Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 09/08/10


Frase do Dia:

 

"Ao invés de trazer a mulher, Lula devia trazer o Ahmadinejad" Abraham Yehoshua, escritor israelense, sobre a iraniana condenada à morte.

 

POLÍTICA & MURUPI 09/08/10 - Gente de Opinião01-Números não mentem

Sérgio Pires comenta em sua coluna Primeira Mão “Números que falam por si mesmos: a Assembléia de Rondônia tem um orçamento de cerca de 11 milhões de reais/mês. Pagando todas as contas em dia, pagando dívidas – algumas delas que vinham desde 1983 – e com um controle rígido das finanças, o legislativo economiza e devolve aos cofres do governo pelo menos 2 milhões de reais todo o mês.” Fiquei curioso sobre tais dívidas. Verdadeiras ratazanas atuaram na ALE mas, dívidas desde a sua criação e só pagas agora é muito estranho. Tudo bem. Números não mentem, mas um “beiço” com mais de 20 anos gerado em 1983, ano de criação da ALE, vamos combinar: é caso para polícia, MP, justiça, etc. 

 

POLÍTICA & MURUPI 09/08/10 - Gente de Opinião02-Difusão de conhecimento

A Santo Antônio Energia usou o espaço do Shopping Rio Madeira para levar conhecimento à população. Das escavações feitas para implantação da usina saíram verdadeiros tesouros arqueológicos, que ajudam a contar a nossa obscura história. É um lado positivo do impacto ambiental. Se contarmos os outros impactos positivos nas áreas da segurança, geração de emprego, saúde, infraestrutura urbana, geração de impostos ou mesmo a mudança no estilo da cidade, é fácil ver que acertamos na loteria ou recebemos um milagre de Santo Antonio. E não fica nisso. A primeira turma do Acreditar Júnior foi diplomada, seguindo os passos dos pais. E a “tchurma” que vê e não enxerga ainda procura cabelo em couro de bagre... Ô raça!

 

Gente de Opinião03-Diversionismo ou diversão mesmo?

Em eleições não faltam piadas e a primeira é oficial: a campanha só começa depois da data que o TSE determina. Antes só a pré-campanha – e a gente sacaneia com os portugueses, ô pá. Outra piada é a declaração de bens, mais furada que tábua de pirulito. Num ambiente assim, pinta de tudo. Alguns candidatos com milionárias campanhas na rua dizem que até agora pouco arrecadaram e quase nada gastaram. É de rir. Mas, a parte mais risível é que os TREs que deveriam fiscalizar as peraltices, carimbam, passam à frente e contribuem com a piada, acreditando nos malinos. Ora, basta uma olhada no volume da campanha na rua.

 

04-Baita susto

O avião monomotor decolou e depois de 15 minutos de vôo o motor tossiu e engasopou. Pra baixo todo santo ajuda e era só descer os 1500 metros até o chão onde só havia a mata e a estrada, normalmente coalhada de veículos, principalmente carretas. Com cuidado e perícia o piloto levou o pouso a bom termo e estacionou o “apagadinho” ao lado da BR-364, perto da Fazenda Nova Vida. No avião – um Corisco – além do experiente e sortudo comandante Wanderley Guimarães, estavam Natan e Melki Donadon e Tiziu Jidalias. Hora de apertar o cinto, já que o resto se contrai por si mesmo e não deixa passar nem pensamento azeitado.

     

Gente de Opinião05-Saúde togada

O bicho pegou lá pras bandas do STF quando o presidente, ministro Cezar Peluso aventou a possibilidade de pedir uma perícia sobre o estado de saúde do ministro Joaquim Barbosa e piorou quando na sexta feira os ministros do STF debateram a necessidade de redistribuir os processos dos colegas ausentes por licença ou dos que se aposentaram. A referência no primeiro caso, implícita, foi à situação de Joaquim Barbosa. Para o ministro Marco Aurélio de Mello "que se defina a situação". As relações entre o ministro afastado e seus pares não é o que se pode chamar de mar de rosas e ele despachou: "Meu problema de saúde está muito bem documentado há pelo menos dois anos no departamento médico do STF. Volto quando estiver 100% curado. Não quero mais sacrificar minha saúde, como fiz nos últimos 3 anos".  

 

Gente de Opinião06-Ecos do dossiê Previ...

Da Dilma:"Não acredito que tenha algo a ver isso com  minha campanha. Primeiro, que isso de alguém acusar alguém tem de ser provado. Mas, de qualquer jeito, não tenho, minha campanha não tem, nenhuma vinculação com a Previ. Se for fazer vinculação de denúncias de pessoas que integram governos, levantemos de todos e não só os meus." Do ACM Neto: “Quero que eles apresentem os textos e os documentos que foram encadernados, como informou o advogado à revista”. Do Rodrigo Maia sobre Ideli Salvati: “Vamos tomar medidas judiciais, policiais e congressuais para investigar mais essa imoralidade patrocinada pelo PT. Para agradar aos seus chefes, a senadora petista patrocina a formação de dossiês falsos e forjados contra adversários, uma conduta típica das pessoas covardes e sem caráter”. Nojo!

 

07-E agora o que é que eu faço?

Frustrado, segundo ele mesmo diz, por não estar participando dos debates eleitorais e sem o poder, a partir de 2011, Lula quer criar um balaio de gatos, “uma frente ampla de partidos”. Para a Istoé, Lula explicou o que é isso e impôs limites aos tucanos. Definiu o balaio como “espécie de seleção brasileira” suprapartidária para “um programa para o Brasil”. Há poucos dias, prometeu defender a reforma política como “um leão” mesmo tratando-a em 8 anos como um gatinho. Talvez entre outros gatos do mesmo balaio...E pau no FHC por tabela: “Qual foi o problema? Foi a reeleição, que conduziu a uma relação promíscua com o Congresso. E a coisa desandou um pouco”. Ora, isso cheira a mensalão, fim de reeleição e uma volta de Lula em 2014, pelo menos ao debate eleitoral pela TV. Lula é bem previsível.

 

Gente de Opinião08-Lá vem mais lama

E dá-lhe mais dossiê e dá-lhe mais Previ. O advogado Gerardo Xavier Santiago, ex-gerente executivo da Previ, disse que, na crise do mensalão, integrou uma força-tarefa montada a pedido do governo, com gente de estatais e fundações de previdência, para montar relatório alternativo à CPMI dos Correios e colher dados contra adversários. Técnicos do Banco do Brasil, Petrobras, CEF, Previ, Petros e Funcef formavam a tropa de choque mas, garante Santiago, os dados não foram utilizados. “Eu era um deles. Tenho como provar que estive no dia 2 de abril, um domingo, no Senado, com outros técnicos, para ajudar no relatório alternativo. É só consultar o registro de acessos da Casa.” Veio, segredo de 3 só matando 2.

 

Gente de Opinião09-“Me dá um dinheiro aêêê...” 

CtrlC + CtrlV do blog do Lauro Jardim: “Grandes empresários brasileiros que não doaram seus reais a Lula em 2006 estão recebendo uma cartinha  num tom nada delicado do tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, José de Filippi Junior.  Começa assim: “Em 2006, procurei sua empresa como coordenador financeiro da campanha de reeleição do presidente Lula. Naquele momento, sua empresa não aceitou o convite para contribuir com nossa campanha. De todo modo, acredito que ela tenha se beneficiado com os avanços conquistados pelo Brasil…”. Ou seja, daquela vez passou; mas agora é melhor contribuir.”  Isso eu chamo de botar a faca na goela. Como diz Zé de Nana, “Ou dá ou desce”. Eu desço. 

 

10-Uma mudança necessária

O senador Demóstenes Torres tem uma usina de idéias em franca atividade. Se aprovado o projeto de lei de sua autoria, pessoas que guardarem drogas, mesmo que só para consumo próprio, poderão receber pena de seis meses a um ano de detenção. Segundo o senador, a idéia não buscar a cadeia, mas viabilizar o tratamento de dependentes. A pena é pequena e pode ser revertida. "Familiares, educadores e o próprio Poder Judiciário ficaram de pés e mãos atados para internar o usuário. Se ele quiser se tratar arruma-se uma clínica, se recusar o tratamento, nada se pode fazer além de assistir a sua autodestruição". O projeto já tramita na CAS e tem tudo para ser aprovado e lavado a plenário. Uma arma contra o crack e as outras drogas. Maso que fazer com o bebum? Querem que nem perca o emprego...

 Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 
 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)