Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

PGE opina por veto do governador a projeto que para ambientalistas legaliza a grilagem


PGE opina por veto do governador a projeto que para ambientalistas legaliza a grilagem - Gente de Opinião

O Parecer nº 35/2021/PGE-PAMB da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia é uma resposta à consulta feita pela Casa Civil sobre a legalidade da Lei Complementar 080 que altera os limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, do Parque Estadual de Guajará-Mirim e cria o Parque Estadual Ilha das Flores, o Parque Estadual Abaitará, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Limoeiro e a Reserva de Fauna Pau D’Óleo.

Os deputados aprovaram a redução de 219 mil hectares de áreas ambientalmente protegidas o que, segundo organizações da sociedade civil significa legalizar ocupações ilegais que se intensificaram na última década nas Unidades de Conservação.

De iniciativa do governo, o projeto sofreu alterações significativas com emendas dos deputados.

O Ministério Público do Estado, segundo consta no Parecer, recomendou que o governador Marcos Rocha vete a proposta aprovada pelo legislativo no último dia 20 de abril.

No aguardo da decisão, os procuradores fazem o mesmo, opinam pelo veto aos seguintes dispositivos: “artigo 1º, caput, e seus parágrafos 1º e 2º; artigo 2º, caput, e seus artigos 1º e 2º; artigo 15, caput, e seu parágrafo único; artigo 17, caput, e seus incisos I e II; e anexos I, II, V, VII, VIII”.

Os procuradores apontam violações aos princípios da prevenção e da precaução, da garantia de não cumprimento da integridade dos tributos que justificam a criação das unidades de conservação, da vedação ao retrocesso ambiental, da segurança jurídica e do dever de consulta livre, prévia e informada.

Em Manifesto enviado ao governo, Greenpeace, SOS Amazônia, WWF-Brasil, CIMI – Conselho Indigenista Missionário, Kanindé e Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR) também pediram que o governador não regularize invasões em terras públicas que prejudicam o equilíbrios ambiental, social e econômico.


Parecer completohttps://docdro.id/1VqbUrx

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)