Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Basta: Cresce número de processos de feminicídio e de violência doméstica em 2018


Basta: Cresce número de processos de feminicídio e de violência doméstica em 2018 - Gente de Opinião

Os últimos anos têm sido marcados pelo aumento no número de casos de feminicídios que chegam ao Poder Judiciário. Desde 2016, quando esses crimes passaram a ser acompanhados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a quantidade de processos só cresce. Em 2018, o aumento foi de 34% em relação a 2016, passando de 3.339 casos para 4.461.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8/3), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Acesse aquios dados completos, por estado.

Os tribunais de Justiça também perceberam crescimento no número de processos pendentes relativos à violência contra a mulher. Em 2016, havia quase 892 mil ações aguardando decisão da Justiça. Dois anos depois, esse número cresceu 13%, superando a marca de um milhão de casos. Os dados dos tribunais foram consolidados pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ).

O número de sentenças de medidas protetivas aplicadas também apresentou mudança. No ano passado, foram concedidas cerca de 339,2 mil medidas– alta de 36% em relação ao ano de 2016, quando foram registradas 249,5 mil decisões dessa natureza.

A publicação de relatórios analíticos e dados relativos a esse tema pelo DPJ está prevista na Resolução CNJ nº 254/2018 do CNJ, que criou a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Uns lutam, outros não ajudam e ainda atrapalham

Uns lutam, outros não ajudam e ainda atrapalham

Se alguém viu algum parlamentar de Rondônia no ato unificado em defesa da educação, me diga que corrijo a crítica.As ruas do centro da capital foram t

Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação

Rondônia terá paralisação e protesto em dia de mobilização nacional pela educação

A manifestação unificada foi aprovada em assembleias com professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e do Instituto  Federal d

Virei colecionadora de gente sensata

Virei colecionadora de gente sensata

Uma vez fui fazer reportagem num clube de tiro e tentei acertar um pato de madeira.

Supremo banquete e luxo, uma farra gastronômica

Supremo banquete e luxo, uma farra gastronômica

Exploda-se!Foi o que o STF decidiu sobre questionamentos do Ministério Público e críticas pela ostentação na compra de comida e bebida para servir a c