Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

CASSAÇÃO PROVA QUE CUNHA TINHA OS PÉS DE BARRO


Gente de Opinião

“A cabeça era de ouro, o peito e os braços, de prata e o ventre e os quadris, de bronze. As pernas de ferro se apoiaram em pés feitos de uma mistura de ferro e barro. De repente, uma grande pedra, cortada sem ninguém tocar nela, esmagou os pés da estátua, e então esmagou o resto da imagem. O que restou da estátua foi levado pelo vento, mas a pedra se tornou em uma montanha que encheu a terra toda.” (Daniel 2:31-35)

Nada mais conveniente que essa passagem bíblica pra resumir a queda de Eduardo Cunha, o gigante que se espatifou confiando numa base tão frágil.

Ele emporcalhou a política brasileira, violou o regimento interno da Câmara dos Deputados, a Constituição Federal ao aceitar um pedido de impeachment sem crime de responsabilidade e foi o principal responsável pela ruptura democrática no país.

Foi de uma ardileza ímpar em manietar parlamentares sem a menor preocupação com a estabilidade econômica e política do país. Não há como dissociar Eduardo Cunha de tudo que aconteceu de ruim desde a eleição de Dilma Roussef e de tudo o que ainda está por vir.

Aquele a quem como súditos contemplavam de baixo pra cima, desmoronou com olhares impiedosos de cima pra baixo. A base que sustentou o megalômano não suportou a pressão popular que como a pedrinha do sonho de Nabucodonosor tomou proporção destruidora. É o oposto de Dilma Roussef, a quem perseguiu implacavelmente e que segue sustentada por uma base sólida.

Não foi rápido, nem fácil, mas a implosão do falso ídolo fortalece a mentalidade de que a política jamais deve servir a golpes à democracia. Nada de bom se extrai do mau exemplo, nem existe bandido útil, nem a vingança deve balizar a ação legislativa.

Eduardo Cunha não saiu pequeno desse episódio pavoroso, como político, simplesmente se esfarelou. Caso cumpra a ameaça de delatar seus julgadores, nem por isso sua imagem se reconstituirá.

Gente de Opinião

Aquele que muito e a muitos conquistou com arrogância, prepotência e petulância virou ruína.

É imprevisível o que será revelado sobre os escombros com tantas muralhas e torres e jardins que Cunha ergueu em décadas na política.

Quando Cunha desmoronou, o relógio marcava 0h18, num dia 13.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.O even

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

O objetivo da expedição literária é o incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação ao longo de 1300 km entre os rios Madeira, Amazonas e Negro

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)