Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Na Carta de Dilma só faltou trechos de ‘Apesar de Você’


Gente de Opinião

A carta da presidenta afastada, Dilma Roussef, aos senadores e ao povo brasileiro, confirma que ela subiu na prancha, só falta o empurrão aos tubarões.

Reforçar o apelo à realização de um plebiscito para decidir o futuro do país com novas eleições é admitir que não há outra alternativa de ‘convencer’ o Senado a parar o processo de impeachment.

Se insistisse no retorno à presidência a qualquer custo, Dilma condenaria o país à gana do Congresso Nacional que já provou ser insaciável na conjuntura que garante a governabilidade.

Para salvar a democracia, Dilma se resigna à dramática circunstância que não é consenso em suas bases populares de apoio.

“A democracia é o único caminho”, disse.

Os golpistas reagiram com desdém, afinal, a eles também não resta outra alternativa para estancar a “sangria da Lava Jato” senão fingir até o fim, que podem se orgulhar de estar agindo certo por caminhos tortos. Os descarados sabem que estamparão nas fotografias o semblante de quem venceu com meios que não justificam o fim.

A imensa parcela da sociedade que tanto se mobilizou pela aprovação do impeachment, nem cara tem pra poluir as redes sociais festejando a vitória que o mundo inteiro questiona.

Tudo é o que parece a poucos dias da votação definitiva no plenário do Senado, de um lado uma presidente que foi boicotada pelo Congresso Nacional com a ajuda do Supremo e da mídia e, de outro o stablishment que não dá mínima pra valores democráticos e que coloca todos no bolso.

Cabia trechos da música de Chico Buarque ‘Apesar de Você’, composta em 70 e liberada oito anos depois, o que não impediu que se tornasse um hino cantado pelo povo nas ruas como ato subversivo contra a censura.

Quem ‘desiventou’ a democracia vai pagar dobrado cada lágrima rolada de pesar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento

COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento

O rascunho da carta final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reúne uma série de recomendações para acelerar a

Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança

Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança

O movimento que une nove partidos do campo democrático  em Rondônia realizou um grande ato, na chácara da Eucatur, em Jí-Paraná.A caminhada Esperança

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira

Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira

Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)