Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/11/10


 

"Se os países mais ricos não estão consumindo a contento, e todos querem lastrear a economia nas exportações, o mundo vai à falência, porque precisa de alguém pra comprar. Se todo mundo só quiser vender, como vai ficar o Ceará?" – Lula no G20. Respondo: vende o Ciro Gomes.

01-Vai faltar cadeia na Bahia

A decantada preguiça baiana vai ser coisa do passado. O que tem de mão ligeira na terrinha não tá no gibi. A PF prendeu até agora sete prefeitos e no total 46 espertos já estão vendo o sol nascer quadrado. A operação Carcará – também com esse nome meu rei... quem guenta? – cumpriu 82 mandados de busca e apreensão e 46 de prisão. Na rede do xaréu além dos prefeitos, tem peixões como secretários, servidores e empresários. Aviso aos navegantes: por trás estavam além da PF, a CGU e o MPF. Sabe como é isso: começa ali, respinga lá, e os ninjas na cola, até que um dia a casa cai. Aliás, sempre cai. 

02-Quem quer dinheiro?

O bordão criado por Silvio se ajustou a ele como uma luva. Depois da série de picaretagens contábeis que consistia basicamente em repassar a carteira de crédito do Banco Panamericano e não dar baixa, “o homem do Baú” foi girar a roda. Socorrido pelo fundo de ajuda a bancos, Sílvio entregou seu patrimônio no valor de R$2,7 bilhões, formado por empresas inclusive o SBT, para garantir o empréstimo de R$ 2,5 bilhões. O pepino é enorme, respinga na CEF, sócia minoritária do banco e acendeu as luzes amarelas do BC sobre outros malinos.

03-Falha nossaaaaa...

Dia desses ao entrevistar o mandachuva do FestCine Amazonia, Jura, afirmei que Rondônia já havia criado a lei e, por conseqüência o conselho de cultura e o Funcultural. Errei feio véio. Desatento ou, traído pela vontade, me baseei no que ocorreu no Acre. A luz vermelha veio da coluna do Zekatraka alguns dias antes da entrevista. Zekatraka é catimbozeiro. Viu e falou antes do erro. Como vê antes e sabe das coisas, vai falar sobre o tema no Câmera 11 (Clique Aqui). É de lei Zé.

04-Barril de pólvora

O “bruxo” Carlos Sperança, antenadíssimo, traz o assunto à baila em sua “Sem Papas na Língua”. Com base num levantamento da Folha de Rondônia, Carlão coloca a coisa nua e crua. Final de um ciclo político, governador novo batendo à porta, festas de fim ano e carnaval logo ali, gente com mais dinheiro no bolso e a droga continua rolando solta. Das cadeias sairão os indultados cheios de boas intenções e o cidadão – o lado mais fraco – já se prepara para o embate. 750 novos PMs vão para as ruas. Se a inteligência trabalhou antes, iremos ver.  

05-Chorando baixinho

O governador eleito Confúcio Moura, que está rodando pelo Brasil, chorou suas pitangas pelo blog - http://confuciomoura.blogspot.com/- preocupado com o jeito de andar do governo que está de muda. Passarinheiro, Confúcio sabe que passarinho de muda não canta ou não deveria. Não canta, não cria despesa, enfim, respeita a transição. Como nada pode fazer, Confúcio admoesta e recita Drummond: “No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho...” A vida às vezes é tão dura que nem mesmo a poesia nos alenta.

 

06-Chorando em alto e bom som

A nota é destaque do Zé Carlos no Banzeiros e apenas a complemento para registrar o aniversário de Estela Casara. Isso é presente. Seu filho, o beradeiro Lito trouxe o grupo Choro de Minas, do qual faz parte para a festa mas, com seu coração que só rivaliza em tamanho com o seu talento, Lito vai dar uma palhinha pra nós, sábado à noite no Espaço Cultural e relembrar o Chorinho na Calçada. Mais assanhados que mico de cego, nós, amantes da boa música, da noite, do Lito, do santo mé, iremos beber, alguns literalmente, do bom chorinho.    

07-Enem: a lambança aumenta

"É um trem desgovernado" que deve ser parado para evitar que "descarrilhe", disse o procurador da República Oscar Costa Filho. Ele pediu que o Enem seja cancelado, por conta das medidas do MEC: aplicação de nova prova só para quem teve problema com as provas amarelas e permitir que os candidatos digam a ordem de correção. “Uma nova prova só para alguns viola o princípio de igualdade do concurso” e o ministro pode responder por improbidade e crime de responsabilidade por atentar contra "lisura do concurso público" caso coloque em prática as iniciativas anunciadas. E já se fala em licitação dirigida.

08-Mentiras por todo lado

Nunca se mente tanto antes de uma eleição, durante uma guerra e depois de uma pescaria. Da eleição temos como resultado prático a idéia de ressuscitar a CPMF. Da guerra – a cambial – o resultado pífio que o G20 costurou e que vai dar em nada. Da política interna o “espreme gato” dos partidos que apoiaram a candidatura Dilma por um naco maior de poder. De pescaria cada um conta a sua. Vejam o Sílvio Santos: pego na rede, se faz de peixe e adota a linha que Lula inaugurou: “Eu não sabia”. No Brasil de hoje, a mentira tem pernas longas.

09-Ser vice é...

Lula está fora do Brasil participando do encontro do G20, o seu vice, José de Alencar já estava internado e agravou a situação de saúde quando foi vitimado por um infarto. Na linha de sucessão, o presidente da Câmara, o Michel Temer, estava em Buenos Aires. Como estamos em tempo de paz, o país ficou acéfalo e, seguindo a linha de sucessão, o presidente do Congresso nem deu as caras. Ora, já que é assim, para que o vice? De Seul, Lula deu pitaco sobre o Enem e despachou eletronicamente. Não por acaso, o vice mora no Jaburu, nome da ave pouco vista, consome muito, voa alto e não canta. Assim como o vice.  

10-Raupp no Via Sat

O programa Via Sat deste sábado (13), pela TV Candelária para todo o estado de Rondônia, entrevista o senador Raupp. Na pauta, o processo de ação penal por suposta prática do crime de falsidade ideológica nas eleições de 1998, sua ascensão ao comando do PMDB a partir de janeiro, a participação do PMDB no futuro governo Confúcio e no governo Dilma. Como é a praxe do programa, no último bloco o senador responde os questionamentos dos telespectadores. Via Sat ao vivo, sábado, pela TV Candelária – Rede Record. Imperdível.
   

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 

  

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)