnico audiovisual de sua Coordenação de Cultura.

Programação gratuita

No dia 13 de março, a programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa com “Nas Asas da Pan Am” (2020, 115 min, livre), de Silvio Tendler, às 19h, no Audicine do SescEsplanada. Após a sessão, haverá uma recepção e a apresentação musical do cantor, compositor e instrumentista rondoniense Bado.

Já no dia 14, às 14h, o programa “Frutos”, pensado para o público infanto-juvenil, exibe “Um Filme de Verão” (2019, 95 min, 14 anos). Às 19h, o programa “Raízes” traz em sequência “Travessia” (2017, 5 min, livre), “Filha Natural” (2018-19, 16 min, livre), “Nossa mãe era atriz” (2022, 26 min, 12 anos), “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), “O que pode um corpo?” (2020, 14 min, livre) e “A poeira dos pequenos segredos” (2012, 20 min, 14 anos). Haverá debate ao final, às 20h40, com Kaline Leigue, atriz e cineasta, e Téo Nascimento, atriz, performer e preparadora de elenco.

No dia 15, a partir das 14h, o programa “Frutos” exibe “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), “Mutirão, O Filme” (2022, 10 min, livre), “Cósmica” (2022, 7 min, livre) e “O Pato” (2022, 11 min, 14 anos). Às 16h, começa o programa “Sementes”, com “Ribeirinhos do Asfalto” (2011, 26 min, livre), “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021, 20 min, 14 anos), “Nossos espíritos seguem chegando” (2021, 15 min, livre), “Me farei ouvir” (2022, 30 min, 10 anos), “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021, 26 min, livre).

Por fim, às 19h, acontece a sessão “Homenagem”, com mais um filme de Silvio Tendler, “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min,10 anos). Um debate sobre o documentário fecha a programação, às 20h40, com Márcia Mura, professora, pesquisadora indígena e uma das entrevistadas do filme, e Ricardo Gilson, professor da UNIR dosProgramas de Pós-Graduação em Geografia eDireitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.

Para mais informações, como a sinopse dos filmes que serão exibidos, acesse o sitehttps://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/filmes/ e a rede social do eventohttps://www.instagram.com/mcdh.oficial A atividade tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR.

Serviço – 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Data: 13 a 15 de março de 2024 | Entrada gratuita

Programação das sessões de filmeshttps://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/porto-velho/

Local: Audicine do Sesc Esplanada em Porto Velho

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria, Porto Velho (entrada no Audicine pela Rua Tabajara devido às obras no Sesc Esplanada)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de outubro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

Incêndio criminoso eleva tensão em terra indígena Igarapé Lage

No 247 – A terra indígena Igarapé Lage, do povo Wari é uma ilha cercada por fazendas. Tem mais de 107 mil hectares e fica no Oeste do Estado, próxima

I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio define encaminhamentos

I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio define encaminhamentos

O primeiro passo foi dado para integrar Rondônia às ações preparatórias ao encontro nacional que acontecerá na segunda quinzena de novembro, em Brasíl

Ji-Paraná sedia I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio

Ji-Paraná sedia I Encontro Estadual contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio

O encontro tem grande importância, pois Rondônia ocupa o primeiro lugar no ranking de feminicídios e o segundo lugar em homicídios de mulheres no An

Projeto Cultural: “Sarau Itinerante: Cultura é Arte no Beradão” acontecerá no Distrito de São Carlos – Baixo Madeira

Projeto Cultural: “Sarau Itinerante: Cultura é Arte no Beradão” acontecerá no Distrito de São Carlos – Baixo Madeira

Neste sábado, dia 03 de agosto de 2024, das 19h às 21h30min, acontecerá no Pátio da Igreja Católica no Distrito de São Carlos – Baixo Madeira, o proj

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de outubro de 2024 | Porto Velho (RO)