Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 14/03


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

 

"Se crescermos 5%, vamos nos deparar com o gargalo do apagão elétrico. O que for irreal não será aprovado. Não vou apoiar nada que possa parecer a venda de gato por lebre". Senador José Agripino do PFL.

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Trânsito:

Todos os proprietários de veículos automotores devem pagar o DPVAT sem exceção. Carretas, reboques e semi-reboques não pagam, por não possuírem motor. Proprietários de veículos roubados ou que tiveram perda total (por motivo de incêndio ou colisão, por exemplo) devem solicitar ao DETRAN a baixa do veículo do seu cadastro ativo, para interromper a cobrança. O veículo inadimplente com o DPVAT não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas. Amanhã tem mais DPVAT.

 

02-Apagão legislativo:

O governo manobrou rápido e impediu a instalação da CPI do Apagão Aéreo, mas a oposição acabou atravessando o avião na pista e aí a manobra que seria perfeita não teve conclusão. Hoje o STF decide o seu destino. O filme é velho, o governo morre no fim, o STF não vai impedir mas, enquanto não julga, a oposição trava a votação na Câmara e aí pode tomar uma bola nas costas com a CPI do Metrô em São Paulo. Que as duas sejam abertas. Buraco no ar e buraco no chão.

 

03-Impunidade legalizada:

Corre em regime de urgência a PEC que cria foro privilegiado a ex-autoridades. Se aprovada, os ex-qualquer coisa serão julgados pelo STF, ex-prefeitos pelos TJs e ex-governadores, pelo STJ e 10 mil ações desaparecem como por encanto. O Congresso se preocupa com o "patrulhamento da imprensa".  "A imprensa vai focar na questão, mas temos que discutir com a sociedade", disse Chinaglia. São do contra, a OAB, a imprensa e a sociedade. A favor só o político safado, que é quase pleonasmo. Isso é legalizar o crime. Isso é criar uma casta. Isso é sacanagem com o povo. 

 

04-Ping-pong ou xadrez?

Reunida ontem em Brasília, a Executiva Nacional do PT decidiu não indicar mais nomes para integrar o ministério de Lula. Em relação ao caso de Marta Suplicy, o partido apenas desistiu de continuar reivindicando as pastas das Cidades e da Educação. Aceitou o ministério oferecido por Lula, o do Turismo, mas devolveu ao presidente a decisão de convidar Marta ou qualquer outro petista que julgue talhado para ocupar o cargo. Ao que parece, Lula ficou em xeque e pode ser compelido pela conveniência política a nomear Marta Suplicy para o ministério do Turismo. 

 

05-Uma justiça de morte:

Pesquisa feita pelo Idum Instituto de Defesa dos Usuários de Medicamentos constatou que 400 remédios tiveram os seus valores reajustados. Há casos em que os aumentos, ocorridos entre abril de 2006 e março de 2007, chegaram a 50%. Os aumentos atingiram iaté os remédios cujos preços são "monitorados" pelo governo. Mas nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado e a justiça fez a sua parte. Em recente decisão o STF isentou o Estado de fornecer gratuitamente medicamentos especiais de uso contínuo aos pobres. Para a OAB a medida é de exclusão. Pobre não pode mais adoecer. Para mim a medida é de morte.

 

06-Descobrindo tarde:

O papa Bento XVI falou sobre o celibato, condenou o divórcio e o segundo casamento, taxando-o de "praga do ambiente social contemporâneo". O chute foi na trave. Quase acerta. Sobre celibato não entendo e portanto não comento. Se bem que celibatário falar sobre casamento é bem complicado. Mas, ao falar que o segundo casamento é uma praga, o Papa foi injusto. A praga às vezes é o primeiro casamento, ou o que sobra dele depois da divisão. Sem o foco religioso, sou inclinado a crer que o segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a razão. Por experiência própria.

  

07-Aposentadoria aos pouquinhos:

Antigamente era assim: Você trabalhava um tempo e depois se aposentava, recebendo os frutos daquilo que investiu durante sua vida útil. Os tempos mudaram, criaram as fraudes e como a corda só quebra do lado fraco, ais de 2,2 milhões de aposentados por invalidez nos últimos dois anos terão que entrar na fila para fazer novos exames médicos. Só depois disso, o governo decidirá se eles ficam aposentados ou voltam ao trabalho. Mas como tudo que é ruim pode piorar, a partir de agora, os aposentados serão reavaliados de dois em dois anos. E tome fila de velhinhos, cadeirantes, hipertensos, etc. Uma lástima.

 

08-Me engana que eu gosto:

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao justificar a criação de um novo canal de TV estatal, disse que o governo precisa de mais espaço na mídia para discutir projetos de interesse público, como o biodiesel, do que os 30 segundos de que dispõe no noticiário das emissoras comerciais. Mentira grossa. Nunca foram 30 segundos e mais: que discussão pode haver a partir de alguém martelando uma mensagem na minha cabeça? Vou no popular: É cabide de emprego e palanque eletrônico. Só falta aparecer outro gaiato dizendo que é a BBC brasileira. Passa fora!

 

09-Me dá um dinheiro aí:

Como parte do esforço para arrumar dinheiro para investimentos previstos no PAC, o governo apresenta hoje um plano para apressar a cobrança de dívidas com a União, que somam R$ 600 bilhões. O torniquete que vem aí é cruel. Inclui o bloqueio de bens de devedores, sem autorização judicial e prevê a negociação direta com o governo, com descontos de multas e juros. O rapa é geral. Já tem ceguinho assustado, mudando de porta de igreja.

 

10-Bate cabeça irmão, bate cabeça:

Ao falar no Senado sobre o PAC, o ministro  Mantega previu juros reais de 5% anuais até 2010 e disse: "O BC tem, sim, de cumprir a meta de 4,5%. Isso será determinado ao BC". Horas depois, após reunião no Ministério da Fazenda, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles afirmou: "Todo Banco Central sempre mira o centro da meta. É isso que fizemos nos últimos quatro anos". Ele disse não encarar as declarações de Mantega como pressão.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu