Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017


Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017 - Gente de Opinião

O Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017, publicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi lançado na última sexta-feira (30), no Centro de Pastoral, em Porto Velho.

O Cimi divulgou a publicação oficial no mês de setembro, mas este encontro para um lançamento oficial reúne diversas lideranças dos povos indígenas para observar os dados dentro da realidade do Estado.

Na ocasião estavam presentes os povos: Karipuna, Guarasugwe, Manaidê, Aikanã, Kwaza, Purubora, Cujubim, Sakirabiat, Tenharim, Diarroy, Oro não, Cassupá, Oro eu, Oro At, Printitim, Migueleno, Tupari, Oron mon, Karitiana, Arara, Oro eu wau wau, Oro waran, Manduca; representantes do Ministério Público Federal de Porto Velho, missionários do Cimi e o presidente nacional do Cimi, dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho.

Publicado anualmente, o relatório é o principal instrumento de denúncia do Cimi, tanto no Brasil como no exterior, sobre a perversa realidade vivida diariamente por estes povos no país. A publicação relata dados sobre diferentes aspectos de violências e violações de direitos praticadas, tanto físicas, como assassinatos, ameaça de morte, homicídio culposo e violência sexual, como simbólicas, que são os casos de racismo, discriminação e abuso de poder.

Durante a apresentação, alguns dados da apresentação foram destacados, como os casos de invasões, assassinatos, tentativas de assassinatos e especialmente de omissão do poder público que tem destaque no estado de Rondônia.

Dom Roque Paloschi, em sua fala agradece aos povos indígenas por serem ousados, serem resistentes e manterem o cuidado com a nossa casa comum.

Confira aqui a publicação do relatório. 

 

Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Corrupção, oposição e impopularidade: desafios de Bolsonaro para aprovar Previdência

Corrupção, oposição e impopularidade: desafios de Bolsonaro para aprovar Previdência

Proposta de Bolsonaro ainda não foi enviada à Câmara, mas gera articulação de oposição e divide conservadoresCristiane SampaioBrasil de FatoA tradicio

Mulheres lideram 36 blocos de Carnaval empoderados por todo o Brasil

Mulheres lideram 36 blocos de Carnaval empoderados por todo o Brasil

Que as mulheres estão ocupando todos os espaços e mostrando sua potência em todas as áreas, da música à ciência, não é novidade. Mas a gente acha o qu

Acre e distritos de Porto Velho correm risco de isolamento por causa das chuvas

Acre e distritos de Porto Velho correm risco de isolamento por causa das chuvas

O Acre novamente sob risco de isolamento por conta do período chuvoso.Olha como está a BR-364 que liga o Estado vizinho ao restante do país.Os distrit

“A Igreja tem de ficar do lado de quem? Ao lado de quem promove a morte ou de quem busca a vida?”, pergunta bispo

“A Igreja tem de ficar do lado de quem? Ao lado de quem promove a morte ou de quem busca a vida?”, pergunta bispo

Humanitas Unisinos – O grupo de bispos brasileiros que prepara o Sínodo sobre Amazônia, previsto para ocorrer em outubro, em Roma, critica a presença