Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA ANUNCIA CARNAVAL TRADIÇÃO


 
O bloco mais democrático e tradicional de Porto Velho reforçou a orquestra Puraqué com instrumentos de sopro e desfila com três vocais esse ano: Nilson, Priscila e Waldson. 
 
O repertório inclui marchinhas próprias, de outros blocos tradicionais, as que compõem o acervo cultural brasileiro e também muito frevo. BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA ANUNCIA CARNAVAL TRADIÇÃO - Gente de Opinião
 
“O tempo não passa para o que é bom. Muito sucesso de carnaval já caiu no esquecimento, mas os clássicos de Chiquinha Gonzaga, Mário Lago, Braguinha, Lamartine Babo e os frevos de Capiba a Alceu continuam arrastando foliões”, disse Ernande Segismundo, presidente do bloco.
 
Os bonecos gigantes de carnavalescos históricos da Capital, Dona Marise Castiel, Bola Sete e Manelão também foram embelezados. Junto com pierrôs eles atraem o público infantil e tornam o bloco acessível a todos, promovendo um desfile de paz e alegria. Não há trio elétrico, nem cordas ou abadás, mas apenas um carro de som pequeno a seguir a orquestra que desfila no chão.
 
É uma característica marcante do bloco exaltar a cultura popular com marchinhas e frevos e também com elementos de folguedos tradicionais de várias partes do país. O frevo e o maracatu estão presentes desde o primeiro desfile, assim como os bonecos gigantes de figuras ilustres do carnaval de Porto Velho, como Bola Sete, Dona Marise Castiel e Manelão. Em 2015, o bloco desfilou com adereços do Arraial do Pavulagem, de Belém do Pará.
Agora os foliões vão conhecer a dança do Cavalo Marinho, executada com arcos. É um folguedo da Zona da Mata pernambucana que é considerado patrimônio imaterial da cultura brasileira.
“Nossa intenção é usar esses elementos pra dar cor e movimento ao desfile, mas principalmente, fazer com que o folião conheça esses folguedos que integram nosso acervo cultural”, disse o presidente Ernande Segismundo.
O bloco desfila no dia 31, a partir das 16 horas, com saída ao lado do ginásio Cláudio Coutinho. Não tem cordas, nem trio e também não comercializa abadás. O Pirarucu desfila com a orquestra Puraqué que arrasta o público em coro pelas ruas do centro da cidade.
 
Luciana Oliveira
Empresária e jornalista 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.O even

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

O objetivo da expedição literária é o incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação ao longo de 1300 km entre os rios Madeira, Amazonas e Negro

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)