Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 02/09/10


POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de Opinião

Frase do Dia:

 

"Nós, a partir daí, jamais fizemos uma coisa que achamos inadequada e pouco ética. Nós não chegamos à seguinte ilação: O partido do candidato, meu adversário, e o meu adversário, são vazadores contumazes ou pessoas que não tem ética suficiente para lidar com a coisa pública. Nós não fazemos isso."Dilma Roussef sobre o vazamento do sigilo fiscal da receita federal, atribuído à sua campanha. Tá danado!!!

 


 

01-Bandidagem oficial

Tudo está dando errado no caso do vazamento do sigilo fiscal da filha de José Serra. A “tchurma” já tentou se livrar do pepino de todas as formas mas, o pepino é bem maior do que se imagina. Depois da tentativa de creditar o malfeito à oposição – que loucura – a própria filha do Serra entrou na roda como tendo ela mesma pedido a quebra – haja mais loucura – e como sendo a responsável pelo ilícito que se tornaria então lícito. Não deu. Até no cartório onde foi feito o reconhecimento da firma não há cadastro em nome da moça. Pelo andar da mula veia, isso vai dar em nada. Mas, só depois das eleições.

POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de Opinião

 

02-Ilha do Medo

A tal “Ilha do Arroto” – melhor seria Ilha do Medo – em frente ao Cai n’Água apareceu, mostrando que o Rio Madeira está secando a olhos vistos. Lá para o Acre a travessia está complicada. Para Humaitá a navegação está proibida à noite e bem complicada de dia. Tentei uma visita à Soph para dar uma olhada no cais do flutuante que já assentou na lama mas, as visitas estão proibidas. Para usuários do Porto, a preocupação é com a possibilidade dos módulos flutuantes adernarem alterando o centro de gravidade, já que o guindaste de pórtico não é ancorado em nenhum ponto no flutuante ou fora dele. 

POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de Opinião

 



POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de Opinião03-Tentando adivinhar

O Ibope chegou, baixou e saravou. Está tudo embolado, diz o Ibope, cuja credibilidade só é contestada diariamente pela Rádio Jovem Pan. Será mesmo? Ah... e também por concorrentes e pela maioria dos que jamais viram um pesquisador de qualquer instituto  pela frente. Em Rondônia o Ibope trabalha para a “tchurma” que tem bala na agulha e pelo que se comenta, a afiliada local da Globo, teria pago bem acima da média por um resultado parcial. Muito até para uma Globo. Como o mercado publicitário não é aquela Brastemp, ficam quatro opções pro aprendiz de vidente: alguém tem grana de sobra, a pesquisa é só adivinhação, a TV não pagou a conta ou... todas as opções são válidas.

 
 

 

POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de Opinião



 

04-Milagres de Santo Antonio

Ontem foi o dia de comemorar 24 meses de obras da Usina de Santo Antonio. Em dois anos Porto mudou a cara, incorporou novos hábitos, reduziu mazelas, adquiriu outras e cresceu junto com a obra. Estamos bem na foto apesar dos problemas com o trânsito com a saúde e com a segurança. Culpa “dasuzina”? Coisa nenhuma. Nossos crônicos problemas nas três áreas já existiam e dois anos depois o resultado nos é amplamente favorável. Milagre? Coisa nenhuma. Trabalho duro. E muito ainda vem aí. Ressaca? Coisa nenhuma. Papo de quem não crê em Rondônia e em milagres de Santo Antonio.   

 

05-Bate-bola I

POLÍTICA & MURUPI 02/09/10 - Gente de OpiniãoO Brasil é um país sui-generis. Um órgão oficial – Receita Federal – quebra o sigilo de pessoas ligadas a um político que disputa uma eleição presidencial – José Serra – para a suposta produção de um dossiê, apontado pela imprensa como oriundo da campanha adversária – Dilma – ligada ao governo de onde pende o tal órgão. Ao vazado e seu grupo resta a indignação, repulsa e busca por justiça. Aí começaram evasivas do governo, culminando com a tentativa canhestra de jogar a responsabilidade aos que tiveram o sigilo quebrado. Isso é canalhice da grossa. Sem entrar no mérito da disputa eleitoral, em qualquer país sério, o secretário da Receita Federal já teria sido demitido.   

      

06-Bate-bola II

Gente de OpiniãoOcorre que a história do vazamento do sigilo traz implicações políticas, quer queira ou não a Dilma e ocorre que cabe ao governo do qual ela faz parte, trazer a público uma explicação convincente para o fato. Ocorre também que o candidato Serra se utiliza do fato com fins de embolar o meio de campo da disputa, vez que passa por súbita queda nas pesquisas e da forma como ambos tratam o assunto perdemos todos nós, vez que o debate eleitoral propriamente dito, com propostas de lado a lado para um governo que começa em janeiro deixa de existir. Serra quer a impugnação de Dilma que quer provas do Serra como se fossem coisas possíveis Isso não é bom para a democracia. 

 

07-Aí é querer demais

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, com seu jeito direto, veio ao Brasil e de cara pediu algo difícil de obter: quer que o Brasil trate as Farc como grupo terrorista "O Brasil pode colaborar colocando as Farc no seu devido lugar, ou seja, como grupo terrorista. A única forma de podermos abrir algum diálogo com eles é se abdicarem de ações terroristas, de maneira que, se não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro entender isso, eles ficarão cada vez mais isolados”. Mais: dispensa o apoio do governo Lula para intermediar a reaproximação diplomática com a Venezuela. "Estou lidando diretamente com o presidente Chávez". O “TopTop” Garcia vai acabar sem emprego.

 

08-Fechando o pinga-pinga I

Gente de OpiniãoO comando da Receita Federal suspeitou de fraude na violação do sigilo fiscal da filha de José Serra mas, mesmo assim montou a operação para abafar o escândalo e evitar impacto político na campanha de Dilma. Enquanto negava a irregularidade, o governo já sabia que a procuração usada para violar os dados de Verônica Serra poderia ser falsa. A revelação é do Estadão que acessou documentos e descobriu que a Receita sabia da quebra do sigilo desde o dia 20 de agosto. Gatp escondido com o rabo de fora. A prova da suspeita da Receita está em um documento que mostra que, na tarde de terça-feira, a comissão de inquérito decidiu levar o caso ao MPF. Ping, ping, ping...

 

09-Fechando o pinga-pinga II

Gente de OpiniãoLula orientou Dilma Rousseff, a não entrar na polêmica envolvendo a quebra de sigilo fiscal de membros do PSDB. A estratégia para blindar a petista foi discutida ontem, no Palácio da Alvorada com Antonio Palocci e Dutra, coordenadores da campanha. Na avaliação de Lula, o comitê precisa proteger a candidata da tentativa do adversário de associá-la à violação fiscal e que ela não pode ficar refém da agenda de crise de Serra. A ordem é deixar que o caso seja sempre explicado pela Receita Federal. Caberá ainda a ministros, quando necessário, rebater Serra com mais ênfase. Para Lula, a devassa no Imposto de Renda de quatro tucanos e até de Verônica Serra faz parte de um esquema de "compra e venda" de sigilos fiscais. "É uma bandidagem", disse Lula.  

 

10-Trocando a torneira

Gente de OpiniãoO presidente do PP, senador Francisco Dornelles que apóia Dilma Roussef, meteu a boca no trombone. “O que foi feito contra Verônica Serra pode ser feito com qualquer pessoa, agride a consciência nacional”. Só para lembrar, Dornelles foi secretário da Receita de Figueiredo e ministro da Fazenda do Sarney. Bem diferente das evasivas do governo, Dorneles cobra providências drásticas: “intervenção” na Superintendência da Receita em São Paulo e a “demissão” do superintendente e do delegado do fisco no Estado.  Serra sobe o tom: “Eles seguem a receita repugnante, repudiada pela história, de que a mentira repetida mil vezes se transforma em verdade. Só que eles não sabem que a receita está errada. O povo não é bobo”. Tudo vai dar em nada após as eleições.   

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 
 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)