Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017


Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017 - Gente de Opinião

O Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017, publicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi lançado na última sexta-feira (30), no Centro de Pastoral, em Porto Velho.

O Cimi divulgou a publicação oficial no mês de setembro, mas este encontro para um lançamento oficial reúne diversas lideranças dos povos indígenas para observar os dados dentro da realidade do Estado.

Na ocasião estavam presentes os povos: Karipuna, Guarasugwe, Manaidê, Aikanã, Kwaza, Purubora, Cujubim, Sakirabiat, Tenharim, Diarroy, Oro não, Cassupá, Oro eu, Oro At, Printitim, Migueleno, Tupari, Oron mon, Karitiana, Arara, Oro eu wau wau, Oro waran, Manduca; representantes do Ministério Público Federal de Porto Velho, missionários do Cimi e o presidente nacional do Cimi, dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho.

Publicado anualmente, o relatório é o principal instrumento de denúncia do Cimi, tanto no Brasil como no exterior, sobre a perversa realidade vivida diariamente por estes povos no país. A publicação relata dados sobre diferentes aspectos de violências e violações de direitos praticadas, tanto físicas, como assassinatos, ameaça de morte, homicídio culposo e violência sexual, como simbólicas, que são os casos de racismo, discriminação e abuso de poder.

Durante a apresentação, alguns dados da apresentação foram destacados, como os casos de invasões, assassinatos, tentativas de assassinatos e especialmente de omissão do poder público que tem destaque no estado de Rondônia.

Dom Roque Paloschi, em sua fala agradece aos povos indígenas por serem ousados, serem resistentes e manterem o cuidado com a nossa casa comum.

Confira aqui a publicação do relatório. 

 

Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Coronel Chrisóstomo do PSL de Rondônia pode perder vaga na Câmara Federal por denúncia de candidatura ‘laranja’

Coronel Chrisóstomo do PSL de Rondônia pode perder vaga na Câmara Federal por denúncia de candidatura ‘laranja’

A Ação de investigação Judicial Eleitoral foi ajuizada por Sebastião Valadares Neto (PSC-RO), candidato a deputado federal nas Eleições de 2018, contr

Jair Bolsonaro desautoriza operação em andamento do Ibama contra madeira ilegal em RO

Jair Bolsonaro desautoriza operação em andamento do Ibama contra madeira ilegal em RO

Em vídeo, presidente diz que maquinário não deve ser destruído por agentesFabiano Maisonnave - MANAUSEm vídeo que circula nas redes sociais, o preside

Sinjur ingressa com reclamação contra o TJRO no Conselho Nacional de Justiça

Sinjur ingressa com reclamação contra o TJRO no Conselho Nacional de Justiça

O Processo com o número 0002364-08.2019.2.00.0000 foi distribuído para o Gabinete da Conselheira Maria Iracema Martins do Vale, do Conselho Nacional d

A jurista democrata Lori Lightfoo foi eleita a primeira prefeita negra de Chicago

A jurista democrata Lori Lightfoo foi eleita a primeira prefeita negra de Chicago

DW – A jurista democrata Lori Lightfoot foi eleita nesta terça-feira (02/04), por ampla maioria, prefeita de Chicago. Ela será a primeira negra a coma