Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 - 13h53

O desfile do bloco mais democrático da capital está marcado para o dia 24 de fevereiro.
O Pirarucu Do Madeira faz sua folia popular uma semana antes do período momesco para que os foliões de todos os blocos participem.
A cada ano um elemento ou manifestação cultural do Brasil é exaltado com marchinha ou frevo e alegoria.
Agora é a vez de destacar nas ruas a importância histórica das Escolas de Samba da capital que resistem ao tempo e ao desprezo do poder público.
As que nasceram praticamente junto com Porto Velho também serão lembradas.
Os blocos tradicionais foram tema do desfile de 2018 e entre eles, alguns que deram origem às escolas de samba.
É a força da tradição, memória e identidade carnavalesca da cidade e do povo que o Pirarucu exalta.
“Este ano de crise profunda tomamos uma decisão difícil, a de recusar apoio da prefeitura com carro de som e banheiros químicos. Apesar de sustentarmos que é dever do poder público fomentar a cultura popular, optamos por demonstrar solidariedade às valiosas escolas de samba que não desfilarão por mesquinhez e ignorância”, disse, o presidente Ernande Segismundo.
O desfile será no circuito da Pinheiro Machado, a partir das 16 horas, ao lado do Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho.
Com estandartes serão homenageadas as escolas mais antigas e mais recentes: Deixa Falar, O Triângulo Não Morreu, Unidos Do Guaporé, Os Pobres do Caiari, Diplomatas do Samba, Asfaltão, São João Batista, Unidos Da Castanheira, Armário Grande, Império do Samba, Unidos do Areal. Mocidade Independente do KM 01, Boto Verde e Rosa e outras.
O bloco não vende abadá, não usa cordas para separar foliões e a banda Puraqué toca com os pés no chão com o apoio de um pequeno carro de som.
“A cultura popular sempre vai sobreviver aos avanços obscurantistas. Convido todos à folia de paz, alegria, fantasias e cores em mais um carnaval popular de tradição”, finalizou Segismundo.
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento
O rascunho da carta final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reúne uma série de recomendações para acelerar a

Deputada Cláudia de Jesus destaca importância da união do campo progressista na Caminhada Esperança
O movimento que une nove partidos do campo democrático em Rondônia realizou um grande ato, na chácara da Eucatur, em Jí-Paraná.A caminhada Esperança

Projeto Conectando Periferias leva cultura hip-hop a escola no Orgulho do Madeira
Evento destaca a música rap com shows de artistas do Acre e diferentes cidades de Rondônia, além de palestra do renomado rapper Eduardo TaddeoO pro

Izabela Lima lança músicas do EP autoral que celebra 25 anos de carreira
Já está disponível em todas as plataformas digitais de música a primeira das cinco faixas do EP CANTO EM MIM, primeiro trabalho autoral da cantora
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)