Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021 - 15h28
Vácuo é o corpo feminino que reflete os olhares, falas, pensamentos e ações de uma sociedade adoecida por uma cultura machista, misogina e sexista, que há anos naturaliza a violência contra a mulher e suas diversas mulheridades. Como dizia Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo, a liberdade da mulher está apenas nascendo agora, pensando que ser mulher é uma resistência onde se aprende á encapar-se de uma força exaustiva e constante para buscar sobrevivência e com alguma sorte ou justiça.
A artista rondoniense Andressa Silva, é criadora da performance Vácuo que surgiu em 2019 como seu primeiro trabalho solo por meio de provocações de outros artistas que potencializaram a sua coragem de abordar os temas relacionados ao solo, ao mesmo tempo que impulsionava a sua voz e autonomia enquanto artista independente.
A performance será apresentada em vídeo inédito através da Plataforma Zoom ás 19:00 pelo fuso horário de Rondônia, o link para a entrada no evento será disponibilizado na bio do instagram @an.dressasilva com entrada gratuita.
Para proporcionar diálogos mais abrangentes a cerca das relações temáticas que a performance aborda. Após a apresentação haverá uma roda de conversa com a mediação de Kaline Leigue e convidados para cada noite das três noites da temporada, com espaço para que o público também dialogue. O evento terá legenda descritiva e interpretação em Libras.
25/02 – Iara Campos/PE
artista pernambucana da dança e do teatro, produtora cultural, licenciada em Artes Cênicas pela UFPE. Natural de Palmares PE. Residente em Recife PE.
26/02 – Teo Nascimento/RO
Artista, atriz, ensaiadora, preparadora de elenco, facilitadora de oficinas teatrais e figurino. Natural de Humaitá /AM. Residente em Porto Velho RO.
27/02 – Gabs Ramos
Tem 30 anos, Portovelhense, estudante, bailarina, facilitadora da modalidade de Balé, Jazz e suas vertentes, Danças Contemporâneas, criadora-intérprete, improvisadora e experimentadora das artes da Corpo e dos movimentos.
Este Projeto foi contemplado pela Primeira Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento á Cultura e á Produção Artístico Cultural e Transmissões ao Vivo/Gravadas da Sejucel Rondônia.
SINOPSE
Posta em prateleira com código de barras, preços e validade. Quanto mais passos essa mulher dar nas ruelas da sua vida, mais pesada é a carga das violências amontoadas em sua memória. Reproduções de um comportamento naturalizado em suas diversas formas de violência embalam o ser-mulher á vácuo. Quantas violências habita em uma corpa feminina?
FICHA TÉCNICA
Performer Pesquisadora: Andressa Silva
Provocadores: Andréa Melo, Aline Monteiro, Kelly Lima e Gabs Ramos e Luiz Lerro
Figurino e Objetos: Andressa Silva
Imagem: Rafael Barros Evento:
Fotografia: Natalí Araújo
Apoio de Produção: Renan Cabral e Tanisson Passos
Artistas convidardos: Gabs Ramos, Iara Campos e Teo Nascimento
Interpretes de Libras: Marcos Grutzmacher e Victor Tils
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES
Temporada VÁCUO
25, 26 e 27 de Fevereiro
ás 19h (fuso Rondônia)
Plataforma Zoom
Link na bio do instagram @an.dressasilva
O pedido protocolado nesta quinta-feira (18) e reúne mais de 160 assinaturas. Os artistas apontam as dificuldades com o agravamento da pandemia no est
Projeto Canta Mulher completa 29 anos com edição virtual
O projeto Canta Mulher em Porto Velho (RO) já faz parte da agenda cultural da cidade. O evento é realizado pelo Fórum Popular de Mulheres, com a colab
Painel em homenagem à vítimas da Covid é alvo de ataque em Porto Velho
Os banners com mensagens e mais de duas mil fitas foram colocados no último sábado ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.Do local sairia no domingo, 7,
Falsa imagem define eleição da capital
Jauéra! Perdi mais uma.Quem quiser dispute na sobra o ranço com os eleitos, reeleitos e os que irão para o segundo turno.Tivesse apostado nos ‘filtros