Domingo, 16 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

LE MONDE: BRASIL É UMA DEMOCRACIA EM DECADÊNCIA


Gente de Opinião

No 247 – ítulo do editorial que o Le Monde dedica neste sábado (27) à crise política no país e aos casos de corrupção que “atordoam os brasileiros”, segundo o jornal francês.

Para o jornal, a condenação de Lula a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, é um novo capítulo da caótica história política do país desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016.

A entrega do passaporte de Lula aos agentes da polícia federal, nesta sexta-feira, é “mais uma humilhação para o ex-sindicalista, símbolo da luta operária na ditadura militar, um dos maiores dirigentes do país e estrela de cúpulas internacionais no auge de sua carreira”, lembra o jornal. Por isso, o destino de Lula, o “pai dos pobres” gera todo tido de reação extrema dentro e fora do país.

Segundo o Le Monde, seus aliados defendem sua inocência e o consideram um “deus”, enquanto, para seus inimigos, ele é um bandido. “Independentemente de algumas manobras judiciais estranhas, não é absurdo pensar que o ex-metalúrgico sucumbiu à tradição clientelista do sistema político brasileiro”, escreve o jornal, lembrando que o escândalo do Mensalão, em 2005, quase custou sua reeleição.

“Sociedade de castas”

Ao mesmo tempo, ressalta o jornal, o mal-estar no país cresce desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A saída da presidente, diz o Le Monde, não serviu “à causa ética prometida pela operação anti-corrupção Lava Jato”, muito pelo contrário. Para o jornal, “a desgraça de Lula mostra um espetáculo lamentável de um velho mundo político em decadência”.

O Le Monde lembra que, no mesmo momento em que os juízes pronunciavam a sentença contra Lula, o presidente Michel Temer, acusado de corrupção passiva, obstrução à Justiça, e participação em organização criminosa, participava da Cúpula de Davos, tentando dar um ar de normalidade à sua gestão.

“Até agora, o chefe de estado conseguiu suspender os processos na Justiça que o visam negociando favores com parlamentares que também são alvo do Judiciário”, diz o texto, lembrando que pelo menos 45 dos 81 senadores foram indiciados por crimes variados. “Lava-Jato só traz à tona práticas bem anteriores a Lula”, ressalta o Le Monde.

O jornal lembra que os escândalos de corrupção no país são dignos de um filme de segunda categoria, e que a imunidade parlamentar é instrumentalizada com um “grande cinismo”. Há alguns meses das eleições, resume o jornal, o Brasil mostra a imagem de uma sociedade de castas, onde os dirigentes não obedecem às mesmas leis que os miseráveis, o que é indigno e perigoso para a maior democracia da América Latina.

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Delegação de Rondônia participa do XI Fórum Social Pan-Amazônico na Bolívia

Delegação de Rondônia participa do XI Fórum Social Pan-Amazônico na Bolívia

O XI FOSPA acontece de 12 a 15 de junho e a delegação de Rondônia é composta por mais de 50 pessoas, incluindo ativistas, indígenas, quilombolas, ribe

A dificuldade de fazer valer o direito à arte e cultura aos cidadãos rondonienses

A dificuldade de fazer valer o direito à arte e cultura aos cidadãos rondonienses

Relembrando Fanon, eu diria que a arte capacita um homem ou uma mulher a não ser estranho em seu meio ambiente nem estrangeiro no seu próprio país.

Projeto estimula leitura e exalta Amazônia como biblioteca de saberes

Projeto estimula leitura e exalta Amazônia como biblioteca de saberes

A máxima filosófica é que ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, sem que tudo tenha se modificado.A missão que embarcamos numa rica porção da Am

Lançamento Songbook Bado: Amazonialidades nos trilhos das canções

Lançamento Songbook Bado: Amazonialidades nos trilhos das canções

A programação cultural que reúne arte, história, música e poesia durante cinco dias na capital é para celebrar a jornada musical de 40 anos do músic

Gente de Opinião Domingo, 16 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)