Porto Velho (RO) sexta-feira, 16 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Performance Vácuo provoca reflexão sobre naturalização da violência contra a mulher


Performance Vácuo provoca reflexão sobre naturalização da violência contra a mulher - Gente de Opinião

Vácuo é o corpo feminino que reflete os olhares, falas, pensamentos e ações de uma sociedade adoecida por uma cultura machista, misogina e sexista, que há anos naturaliza a violência contra a mulher e suas diversas mulheridades. Como dizia Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo, a liberdade da mulher está apenas nascendo agora, pensando que ser mulher é uma resistência onde se aprende á encapar-se de uma força exaustiva e constante para buscar sobrevivência e com alguma sorte ou justiça.

A artista rondoniense Andressa Silva, é criadora da performance Vácuo que surgiu em 2019 como seu primeiro trabalho solo por meio de provocações de outros artistas que potencializaram a sua coragem de abordar os temas relacionados ao solo, ao mesmo tempo que impulsionava a sua voz e autonomia enquanto artista independente. 

A performance será apresentada em vídeo inédito através da Plataforma Zoom ás 19:00 pelo fuso horário de Rondônia, o link para a entrada no evento será disponibilizado na bio do instagram @an.dressasilva com entrada gratuita.  

Para proporcionar diálogos  mais abrangentes a cerca das relações temáticas que a performance aborda. Após a apresentação haverá uma roda de conversa com a mediação de Kaline Leigue e convidados para cada noite das três noites da temporada, com espaço para que o público também dialogue. O evento terá legenda descritiva e interpretação em Libras. 

25/02 – Iara Campos/PE

artista pernambucana da dança e do teatro, produtora cultural, licenciada em Artes Cênicas pela UFPE. Natural de Palmares PE. Residente em Recife PE.

26/02 – Teo Nascimento/RO 

Artista, atriz, ensaiadora, preparadora de elenco, facilitadora de oficinas teatrais e figurino. Natural de Humaitá /AM. Residente em Porto Velho RO.

27/02 – Gabs Ramos

Tem 30 anos, Portovelhense, estudante, bailarina, facilitadora da modalidade de Balé, Jazz e suas vertentes, Danças Contemporâneas, criadora-intérprete, improvisadora e experimentadora das artes da Corpo e dos movimentos. 

Este Projeto foi contemplado pela Primeira Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento á Cultura e á Produção Artístico Cultural e Transmissões ao Vivo/Gravadas da Sejucel Rondônia.

SINOPSE

Posta em prateleira com código de barras, preços e validade. Quanto mais passos essa mulher dar nas ruelas da sua vida, mais pesada é a carga das violências amontoadas em sua memória. Reproduções de um comportamento naturalizado em suas diversas formas de violência embalam o ser-mulher á vácuo. Quantas violências habita em uma corpa feminina?  

FICHA TÉCNICA 

Performer Pesquisadora: Andressa Silva 

Provocadores: Andréa Melo, Aline Monteiro, Kelly Lima e Gabs Ramos e Luiz Lerro 

Figurino e Objetos: Andressa Silva 

Imagem: Rafael Barros Evento: 

Fotografia: Natalí Araújo

Apoio de Produção: Renan Cabral e Tanisson Passos

Artistas convidardos: Gabs Ramos, Iara Campos e Teo Nascimento

Interpretes de Libras: Marcos Grutzmacher e Victor Tils

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES 

Temporada VÁCUO

25, 26 e 27 de Fevereiro 

ás 19h (fuso Rondônia)

Plataforma Zoom

Link na bio do instagram @an.dressasilva

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Dificuldades: classe artística pede à SEJUCEL prorrogação do prazo de execução dos projetos da Lei Aldir Blanc

Dificuldades: classe artística pede à SEJUCEL prorrogação do prazo de execução dos projetos da Lei Aldir Blanc

O pedido protocolado nesta quinta-feira (18) e reúne mais de 160 assinaturas. Os artistas apontam as dificuldades com o agravamento da pandemia no est

Projeto Canta Mulher completa 29 anos com edição virtual

Projeto Canta Mulher completa 29 anos com edição virtual

O projeto Canta Mulher em Porto Velho (RO) já faz parte da agenda cultural da cidade. O evento é realizado pelo Fórum Popular de Mulheres, com a colab

Painel em homenagem à vítimas da Covid é alvo de ataque em Porto Velho

Painel em homenagem à vítimas da Covid é alvo de ataque em Porto Velho

Os banners com mensagens e mais de duas mil fitas foram colocados no último sábado ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.Do local sairia no domingo, 7,

Falsa imagem define eleição da capital

Falsa imagem define eleição da capital

Jauéra! Perdi mais uma.Quem quiser dispute na sobra o ranço com os eleitos, reeleitos e os que irão para o segundo turno.Tivesse apostado nos ‘filtros