Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

O PAPO DE REDAÇÃO É SOBRE IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA - Por Luciana Oliveira


 Gente de Opinião

Ontem passei horas debatendo com um duende que vive numa bota que só uso no frio sobre a questão da isenção jornalística.

“Todos os veículos de comunicação primam pela imparcialidade como forma de permitir a quem recebe a informação um raciocínio sem manipulação intracraniana”, disse a pequena criatura que nasceu lá pras bandas da Noruega por volta do século 13.

De fato li isso nos manuais de jornalismo, mas a história confirma exatamente o contrário.

Prova disso, é que um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, a Rede Globo, criou um site em que “revisita sua história com um olhar crítico” e nele reconhece após 50 anos, o erro pelo “apoio editorial ao golpe militar de 64”.

Tá lá pra quem quiser ver.

Da reeleição de Dilma Rousseff pra cá, do aniquilamento da democracia em benefício da cleptocracia, não há debate que ocorra sem questionamentos ao papel da imprensa nesse período.

Uns enxergam manipulação, outros negam.

Peço que psicografem meu ‘te avisei’ quando a Globo e tantos outros conglomerados pedirem desculpas pelo ‘erro’ de apoiar o ‘”o acordo com o STF, com tudo” à ruptura democrática.

Não há imparcialidade do golpe ao caos. Acreditar nisso é como ver duendes.

O ideal de que os dois lados da notícia sejam mostrados para que o leitor/ouvinte/telespectador ou internauta tire suas próprias conclusões nunca foi tão corrompido pela mídia tradicional.

Tem veículo que simplesmente desistiu do jornalismo e o serviço que presta é de assessoria em benefício de determinado grupo de forças políticas.

Há vários, mas vou usar como paradigma o programa Papo de Redação, na rádio FM Parecis, que ontem ao noticiar a greve geral em Porto Velho usou até uma mensagem do líder Movimento Brasil Livre para desqualificar a reação popular.

Não sei se 7 ou 10 mil pessoas foram às ruas, mas sei que foram muitas e diversificadas as vozes.
Como quem foi em todos em todos os protestos contra o golpe, garanto nunca ter visto nas margens do rio Madeira uma marcha com um cardume tão variado de sindicatos.

Gente de Opinião

Como blogueira de posição declarada, poderia atribuir o sucesso da manifestação exclusivamente à esquerda. Prefiro a sinceridade de dizer que foi a participação de gente de todas as correntes ideológicas e partidárias, com interesses comuns, que garantiu o sucesso do ato.

Clique AQUI e leia matéria complenta no BLOG DA LUCIANA

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

Izabela Lima fará pré-show de Lenine no Festival Povos da Floresta

A participação da artista antes do show do pernambucano Lenine, realça a essência do festival criado para conectar a diversidade cultural da Amazô

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Novo clipe das Cunhãs – Meninas da Amazônia alcança 10 mil views em um dia

Lançado no domingo, 16, o segundo videoclipe superou as expectativas das Cunhãs – Meninas da Amazônia e da Produtora Onda, que fez as gravações em a

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)