Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei...


 Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de Opinião

Frase de hoje:
 

“Mulher que participa da política
e bate como homem,
tem que apanhar como homem também”

 

– Alberto Fraga do DEM–DF para Jandira Feghalli do PCdoB RJ em sessão tensa na Câmara dos Deputados.

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de Opinião

As fotos de Lula Marques (acima)  não mentem
As fotos de Lula Marques (acima)  não mentem

As fotos de Lula Marques (acima) não mentem.

As fotos de Lula Marques (acima)  não mentem.
As fotos de Lula Marques (acima)  não mentem

1-Golpe de mestre

Um puxão de orelha público dado com a marca da frieza desconcertante do matreiro Eduardo Cunha e o pragmatismo político do PMDB – que parece dividido – foi mais uma vez confirmado, levando o governo a uma vitória magra na aprovação do plano de ajuste fiscal. O PMDB parece um saco de gatos, mas ontem deu uma lição em Lula, no presidente do PT e mostrou-se como a força confiável da presidente Dilma. De lambuja ganhou a simpatia da militância petista jogando para a torcida e dando adeus à CUT. Um golaço.

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de Opinião

2-Sinais trocados

Se o PT der mole vai acabar promovendo a paz entre Dilma, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e afastar-se cada vez mais da presidente. A lambança começou com o ajuste fiscal, mal vendido mal comprado pelo PT. Jogado nas costas do Congresso, caberia a PT e PMDB pegarem na alça do caixão. O PT dividido soltou a alça e Lula no programa eleitoral trocou os sinais e tentou enterrar o morto vivo. Deu errado! Além do panelaço, o PMDB de Cunha abespinhou-se e cobrou coerência do PT, colocando-se como coadjuvante do enterro e não o familiar do defunto. Serviu o presunto meio passado ao PT como garçom e não comensal. 

3-Vitória magra...

Mas vitória. Tamanho? Isso ainda depende da avaliação e recepção do mercado, esse ente imprevisível que fala via gráficos com o sobe e desce de ações na Bolsa de Valores. Mas o PMDB foi o grande vitorioso ao exigir do PT coerência com sua condição de partido líder da base do governo, o que acabou ocorrendo. Convenhamos que o ajuste fiscal, imprescindível, é controverso entre políticos e a votação – 252 votos pró e 227 contra – mostrou isso. A MP 665 aprovada na sessão de ontem foi editada em dezembro junto com a MP 664 e deve ser aprovada na sequencia. Mas o PT e a CUT saíram chamuscados no episódio.

4-“Bafão” democrático geral

Para fechar o assunto, três eventos “bafônicos” na sessão tumultuada de ontem. Um panelaço organizado por um hilário grupo de deputados, o protesto criativo dos sindicalistas barulhentos que faziam a torcida contra a MP 665, que despejaram uma chuva de cópias de notas de dólares com as caras de Lula, Dilma e Vaccari e por fim um bate-boca envolvendo mais uma vez a deputada Jandira Feghalli e mais uma vez com o apelo da questão de gênero. Jandira pegou pela proa desta vez um truculento deputado que a encarou.

5-Abrindo as caixas pretas

Aproveitando a PEC da Bengala, a indicação do Dr. Fachin para o STF ou a ADIN de Rondônia contra a ALE sobre a nomeação de conselheiros do TCE, dentre outras motivos, o Brasil poderia olhar o modelo para as indicações ao poder judiciário, órgãos de controle, agências reguladoras, estatais e órgãos públicos com grandes orçamentos como o DNit que trazem revelações de atos e conversas pouco republicanas dando margem a dúvidas sobre a lisura nas escolhas. Pode até estar tudo certo, mas cautela e canja de galinha, não fazem mal a ninguém. No serviço público é vital oxigenar processos e dar transparência aos atos.

6-Fim de papo

O TRE-RO absolveu por unanimidade o governador Confúcio Moura e seu vice Daniel Pereira. Estão livres da acusação que já havia lhes tirado o mandato. Fim de papo. Agora é trabalho duro para os dois e, claro, com o olho vivo em outros processos que estão na fila. Passado o pior momento creio que permanecerão no cargo ad eternum e mais três dias, ou seja, até o final do mandato para o qual foram eleitos. 

7-Prevenir ou remediar?

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de Opinião

CCM/CCL. Você assim como eu e a quase totalidade das pessoas que utilizam a BR 364 sequer imagina que essa sopa de letrinhas tem tudo a ver com a buraqueira da tal estrada – espinha dorsal de Rondônia. Mas, se nada sabemos de sopa de letrinhas, todos sabemos que prevenir é melhor que remediar e que antes de pagar é preciso ter certeza de que o serviço foi bem feito, dentro contratado e que as garantias serão honradas. CCM/CCL vem a ser o consórcio que fez a recuperação da BR 364 há menos de um ano já tendo recebido 97 dos R$111 milhões da prestação do serviço. Já temos os buracos que serão objeto de nova licitação, novo rolo, mas o CCM/CCL quer a grana que falta e que tenho certeza será paga. É osso!


 

8-Onde há fumaça...

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de OpiniãoNesta sexta feira o CAEX/GAECO, chegou, baixou e saravou na cidade de Cacoal fazendo um estrago nas hostes políticas. Prisões além de inúmeros de focos de corrupção para serem investigados, uma zoeira na sociedade e ao que tudo indica tem de tudo. Quando as cabas se acalmarem e a fumaça baixar veremos o tamanho do rombo. As notícias dão conta que no meio do rolo só não existe santo, apesar de ter padre.

9-Não há vácuo de poder

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei. Hoje é bem mais que isso em função do vácuo deixado por Dilma e o PT. Contudo, com o novo cenário os cardeais procuram delimitar como feras seu território, em função de espertezas e acordos políticos. Vejam: com a saída de Sarney, Renan assumiu a cadeira, mas perdeu as rédeas da Câmara de Deputados onde se instalou por méritos próprios, Eduardo Cunha derrotando Dilma, PT e parte do PMDB. No capão do PMDB há vaga para mais gente: Jucá, Raupp, Lobão, Sarney, Requião e até o pomposo Temer estão nos cascos. A guerra vai ser sangrenta. Te cuida Cunha. 

10-Quem diria...

Por anos o PMDB cultivou o papel de amigo do rei... - Gente de Opinião

O PMDB dando lições de moral e esperteza política em Lula, Dilma, CUT e na oposição. Tá dominado!

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d