Porto Velho (RO) domingo, 16 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017


Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017 - Gente de Opinião

O Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017, publicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi lançado na última sexta-feira (30), no Centro de Pastoral, em Porto Velho.

O Cimi divulgou a publicação oficial no mês de setembro, mas este encontro para um lançamento oficial reúne diversas lideranças dos povos indígenas para observar os dados dentro da realidade do Estado.

Na ocasião estavam presentes os povos: Karipuna, Guarasugwe, Manaidê, Aikanã, Kwaza, Purubora, Cujubim, Sakirabiat, Tenharim, Diarroy, Oro não, Cassupá, Oro eu, Oro At, Printitim, Migueleno, Tupari, Oron mon, Karitiana, Arara, Oro eu wau wau, Oro waran, Manduca; representantes do Ministério Público Federal de Porto Velho, missionários do Cimi e o presidente nacional do Cimi, dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho.

Publicado anualmente, o relatório é o principal instrumento de denúncia do Cimi, tanto no Brasil como no exterior, sobre a perversa realidade vivida diariamente por estes povos no país. A publicação relata dados sobre diferentes aspectos de violências e violações de direitos praticadas, tanto físicas, como assassinatos, ameaça de morte, homicídio culposo e violência sexual, como simbólicas, que são os casos de racismo, discriminação e abuso de poder.

Durante a apresentação, alguns dados da apresentação foram destacados, como os casos de invasões, assassinatos, tentativas de assassinatos e especialmente de omissão do poder público que tem destaque no estado de Rondônia.

Dom Roque Paloschi, em sua fala agradece aos povos indígenas por serem ousados, serem resistentes e manterem o cuidado com a nossa casa comum.

Confira aqui a publicação do relatório. 

 

Fonte: PASCOM Arquidiocese de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Meritocracia por grau de parentesco na política

Meritocracia por grau de parentesco na política

Sugeri que recusasse título honorífico na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Processos sobre magistrados em redes sociais são arquivados pelo CNJ

Processos sobre magistrados em redes sociais são arquivados pelo CNJ

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (11/12), arquivar os pedidos de providências instaurados contra 11 magis

Começa hoje a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Começa hoje a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Programação 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – Porto Velho 10 a 14 dez – SENAC – Rua Tabajara, 539 – Bairro Panair – Porto Velho16 dez – Espaço Cu

Rumo às origens na 1ª Excursão Uruapiara - Festejo centenário de São Sebastião

Rumo às origens na 1ª Excursão Uruapiara - Festejo centenário de São Sebastião

O produtor Cultural Marcelo Maciel Nunes (idealizador e coordenador da excursão) , em parceria com o Instituto Minhas Raízes, da comunidade de Nazar