Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A jurista democrata Lori Lightfoo foi eleita a primeira prefeita negra de Chicago


A jurista democrata Lori Lightfoo foi eleita a primeira prefeita negra de Chicago - Gente de Opinião

DW – A jurista democrata Lori Lightfoot foi eleita nesta terça-feira (02/04), por ampla maioria, prefeita de Chicago. Ela será a primeira negra a comandar a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos e foi eleita com 73,8% dos votos, derrotando a também negra e democrata Toni Preckwinkle, presidente do Partido Democrata em Illinois.

“Hoje nós não apenas fizemos história, mas iniciamos um movimento de mudança”, disse a nova prefeita, de 56 anos, que é ex-procuradora federal e advogada, em discurso ao lado da esposa e da filha. Lightfoot será também a primeira mulher abertamente homossexual a governar a cidade.

Desde 1837, a cidade, hoje com 2,6 milhões de habitantes e conhecida por uma forte divisão racial, havia eleito somente um prefeito negro e somente uma prefeita.

A nova prefeita, que nunca ocupou um cargo público e se apresentou como outsider durante a campanha, assumirá uma cidade com altas taxas de criminalidade, brutalidade policial, corrupção endêmica, déficit financeiro e falta de recursos para a educação pública.

“Quando começamos nossa campanha, ninguém confiava nas nossas possibilidades. Agora, vejam aonde chegamos”, acrescentou a prefeita eleita, que prometeu colocar “os interesses de todos os moradores da cidade acima dos interesses de alguns poderosos”.

Em 2018, Chicago registrou 561 assassinatos, cem a menos do que no ano anterior, mas mais do que Nova York e Los Angeles – as duas maiores cidades dos Estados Unidos – juntas.

Preckwinkle reconheceu a derrota já na noite de terça-feira. “Esta é claramente uma noite histórica, pois, até pouco tempo atrás, duas mulheres negras num segundo turno para a prefeitura seria algo impensável”, declarou a candidata derrotada, que é política de carreira e vista como representante do establishment.

As duas candidatas, ambas da ala esquerda dos democratas, competiram com programas reformistas progressistas e promessas de fazer uma limpeza no governo da cidade e reduzir as desigualdades econômicas.
Participaram do segundo turno apenas 29% do 1,5 milhão de eleitores, número bem abaixo dos 34% que haviam comparecido às urnas em fevereiro, quando houve o primeiro turno, com 14 candidatos na disputa.

Lightfoot sucederá Rahm Emanuel, ex-chefe de gabinete do presidente Barack Obama. Ele decidiu não tentar o terceiro mandato após ter a imagem política arranhada no caso Laquan McDonald. Em 2014, um policial branco efetuou 16 disparos contra McDonald, um negro de 17 anos que portava um faca. Meses depois, a divulgação de um video que mostra a morte do jovem inflamou a população e desencadeou meses de protestos. Emanuel foi acusado de tentar encobrir o caso. Em janeiro deste ano, o policial foi condenado a seis anos e nove meses de prisão.

LE/efe/ap/afp

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Coronel Chrisóstomo do PSL de Rondônia pode perder vaga na Câmara Federal por denúncia de candidatura ‘laranja’

Coronel Chrisóstomo do PSL de Rondônia pode perder vaga na Câmara Federal por denúncia de candidatura ‘laranja’

A Ação de investigação Judicial Eleitoral foi ajuizada por Sebastião Valadares Neto (PSC-RO), candidato a deputado federal nas Eleições de 2018, contr

Jair Bolsonaro desautoriza operação em andamento do Ibama contra madeira ilegal em RO

Jair Bolsonaro desautoriza operação em andamento do Ibama contra madeira ilegal em RO

Em vídeo, presidente diz que maquinário não deve ser destruído por agentesFabiano Maisonnave - MANAUSEm vídeo que circula nas redes sociais, o preside

Sinjur ingressa com reclamação contra o TJRO no Conselho Nacional de Justiça

Sinjur ingressa com reclamação contra o TJRO no Conselho Nacional de Justiça

O Processo com o número 0002364-08.2019.2.00.0000 foi distribuído para o Gabinete da Conselheira Maria Iracema Martins do Vale, do Conselho Nacional d

   Universidade Federal de Rondônia (UNIR)  se une à luta dos Povos Indígenas com campanha de arrecadação de alimentos

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se une à luta dos Povos Indígenas com campanha de arrecadação de alimentos

A iniciativa é para dar suporte a cerca de 250 indígenas de Rondônia, do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso que estarão em Porto Velho na próxi