Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 07/07/10


Frase do dia:


“A votação dos dois projetos do pré-sal ficará para depois eleições. A oposição está do lado das multinacionais e não quer sistema de partilha”. – Deputa Cândido Vacarezza pelo twitter, depois da derrota imposta pela oposição ao governo.


 

01-Spy vs Spy
A PF descobriu que fraudaram as provas para o concurso da Abin. Juro que não é piada. O cara já entra espionando. Só no Brasil. Aí a PF foi fundo e descobriu que os “carinhas” também fraudaram o concurso da OAB, da Anac e estavam preparando o bote pra cima da própria PF. Suprema esculhambação essa. Só mesmo no Brasil. O valor da prova pra delegado da PF seria de R$ 150 mil. E o que mais descobriu a PF? Que os fraudadores atuavam há mais de 26 anos no país. Fiz as contas como é de praxe e descobri que tudo começou antes de Lula e logo, na era FHC. Herança maldita!!! Fora FHC!!! Viva a UNE!!!

02-Passando recibo
De matéria sobre a Unir: “...a adesão da Unir ao Enem tende a ser extremamente danosa aos vestibulandos rondonienses, uma vez que as vagas da Unir estão sendo disponibilizadas a toda comunidade estudantil nacional e que os estudantes das regiões mais desenvolvidas levarão vantagem na prova vestibular, em relação aos estudantes de Rondônia, por terem melhor preparo escolar. Segundo o universitário Daniel Ferreira, um dos líderes da ação de invasão “houve abuso de autoridade do reitor, por isso nós queremos que a sociedade seja ouvida, que haja um amplo debate e a feitura de um planejamento para que o Enem venha ser implementado num futuro próximo, porém, com todos os cuidados para que os estudantes de Rondônia não sejam prejudicados”.

03-Em nome de Deus
A Procuradoria Regional Eleiyotal faz uma recomendação às igrejas e coisas afins para que “não promovam e nem permitam propaganda política eleitoral nas igrejas, que são consideradas bens de uso comum, sendo nelas vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza (art.37 da Lei 9.504/97)”. Xi véio, danou-se. A recomendação saiu com prazo de validade vencido. E se a Procuradoria não sabe, não sou eu que vou dizer mas, a começar por Serra, Dilma, Marina, descendo a senadores, governadores, deputados estaduais, federais, tá tudo ecumenicamente dominado. Tudo em nome de Deus, amém.

04-A ponta do iceberg
Para quem acompanha a coluna, a nota da CUT não chega a ser novidade mas, revela o que ocorre nos bastidores das duas centrais sindicais que disputam o contracheques do trabalhador das usinas. É só esperar. Se outra paralisação não ocorrer, os salvadores da pátria irão aparecer com certeza. Os primeiros jornalecos já estão sendo distribuídos aos operários e a “tchurma” do quanto pior melhor, está na vereda. Tocaia pronta, quando a presa está perdida, é indicativo de caça farta. E compromisso mesmo, só com o holerite.



05-Samba do crioulo doido
O artigo do jornalista Paulo Queiroz deu o que pensar. Aguardei um pouco mais para ver e no início da noite o TSE virou a bandeira e o que parecia verdade pela manhã pareceu outra verdade à noite. O que vai ocorrer na verdade ninguém ainda sabe – e pelo jeito, nem o próprio TSE – que deve rever a posição adotada, já que esqueceu da norma legal aprovada pelo Congresso Nacional e que proíbe a verticalização desde 2006. Política é como nuvem, num momento é assim. No outro, depende do vento que sopra em Brasília.


06-Hora da onça beber água
Agora é divera. Depois dos registros das coligações e suas nominatas, a campanha que era pré, não vira pós mas, apenas campanha. As proibições já foram firmadas e não vale a máxima de que o que não é proibido é permitido. As confusões no tapetão jcomeçaram cedo com multas milionárias para quem ganha pouco – o que não é o caso do presidente Lula – que foi premiado com algumas. E ainda faltam as outras de Dilma, Serra, Marina e os sortudos que serão escolhidos pelo povo para representá-lo. Mas, até lá, haja multas, rasteiras, jogo pesado, etc. De qualquer forma porém, o processo vai sendo depurado.



07-FHC solta o verbo
FHC chutou o pau da barraca no artigo “Eleições sem maquiagem” no Estadão de São Paulo:...“ assistimos ao espetáculo do crescimento, sem travas, dispensando reformas e desautorizando preocupações. Se no governo Geisel se dizia que éramos uma ilha de prosperidade num mundo em crise, hoje a retórica oficial nos dá a impressão de que somos um mundo de prosperidade e o mundo, uma distante ilha em crise. Baixo investimento em infraestrutura? Ora, o PAC resolve. Receio com o aumento do endividamento público e o crescente déficit previdenciário? Ora, preocupação com isso é lá na Europa. Aqui, não. Afinal, Deus é brasileiro.Só que a realidade existe.” Leia aqui

08-Uma janela para o futuro
"Para isso, deve-se levar em conta as resoluções aprovadas pela 1.ª Confecom, promovida por iniciativa do governo federal, e que preveem, entre outras medidas, o estabelecimento de um novo parâmetro legal para as telecomunicações no País; a reativação do Conselho Nacional de Comunicação Social; o fim da propriedade cruzada; exigência de urna porcentagem de produção regional, de acordo com a Constituição Federal; proibição da sublocação de emissoras e horários; e direito de resposta coletivo". É o programa de governo de Dilma, que premia o aborto e a reforma agrária do jeito que está o famigerado PNDH3. Dilma não sabia e assinou. Trocaram o papel mas, a idéia...

09-A felicidade é... um lírio pirado
Como se não bastassem os mais de 200 artigos e mais de 60 emendas, que a torna uma aberração junto a qualquer outra do mundo, a Constituição Federal pode ganhar o artigo que versa sobre o utópico direito à felicidade. O autor é feliz senador Cristóvao Buarque que já tem 30 felicíssimos senadores que assinaram o estrupício. Apenas para comparar, a constituição dos EUA tem 7 artigos e 27 emendas e funciona. Isso sim é felicidade. Com tanta coisa importante para fazer – como reformar a nossa constituição cidadã – e o Congresso se apequena. Olha o imbróglio jurídico se puserem isso no intricado sistema jurídico nacional. Se você não sabe o que é o “lírio pirado” da música, é quase isso aí.

10-Breu cerônico
Durante horas a Ceron proporcionou uma noite diferente para quem vive em Rondônia e Acre. Oportunidade de ouro para vermos o firmamento estrelado, vagalumes cruzando os céus, conversar com os vizinhos, ganhar ferroadas de carapanãs e exercitar o salutar exercício da paciência. De novo o problema ocorreu em Vilhena mas, desta vez não foi preciso deslocar um helicóptero com um técnico para resolver o caso. O que fazer a não ser entender, aceitar e agradecer à Ceron pelos aprazíveis e bucólicos momentos? Tem gente que paga para ficar no mato, no escuro. A Ceron faz isso “digratis”. Como cortesia.

 Fonte: Léo Ladeia
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /  
OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)